Saiba como é feito o cálculo do IPVA
IPVA é a sigla para Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, e, como consta no próprio termo, trata-se de um tributo cobrado anualmente aos proprietários por automóveis terrestres. Cerca de metade do valor (50%) fica para os municípios onde os veículos estão registrados, enquanto, os estados ou o Distrito Federal, fica com a outra metade. Contudo, a grande dúvida é como o cálculo deste imposto é feito.
Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o assunto, preparamos este post para você entender melhor sobre a base de cálculo do IPVA, como realizar o cálculo e efetuar o pagamento e por que você deve contar com um seguro auro. Continue a leitura para saber mais!
Qual a base de cálculo do IPVA?
Para carros novos, o valor do IPVA tem como base de cálculo o preço total que consta no documento fiscal do automóvel, isto é, seu valor venal. Se for um veículo importado, a base de cálculo será feita a partir das informações que constam no documento de desembaraço aduaneiro, com acréscimo de encargos e tributos.
Já, no caso de carros usados, o valor do IPVA se baseia no preço médio aplicado ao veículo no mercado, conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Fazenda, cuja cotação é realizada pela Fundação de Pesquisas Econômicas (FIPE).
Como realizar o cálculo do IPVA?
O IPVA não tem valor único tabelado e aplicável a todos os automóveis terrestres, o que significa ser preciso realizar um cálculo individual com base em alguns fatores para saber, ao certo, quanto arrecadar ao Governo.
A porcentagem relativa à alíquota varia de um estado para o outro, o que pode levar também à variação por categoria do veículo e tipo de combustível usado no mesmo. Dessa forma, o seu cálculo é realizado da seguinte maneira:
- valor venal do automóvel X a alíquota aplicada no estado / 100.
Como efetuar o pagamento do IPVA?
Para emitir o boleto referente ao IPVA, o proprietário do veículo deverá informar o seu CPF e o número do Renavam (inscrito no documento do carro) no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de seu município. Além disso, deve inserir o valor do imposto a ser pago e a data de vencimento.
Feito isso, o responsável poderá pagar o IPVA pelo internet banking ou, se preferir, pessoalmente em uma agência bancária, casa lotérica ou terminal de autoatendimento. Lembrando que o não pagamento do IPVA pode levar o carro à irregularidade, tornando-o vulnerável a multa e até mesmo apreensão.
Por que contar com o seguro auto?
Visto que o IPVA é apenas um tributo obrigatório a todos os proprietários de automóveis em território nacional, não oferecendo nenhuma proteção ao carro, motorista, passageiros ou pedestres, o seguro auto permanece sendo um serviço indispensável. É altamente recomendado adquirir este serviço para garantir a segurança de seu patrimônio.
Como você pôde ver, a base de cálculo do IPVA, assim como a realização de seu pagamento, são procedimentos simples e que podem ser feitos sem que qualquer necessidade de sair de casa. Manter a situação do veículo em dia é fundamental para a preservação do patrimônio.
Quer saber mais sobre como funcionam e quais os preços dos seguros da Valiant Seguros? Então, entre em contato com um de nossos especialistas!