Cartão de crédito: 8 dicas para utilizá-lo de forma inteligente
Ter um cartão de crédito traz ótimos benefícios ao nosso dia a dia. Ele é um meio seguro e eficiente de realizar pagamentos, possibilitando um grande conforto ao sair às compras. Porém, saber a melhor forma de utilizá-lo é fundamental para evitar problemas que podem comprometer a sua vida financeira.
O seu bom uso é um esforço valioso para quem quer melhorar a organização das finanças e guardar dinheiro para o futuro. Para isso, você não precisa parar de usar o seu cartão. Existem meios inteligentes de utilizá-lo, possibilitando mais praticidade na sua rotina e evitando as tão temidas dívidas.
Se você chegou até aqui e está se perguntando como é possível otimizar o uso do seu cartão e ainda economizar no processo, vamos apresentar 8 dicas valiosas para tornar a sua vida mais fácil. Continue a leitura e confira!
Por que ter um bom controle do cartão de crédito?
Sabemos que o cartão de crédito traz muitas vantagens. Porém, a falta de controle pode ser um hábito muito prejudicial para a saúde financeira do seu lar. Uma boa parte dos usuários não sabem administrar o seu uso, gerando uma sequência de dívidas que pode ser difícil de contornar.
Você já se perguntou se a forma como você utiliza o seu cartão de crédito é benéfica para a sua vida financeira? Se sua resposta for negativa, pode ser que exista algum problema com as suas finanças. A boa gestão de seu dinheiro é uma prática extremamente importante para o seu futuro.
Os juros cobrados sobre o cartão de crédito são perigosas armadilhas financeiras que podem comprometer totalmente o seu orçamento. Nesse sentido, o bom controle é uma prática que o ajudará a evitar esse tipo de cilada e ainda trazer meios eficientes de juntar dinheiro.
Parece incrível, não? E realmente é. Melhorar o uso do seu cartão de crédito é uma prática que pode ser alcançada com foco e determinação. Portanto, é preciso reeducar os seus hábitos financeiros para, então, conquistar bons resultados. Mas calma, ainda vamos mostrá-lo como você pode utilizar o seu cartão de forma inteligente.
Como não prejudicar as finanças?
Ainda que o cartão de crédito seja um meio de pagamento extremamente prático e confiável, existem algumas armadilhas que podem abalar significativamente a sua vida financeira. Um mês de juros no rotativo é equivalente a 9 anos de retorno na conta poupança.
É muita coisa, não é mesmo? Mas isso não é motivo de alarde. O bom uso do cartão de crédito permite aproveitar todos os seus benefícios ao fazer compras e assegurar a integridade das suas finanças. O primeiro ponto que você deve ficar alerta para não prejudicar os seus rendimentos é em relação às faturas.
O ideal é realizar os pagamentos sempre dentro do prazo. Ainda que essa dica pareça um pouco óbvia, é muito comum ver pessoas mergulhadas em dívidas por causa desse mau hábito. Pagar de acordo com o vencimento da fatura permite evitar uma série de multas e taxas referentes ao atraso e que podem comprometer o seu orçamento mensal.
Outro ponto que pode ser prejudicial às finanças é o parcelamento de compras. Mesmo que esse processo facilite a aquisição de produtos e serviços, é necessário avaliar como esse valor irá impactar os seus rendimentos. O uso inteligente do cartão necessita de um planejamento minucioso sobre os seus gastos para proporcionar uma vida financeira confortável para você e sua família.
Nesse sentido, se você é capaz de pagar à vista, o ideal é evitar o parcelamento a todo custo. Muitas vezes, o pagamento total no ato da compra abre oportunidades para a negociação de valores, trazendo descontos significativos no processo. Assim, você conseguirá evitar dívidas com o parcelamento e, também, poderá economizar.
Falando em parcelamento, caso você opte por essa opção, é preciso considerar o prazo da dívida. Dividir o pagamento em várias vezes pode acarretar juros extremamente altos. Dessa forma, é preciso avaliar o valor total da dívida e como ela irá impactar nas suas finanças.
