Quais hábitos ajudam no aumento da expectativa de vida?
A longevidade é, para muitos, um grande objetivo. Ter uma vida longa e com qualidade pode ser desafiador, mas representa também a tranquilidade que muitos precisam para poder prosseguir. Por isso mesmo, a sociedade contemporânea investe tanto no aumento da expectativa de vida.
Recentemente, o Brasil apresentou dados inesperados. Houve uma queda na expectativa de vida, principalmente causada pela pandemia do coronavírus. Em 2018, os dados indicavam que o brasileiro vivia, em média, 76,7 anos. E agora, em 2021, a média é de 74, 8 anos.
Apesar dos indicadores, é sempre importante lembrar que determinados hábitos são cruciais para ajudar a pessoa a ter uma vida mais saudável, feliz e com qualidade. Leia nosso artigo e entenda como aumentar a sua expectativa de vida!
Índice
Mas, afinal, o que é a expectativa de vida?
Também conhecida como “esperança de vida ao nascer”, a expectativa de vida é uma estimativa realizada por diferentes países, para estipular quanto tempo a sua população tende a viver. Esse levantamento é feito de acordo com vários aspectos, como financeiros e sociais (que envolvem alimentação, saneamento, acesso à saúde, etc).
Tais dados são interessantes para entendermos algumas constatações mundiais, como o fato das mulheres serem mais cuidadosas com a saúde, e que a mortalidade infantil é mais comum entre os bebês do sexo masculino. É bem interessante ver, também, os índices de outros países. Para você ter uma ideia:
- Japão é o país com a maior expectativa de vida, 86,3 anos.
- Mônaco fica no segundo lugar, com uma média de 85 anos.
- França está no terceiro, com média de 84,5 anos.
Quais hábitos podem ajudar no aumento da expectativa de vida?
Apesar de envolver diversos fatores externos, como os mencionados acima, a expectativa de vida também envolve hábitos mais saudáveis e ações conscientes, que fazem com que a pessoa tenha uma vida com mais qualidade, longe das doenças. Veja alguns hábitos importantes:
Praticar atividades físicas
Não é preciso dizer muito! Já é de conhecimento da maior parte da população que a atividade física está diretamente relacionada à qualidade de vida e saúde, tanto física quanto mental. Movimentar o corpo, além de aumentar a imunidade, ajuda a evitar doenças como obesidade, previne contra problemas cardíacos, de circulação, respiratórios etc.
Abandonar o cigarro
O cigarro já foi sinônimo de elegância e saúde, mas isso foi há muitos anos atrás. Hoje, já sabemos que além de deixar os dentes amarelados, causa graves problemas à saúde. Para você ter uma ideia, o tabagismo causa 8 milhões de mortes anualmente no mundo, este é um hábito prejudicial, que deve ser evitado.
Melhorar a alimentação
“Você é o que você come”. Essa premissa é um clichê antigo, mas que pode ser verdadeira dependendo do contexto. O fato é que a boa alimentação, equilibrada e balanceada, ajuda diretamente na saúde. É sempre importante se alimentar de frutas e verduras, evitar comidas com grande quantidade de açúcar, conservantes ou gorduras.
Deixe seus exames em dia
Existe uma rotina de exames, mensais ou anuais, que não devem ser esquecidos. Eles fazem com que você tenha maior controle e informação sobre sua saúde e condição física. Exames de sangue, fezes e urina, por exemplo, são ótimos indicadores para que você confirme que está tudo bem. Outros como, exame de próstata (para os homens) e mamografia, também são fundamentais.
Além de mudar os hábitos, é sempre importante ter uma inteligência estratégica e pensar no futuro. Como você está se protegendo e investindo na sua qualidade de vida? Uma opção importante é o Seguro de Vida, que pode trazer mais tranquilidade e segurança para o seu dia a dia.
Conseguiu entender o que é a expectativa de vida e como hábitos mais saudáveis podem ajudar neste aspecto? Para continuar se informando, leia nosso artigo sobre o Seguro de Vida e entenda um pouco mais sobre seus benefícios!