chamar o guincho

Chamar o guincho: entenda como funciona esse serviço do seguro auto

Ter um carro costuma ser sinônimo de autonomia e liberdade. No entanto, os proprietários não estão isentos de alguns problemas nas estradas. É por conta disso, entre outros motivos, que é tão importante contar com um bom seguro, repleto de coberturas, apoios e assistências. Mas afinal de contas, você sabe qual é o momento certo para chamar o guincho?

Essa é uma dúvida comum para muitos clientes, que apesar de ter esse serviço em suas apólices, nunca sabem o momento ideal para a solicitação. Por isso, elaboramos este post completo sobre o assunto, explicando tudo o que você precisa saber sobre o serviço de guincho. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é o serviço de guincho?

Todo seguro automotivo conta com o que chamamos de coberturas e assistências. As coberturas são cenários para os quais o cliente está protegido e apto a uma indenização apropriada, tal como a cobertura por danos materiais e físicos e, até mesmo, a de furto e roubo. Já as assistências são serviços para melhorar a qualidade da experiência do segurado com a apólice.

Imagine, por exemplo, que você está em uma viagem de férias pelo interior brasileiro. No entanto, no meio da madrugada, durante um trecho mais acidentado, um dos seus pneus é perfurado e você não tem um estepe disponível. Esse é o tipo de situação em que você precisa de um guincho 24 horas, pronto para buscar você e solucionar o seu problema.

É por isso que ter um carro sem seguro pode ser uma negligência tremenda, tanto com o seu bolso quanto com a sua segurança. Outra situação em que o guincho pode ser importante é quando, em uma colisão, batem no seu carro, prejudicando a mobilidade do veículo. 

O carro precisa ser levado a um pátio de inspeção ou a uma oficina próxima. É para isso que o guincho entra em ação, indo até o local da colisão e rebocando o seu veículo até o ponto de inspeção. Outra situação muito comum que pode exigir o acionamento desse serviço é quando o carro sofre com uma pane elétrica, que pode ter prejudicado a bateria ou alguns sistemas eletrônicos.

O objetivo do serviço de guincho é muito prático. O cliente segurado está com algum problema que impede sua locomoção. Então, o guincho é acionado para buscar o veículo e tomar uma decisão pertinente a partir desse ponto — geralmente, levando a uma oficina credenciada para a realização de reparos e manutenções. 

Inclusive, é ao utilizar o serviço de guincho que o segurado acaba conhecendo e usando outras assistências que podem ser importantes a partir da sua situação. Entre elas, o custeio de hospedagem, o carro-reserva e outras comodidades que podem ser pertinentes, de acordo com as suas necessidades.

Quando vale a pena chamar o guincho?

A viabilidade do serviço de guincho depende muito das condições da sua apólice, uma vez que cada seguradora conta com uma tabela diferenciada de serviços, tarifas e quilometragens. Mas geralmente, tratando-se de apólices mais compreensivas e completas, é comum que boa parte do custo desse serviço esteja embutido no preço do seguro.

Algumas seguradoras, ao momento da solicitação do guincho, podem oferecer diferentes planos de quilometragem. Ou seja, quanto você precisa se deslocar utilizando esse serviço? 50, 100 ou mais de 1.000 quilômetros? O cliente paga de maneira proporcional à utilização da assistência.

Mas isso varia de acordo com a seguradora, e cabe examinar isso na sua apólice para entender quando o serviço vale a pena, do ponto de vista financeiro. A realidade é que, para grande parte das apólices no mercado, o guincho 24 horas é um serviço relativamente acessível, ainda mais, se você considerar a segurança que ele oferece em situações hostis e difíceis.

Por exemplo, vale a pena ficar parado em uma estrada vazia do litoral, de madrugada, só para economizar alguns trocados? Em muitas situações, o guincho é uma verdadeira “mão na roda”, ajudando você nos momentos de maior necessidade. Além disso, o serviço pode ser solicitado, até mesmo, para deslocamentos considerados curtos. 

Imagine que você saiu para o trabalho e o veículo sofreu uma pane seca, pois você se esqueceu de abastecer na noite anterior, e ele já consumiu toda a reserva. Nesse cenário, basta acionar o serviço de guincho em uma quilometragem curta, mas o bastante para levar o veículo até um posto e abastecê-lo — o que é, justamente, um dos maiores benefícios do seguro auto, a conveniência.

Por que é importante contar com essa assistência no seu seguro?

Existem algumas economias que não fazem sentido, ainda mais, tratando-se da segurança física e patrimonial. É por isso que o guincho 24 horas é uma assistência comum na maioria das apólices de seguro automotivo. O ideal desse serviço, assim como um seguro, é nunca precisar usar, mas caso necessário, você pode.

Seja por pane elétrica, seja pane seca, fundição do motor, perfuração de pneu, colisão ou qualquer problema que você tenha na estrada. O guincho 24 horas é um serviço criado para ajudar nos momentos em que você mais precisa, da maneira mais rápida, eficiente e segura possível.

Por outro lado, se a sua apólice não tem essa assistência, você sempre está sujeito a um risco. É claro, você pode ser uma pessoa extremamente cuidadosa, que não circula em vias pouco iluminadas e sabe muito bem por onde anda. Mas nada impede de que algo aconteça mesmo durante o dia, criando uma série de prejuízos para a sua rotina, não é?

É por isso que é tão importante contar com o serviço de guincho entre as suas coberturas e assistências. A ideia é que você tenha um recurso definitivo para uma situação em que não há alternativa, e que possa solucionar o problema com velocidade e segurança. 

Agora que você sabe quando é possível chamar o guincho para solucionar os seus problemas nas vias, aproveite o momento para conhecer as melhores apólices do mercado que já oferecem esse tipo de serviço. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.