Por último, precisamos falar sobre a gamificação que muitas operadoras de cartões de crédito oferecem aos usuários: milhas e pontos. Esse sistema envolve o uso constante dessa ferramenta para acumular uma boa pontuação e trocá-la por benefícios e viagens.
Ainda que essa prática seja uma boa estratégia para adquirir vantagens a longo prazo, é preciso ter controle emocional e financeiro na hora de utilizar o seu cartão. Por isso, a obsessão pelos pontos e milhas pode fazer com que você gaste mais do que o necessário, prejudicando as suas finanças.
Como fazer o controle correto do cartão de crédito?
Chegou a hora de apresentarmos as melhores dicas para você utilizar o seu cartão de crédito de forma inteligente e aproveitar o conforto desse método de pagamento. Você vai ver que, apesar de simples, tais discas podem ajudar bastante na sua organização financeira.
Separamos 8 práticas que são fundamentais para ajudá-lo a consumir sem preocupação com as suas finanças e ainda economizar dinheiro no processo. Confira!
1. Tenha um bom planejamento financeiro
O primeiro passo para alcançar um bom controle sobre o uso do seu cartão de crédito é por meio de um planejamento financeiro eficiente. Essa prática é fundamental para você aprender a lidar com o seu dinheiro da melhor forma possível, evitar dívidas, montar uma reserva emergencial e se aproximar de suas metas pessoais com mais praticidade.
Afinal, você não quer se ver endividado e não ser capaz de alcançar os seus sonhos, certo? Com um bom planejamento, você terá condições de avaliar as suas despesas e controlar as suas finanças com precisão e eficiência. A partir disso, será possível melhorar os seus hábitos de consumo e potencializar os seus rendimentos.
O melhor de tudo é que, para desenvolver um bom planejamento financeiro, você não precisará gastar nem um centavo nesse processo. Ele dependerá unicamente da sua dedicação e esforço para ser eficiente e trazer bons resultados.
Para isso, é preciso fazer um levantamento sobre as suas despesas, definir metas claras sobre os seus objetivos financeiros e organizá-las de acordo com os seus compromissos e valores que serão economizados.
2. Pague o valor total da fatura
Por mais tentador que pareça a ideia de pagar o valor mínimo das suas faturas, saiba que essa prática pode ser uma grande armadilha para as suas finanças. Os juros rotativos desse processo — que podem chegar a 14% ao mês — são uma das principais razões pelas quais muitos usuários de cartões de crédito se veem endividados com o passar do tempo.
E afinal de contas, é justamente isso que estamos tentando evitar, não é mesmo? Portanto, a melhor maneira de evitar uma bola de neve de dívidas é assegurar que o valor de suas despesas está adequado ao seu orçamento. O planejamento financeiro será muito importante para você analisar os seus gastos e garantir o dinheiro disponível para pagar suas contas à vista.
3. Reduza o limite
Se ainda assim você não for capaz de pagar o valor total da sua fatura para fugir do rotativo do cartão, temos mais uma excelente dica para ajudá-lo. A redução do limite é uma ótima maneira de aliviar o seu bolso e permitir maior controle sobre os seus gastos. Contar com uma linha de crédito pode passar a falsa impressão de que o seu dinheiro é ilimitado.
Porém, quando a fatura bate às portas, a realidade nem sempre estará de acordo com a sua atual situação financeira. Por isso, ao reduzir o limite do seu cartão, você terá como contornar possíveis impulsos de consumo que podem prejudicar as suas finanças. Com isso, você terá mais controle e eficiência na hora de administrar o seu dinheiro e permitirá aproveitar todos os benefícios da sua linha de crédito.
4. Defina uma data de vencimento adequada
O controle eficiente do seu cartão de crédito não envolve apenas a forma como você o utiliza. Para conseguir bons resultados, é fundamental adequar a sua fatura de acordo com o dia em que você recebe o seu salário.
