Já conhece a casa automatizada do futuro? Nós explicamos como funciona!
Inteligência, automação e comodidade: esse é o perfil das casas do futuro. Por isso, aproveitamos o momento para mergulhar nesse tema. Afinal de contas, você sabe o que é e como funciona uma casa automatizada? Caso não, sem problemas!
O nosso objetivo é demonstrar como essa tendência está se popularizando na atualidade e será um padrão dominante no futuro, por entregar vantagens importantes, como economia, praticidade e qualidade de vida. Então, não perca tempo e acompanhe!
Índice
O que é Internet of Things (IoT)?
A Internet das Coisas é uma tecnologia que implementa inteligência e conectividade a dispositivos comuns. Sem IoT, uma lâmpada é simplesmente uma lâmpada. Com IoT e um sistema de automação residencial, a lâmpada se torna um hub de iluminação, que pode ter seu acionamento e sua intensidade predefinidos e automatizados.
O mesmo vale para os demais dispositivos e funcionalidades de um imóvel. Conforme o setor imobiliário e de construção civil se adaptam à novidade, é cada vez mais comum a compra de imóveis mais inteligentes e adaptáveis aos comportamentos e às rotinas dos proprietários.
O que é uma casa automatizada?
Conceitualmente, uma casa automatizada se utiliza de soluções tecnológicas para tornar a experiência mais confortável, prática, intuitiva e econômica. Afinal de contas, a redução de gastos é um pilar importante da automação, que reduz o desperdício de eletricidade e demais recursos, como água e gás.
Atualmente, já é possível viver em um imóvel quase completamente automatizado. Aqui, falamos desde o acionamento de cortinas, até a abertura de garagens, a produção de café programada por horário, a climatização de acordo com o tempo de chegada no imóvel, e muito mais.
Quais são os principais recursos de automação residencial?
Iluminação, acesso, climatização, segurança e multimídia: evidentemente, existem outras funcionalidades para além dessas. Mas vale destacar que os principais focos da automação são os seguintes!
Iluminação
Combinando sensores, hubs, aplicativos e lâmpadas especiais, o morador tem um controle preciso e amplo de toda a iluminação do imóvel, podendo, inclusive, programar perfis, cenários e rotinas.
Acesso
O acesso ao imóvel também é beneficiado com soluções de controle, que estão intimamente conectadas aos recursos de segurança, travas, portas, portões, alarmes e vigilância.
Climatização
A climatização é um dos principais drenos de eletricidade. Com a automação, é possível utilizar a inteligência artificial para definir as melhores temperaturas e os intervalos de acionamento.
Segurança
Aqui, destacamos especialmente as soluções de monitoramento. Com um sistema de automação, conecta-se o hub da casa aos dispositivos dos moradores, notificando presenças na porta, na calçada, no portão, entre outros.
Multimídia
Multimídia diz respeito à conexão a assistentes consagradas no mercado, como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri, que, além de permitir o controle vocal dos parâmetros da casa, também ampliam a funcionalidade dos dispositivos de mídia, como home theaters, TVs e afins.
Como pôde ver, o conceito da casa automatizada está “caminhando” a passos largos no mercado brasileiro, surfando na tendência veloz que acontece no mercado americano.
Agora que você está por dentro dessa novidade, aproveite o momento para espalhar essas informações entre os seus colegas, compartilhando este artigo nas suas redes sociais!