11 principais motivos para fazer um seguro de vida hoje mesmo
Você já pensou sobre o que aconteceria com sua família se algo inesperado acontecesse com você? Fazer um seguro de vida é uma medida preventiva muito importante contra situações adversas que ninguém deseja passar. Contrariamente ao que muitos acreditam, o esse tipo de seguro não serve apenas para oferecer cobertura em casos de falecimento do segurado.
Existem inúmeros motivos para contratar um seguro de vida. Ele pode proporcionar cobertura para despesas médicas, (odontológicas e hospitalares), oferecer auxílio financeiro em caso de invalidez, garantir Diárias de Incapacidade Temporária (DIT) e até mesmo oferecer isenção do Imposto de Renda.
Neste artigo, vamos explorar 11 motivos principais para fazer um seguro de vida hoje mesmo. Continue lendo para descobrir por que contratar esse tipo de seguro é uma escolha inteligente para o seu futuro. Além disso, você verá que ele pode se mostrar indispensável em diferentes situações da vida!
Índice
1. Invalidez
Um dos principais motivos para fazer seguro de vida é como uma forma para se proteger contra imprevistos. Afinal, esse serviço garante a indenização em casos de invalidez total ou parcial causada por algum tipo de acidente.
Essa indenização substituirá a renda do segurado durante um determinado período. Por isso, esse tipo de seguro é amplamente usado por profissionais liberais.
2. Despesas médicas
Fazer seguro de vida é uma alternativa que muitas pessoas encontram para se protegerem do endividamento. Imagine que você precise passar por um tratamento médico ou odontológico que gere despesas acima da sua renda. O seguro impede que você entre em uma dívida sem fim.
Além disso, o seguro de vida pode ser mais vantajoso, em alguns casos, do que o próprio plano de saúde. Perceba que o segurado tem a liberdade para escolher o profissional que realizará os procedimentos para atendê-lo. E nem sempre o profissional de sua preferência atende pelo plano de saúde.
Lembre que essas despesas devem ser comprovadas de acordo com as condições previstas no contrato da apólice. Além disso, o tratamento deve se iniciar dentro dos primeiros 30 dias, contando a partir do incidente coberto pelo seguro.
3. Proteção contra perdas financeiras
Além de fornecer compensação aos membros da equipe ou sócios, o seguro de vida também pode cobrir a empresa contra perdas financeiras em caso de morte de um sócio ou funcionário-chave.
Isso ajuda a manter a estabilidade financeira e operacional da empresa, evitando impactos negativos que possam prejudicar a continuidade das operações.
4. Doenças graves
Muitas apólices de seguro de vida oferecem cobertura para garantir a indenização de despesas médicas caso o contratante seja diagnosticado com alguma doença grave.
Se considerarmos que não há como prever determinadas situações, fazer um seguro de vida é uma excelente maneira de obter auxílio financeiro diante de situações complicadas que envolvem saúde.
Para que você tenha uma ideia, existem medicamentos para o tratamento de determinadas doenças cujo o preço é inviável para a maioria das pessoas. Um bom exemplo é a esclerose múltipla. Os medicamentos para tratar essa doença custam em torno de R$ 6 mil na rede privada. Ou seja, contar com o seguro de vida pode fazer toda a diferença em situações delicadas como essa.
5. Isenção do Imposto de Renda
Sabia que você pode considerar o seguro de vida como um investimento para a sua família? Isso acontece porque a Receita Federal não taxa esse tipo seguro, tornando-o um dos poucos investimentos de longo prazo isentos do Imposto de Renda.
6. Proteção financeira
Fazer seguro de vida pensando no bem-estar e na segurança financeira dos beneficiários é um ato de altruísmo e amor. Esse serviço ajuda a garantir que os entes queridos do segurado não fiquem financeiramente desamparados, caso ele venha a falecer.
O fato, é que uma das finalidades do seguro de vida é a indenização dos beneficiários, o que é ideal para quem deseja proteger as pessoas que mais ama, ainda que não possa estar presente com elas.
7. Benefício fiscal para o segurado
O benefício fiscal é um importante motivo para considerar a contratação de um seguro de vida. Isso porque em alguns casos, o pagamento de prêmios de seguro pode ser deduzido do imposto de renda, o que resulta em economia de impostos para o segurado. Essa vantagem pode ser especialmente significativa para quem paga um valor mais alto de imposto de renda e pode ajudar a tornar o seguro de vida mais acessível financeiramente.
Em alguns casos, o pagamento de prêmios de seguro de vida pode ser deduzido do imposto de renda, resultando em economia de impostos para o segurado. Essa é uma vantagem importante que pode ajudar a reduzir os custos e tornar o seguro de vida ainda mais acessível para as pessoas.
8. Proteção em caso de morte de um sócio ou funcionário-chave
Em caso de morte de um sócio ou funcionário-chave, um seguro de vida pode fornecer uma compensação financeira aos outros membros da equipe ou sócios da empresa.
Essa compensação pode ajudar a cobrir despesas emergenciais e até mesmo encontrar um substituto qualificado para a posição vaga, garantindo que a empresa possa continuar a operar normalmente.
9. Proteção para seus negócios
Se você é proprietário de uma empresa, um seguro de vida pode ser uma proteção vital para garantir a continuidade das operações em caso de imprevistos. Além de proteger a empresa, o seguro também pode proteger os interesses dos sócios e acionistas, evitando conflitos futuros e mantendo a estabilidade financeira da empresa.
10. Resgate do capital investido
Um dos motivos para fazer um seguro de vida é a possibilidade de resgate do capital investido. Algumas modalidades de seguro de vida permitem que o segurado possa recuperar parte ou todo o valor investido no fim do período contratado.
Dessa forma, o seguro de vida não é apenas uma forma de proteger financeiramente os beneficiários em caso de falecimento, mas também uma opção de investimento com possibilidade de retorno financeiro.
11. Ser um ativo fora da burocracia do inventário
Outro motivo para fazer um seguro de vida é que ele pode ser um ativo fora da burocracia do inventário. Isso significa que o valor do seguro não precisa passar pelo processo de inventário, que é uma série de procedimentos legais para a transferência de bens e patrimônios após a morte de uma pessoa.
O seguro de vida pode ser uma forma mais rápida e simples de transferir recursos financeiros aos beneficiários, sem a necessidade de esperar a conclusão do inventário, que pode ser um processo demorado e custoso.
Além disso, o valor do seguro pode ser usado para cobrir despesas como o funeral, que muitas vezes são deixadas para os familiares arcarem.
Como você pôde conferir, fazer um seguro de vida é uma forma inteligente de garantir a segurança financeira e o bem-estar seu e de sua família diante de adversidades e situações complicadas envolvendo a saúde.
Quer saber mais sobre como a Valiant Seguros pode ajudar com suas soluções personalizadas? Então entre em contato com a nossa equipe para conhecer os melhores seguros do mercado!