De nada adianta ter um bom rendimento capaz de arcar com suas despesas se ele não estará em suas mãos no dia do vencimento. O ideal é que a sua fatura vença apenas após o dia em que você recebe o salário.
Dessa forma, você poderá arcar com suas despesas em dia, evitando atrasos e multas e melhorar a sua organização financeira. Esta também é uma maneira de organizar melhor os gastos futuros, sempre pensando em gastar menos do que se recebe.
5. Anote todas as suas despesas
O uso inteligente do cartão envolve um hábito que poucas pessoas colocam em prática: anotar todos os gastos. Por mais óbvio que pareça, é crucial entender exatamente quanto foi gasto para não perder o controle sobre as suas despesas. Esse método de pagamento traz uma falsa sensação aos usuários.
A falta de organização pode fazer com que você acumule um débito mais do que os seus rendimentos, impossibilitando o pagamento total da fatura. A partir daí, a sua saúde financeira será colocada em risco. Ao anotar todos os seus gastos, você terá como nortear os seus próximos passos com mais precisão.
Saber exatamente o que será cobrado na sua fatura é crucial para o sucesso do seu planejamento financeiro e para a estabilidade do seu dinheiro. Por isso, se pretende otimizar os seus gastos e utilizar o cartão de forma inteligente, crie o hábito de anotar as suas despesas.
6. Evite utilizar múltiplos cartões
Acumular vários cartões de crédito pode ser muito prejudicial para o seu planejamento financeiro. Você pode acabar perdendo o controle sobre suas compras e até mesmo esquecer das parcelas.
Além disso, a prática também pode gerar a tentação de gastar mais do que os seus rendimentos suportam, comprometendo totalmente os seus esforços. Ainda que seja possível controlar as suas despesas, o ideal é centralizar os gastos em um ou dois cartões apenas.
Nesse sentido, o melhor a se fazer é encontrar um cartão capaz de atender às suas necessidades. Conseguir um bom produto não é um processo difícil, confira nossas dicas a seguir e veja como você poderá encontrar a melhor opção.
7. Entenda as taxas cobradas
Adquirir um bom cartão envolve alguns fatores que são extremamente importantes para a organização da sua vida financeira. As taxas cobradas podem variar entre as operadoras de cartões. Por isso, saber procurar por uma alternativa adequada à sua realidade é fundamental.
É possível encontrar opções de cartões sem anuidade e com juros rotativos mais baixos no mercado. Dessa forma, é possível reduzir significativamente os seus gastos e, caso algo fuja do planejado, evitar multas elevadas que podem comprometer o seu orçamento.
Você também deve ficar atento às taxas cobradas pela operadora. Algumas delas, como a anuidade, são debitadas automaticamente em sua fatura, enquanto outras são cobradas durante certos tipos de transações.
8. Tenha um bom cartão de crédito
Ainda que os cartões ofereçam uma função em comum, é preciso entender que cada operadora traz condições totalmente diferentes entre uma opção e outra. Como citamos anteriormente, além das taxas de juros e anuidade, existem outros critérios que separam os cartões mais adequados às suas necessidades e as alternativas que podem comprometer o seu orçamento.
Os cartões de loja, por exemplo, trazem taxas extremamente altas que acabam anulando as “promoções” oferecidas pelas marcas. Também, é preciso entender que existem opções de cartões sem anuidade, juros mais baixos e com excelentes vantagens para os usuários.
Como você pode perceber, o cartão de crédito deve e pode ser um aliado, mas é importante que seja utilizado com sabedoria para não comprometer suas finanças nem deixar a sua conta no vermelho. Lembre-se de uma premissa importante: gastar menos do que se recebe e organizar as receitas, sem esquecer das parcelas futuras.
E então, gostou do nosso artigo? Esperamos que sim! Com bastante cuidado e atenção você poderá aproveitar essas dicas sobre o seu uso inteligente, reduzir suas despesas e ainda conseguir incríveis vantagens. Conte com a Valiant Seguros para ajudar você nesse processo.