carro fora de linha

Carro fora de linha: vender agora ou esperar?

A compra e venda de um carro fora de linha pode levantar muitas dúvidas nos motoristas, o que é perfeitamente compreensível. O mercado de automóveis no Brasil passou por diversas mudanças e, quem gosta de se manter informado sobre o assunto, já deve saber que carros de entrada praticamente já não existem mais no país.

O que isso significa? Significa que os automóveis estão mais caros e mais inacessíveis e, por isso mesmo, carros de segunda mão ou fora de linha são opções interessantes para quem não abre mão de ter o seu veículo.

Por outro lado, esses automóveis podem apresentar algumas desvantagens que precisam ser analisadas na hora da compra ou da venda. Os que estão fora de linha, especialmente, podem passar por uma alta desvalorização de mercado de cerca de 20% a 30%. Entenda mais sobre o assunto!

Vale a pena manter um carro fora de linha?

O carro fora de linha é aquele que deixou de ser fabricado fora ou dentro do país. Isso, além de causar uma desvalorização do veículo, pode representar uma dificuldade para quem precisa de peças de reposição ou manutenção.

Neste ano de 2022, diversos modelos deixaram de ter continuidade no Brasil, por uma série de questões (como a pandemia, que prejudicou bastante o setor). Dentre os modelos mais conhecidos, estão o Ford Ka, o Up, o Renauld Sandero, o EcoSport e o Troller T4, por exemplo.

Apesar desses pontos, é interessante observar que nem sempre manter um carro fora de linha significa um prejuízo. Carros como os citados acima são muito populares e há uma grande circulação deles pelas ruas. Isso causa uma demanda pela reposição de peças e os fabricantes podem continuar atendendo este mercado.

Afinal, vender agora ou depois?

Atualmente, os carros mais baratos no Brasil estão na casa inicial dos R$48mil. Portanto, em acordo com a renda da maioria dos brasileiros, é muito mais fácil comprar um carro fora de linha (ou de segunda mão) neste momento.

Se você deseja vender o seu carro e procura por uma boa oportunidade, a hora pode ser interessante. Em contrapartida, deve ter em mente que a compra de um carro zero ou seminovo se tornou um pouco mais difícil.

Por isso, vale ter uma reserva financeira para a compra ou se organizar para não se endividar. Se puder comprar à vista, melhor ainda (principalmente porque passa a ter um poder de barganha muito maior).

Por que o seguro auto é fundamental neste contexto?

Independente do estado e do ano do seu veículo, é fundamental que você conte com um seguro auto. Assim, você garante proteção 24 horas para o seu veículo e pode ficar mais tranquilo diante dos imprevistos! O seguro auto possui uma série de coberturas, oferece assistência e te ajuda em casos de roubo e furto.

E então, conseguiu decidir se vai vender ou manter o seu carro fora de linha? Lembre-se de que, mesmo que o carro não seja mais fabricado, não quer dizer que deva ser vendido. Vale colocar em pauta as suas reais necessidades e objetivos com o veículo e descobrir se ele realmente não pode mais atendê-lo.

Para entender um pouco mais sobre a importância do seguro auto para o carro usado, leia este outro artigo do blog. Você perceberá as vantagens e a importância de contar com este serviço!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.