Vai começar a investir? Confira 5 dicas essenciais
Você quer começar a investir, mas não sabe como fazer isso? Essa é a realidade de muitos brasileiros. Além de não conhecerem o assunto, muitas pessoas não conseguem fazer o dinheiro render além dos custos mensais.
Criamos este post para que você entenda como é importante aprender a economizar para guardar dinheiro, ter responsabilidade financeira e começar a investir. Listamos, aqui, algumas dicas de investimento acessíveis. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Por que é importante economizar e investir o seu dinheiro?
Se você deseja começar a investir, deve aprender a economizar e guardar seu dinheiro. Isso é importante, primeiramente, porque minimiza os riscos de endividamento caso ocorra um imprevisto — em especial se você tiver responsabilidade financeira e souber lidar, adequadamente, com o orçamento familiar.
Sabemos que a premissa de um bom planejamento financeiro é sempre gastar menos do que se ganha, ou seja, manter o equilíbrio entre os ganhos e as despesas, sem muitas surpresas. Seguindo esse princípio, é possível criar uma reserva de emergência, que deve ser guardada, para não desvalorizar com o passar do tempo.
Isso significa que não é interessante colocar o seu dinheiro na poupança, mas investir em algum fundo rentável o suficiente para, pelo menos, acompanhar a Taxa Selic. Outro ponto a ser considerado é a possibilidade de ter acesso a esse montante com agilidade, caso seja necessário.
Quando se trata de começar a investir, o assunto é um pouco mais amplo do que somente guardar dinheiro para uma reserva de emergência. Existem diversas razões para se investir, como a compra de um imóvel no futuro, iniciar os estudos, trocar de carro, fazer uma viagem, uma poupança para os filhos, entre outras.
Seja qual for o caso, você precisará economizar para levantar dinheiro suficiente para que suas metas sejam alcançadas sem que o orçamento familiar seja prejudicado — é exatamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.
Como economizar dinheiro na renda mensal?
Agora que você já entende a importância de guardar um montante para começar a investir, veja algumas medidas que podem ser colocadas em prática para economizar dinheiro:
- analise seu orçamento — com o auxílio de aplicativos de gestão financeira, conheça todos seus ganhos e gastos, e analise suas possibilidades de redução de despesas;
- defina metas — a melhor maneira de economizar é determinar objetivos para levar isso adiante;
- diminua ou elimine os gastos supérfluos — reduza o pacote de TV a cabo, economize com as contas de consumo, procure um plano de celular mais barato, diminua os pedidos mensais no delivery etc.;
- diminua o uso do cartão de crédito — evite usar o cartão com frequência, especialmente para as compras por impulso, e procure pagar à vista no dinheiro, pois isso ajuda a segurar os gastos;
- mude seus hábitos de consumo — tente reduzir os custos fixos e gastar dinheiro de forma mais consciente.
Economizar dinheiro é a melhor maneira de começar a investir.
Quais são as melhores dicas para investir seu dinheiro?
Veja, a seguir, algumas dicas sobre como começar a investir seu dinheiro!
1. Tesouro Direto
Os títulos federais negociados no Tesouro Direto são acessíveis para qualquer bolso, visto que é possível começar a investir com quantias pequenas. O sistema permite que seus investimentos comecem a partir de R$ 30, ou seja, menos do que aquele delivery que você costuma pedir no fim de semana.
2. Fundo DI
Resumidamente, são fundos de Renda Fixa atrelados à DI (sigla para depósito bancário), o que significa que esses fundos correspondem aos juros pagos por instituições bancárias que fazem empréstimos entre si.
Nessa opção, seu dinheiro investido tem garantia de rendimento de pelo menos 95%, já que também será aplicado em título públicos atrelados à Selic. Esse é um tipo de investimento muito mais vantajoso do que a poupança, por exemplo.
3. CDBs
Os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) são títulos privados pós-fixados e emitidos por instituições financeiras. As taxas e os prazos desse tipo de investimento já são determinados no ato da compra. Eles seguem a taxa CDI, que tem um valor semelhante à Selic.
Uma das vantagens dos CDBs é que eles têm cobertura do Fundo Garantido de Créditos (FGC) em investimentos de até R$ 250. Isso significa que há uma grande margem de garantia de reembolso mesmo se a instituição falir.
4. LCI
A Letra de Crédito Imobiliário nada mais é do que um título de crédito da Renda Fixa fundamentado nos financiamentos imobiliários.
Os créditos que lastreiam a emissão de LCI abrangem empréstimos para pessoas físicas por alienação fiduciária de bens imóveis residenciais ou hipoteca, financiamentos habitacionais contratados no âmbito de Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e demais tipos de financiamentos e empréstimos cuja garantia esteja relacionada a bens imóveis.
5. Consórcios
Embora seja uma alternativa conhecida para se adquirir bens e serviços, muitas pessoas não sabem que o consórcio é um investimento. O fato é que, ao participar de um grupo de consórcio, você está integrando um investimento colaborativo.
Determinado número de pessoas se unem com um objetivo em comum: a aquisição de um imóvel, bem ou serviço. Uma administradora de consórcio aloca essas pessoas em um grupo de consorciados e todos os participantes devem pagar determinado valor mensal por uma quantidade de parcelas.
Cada consorciado terá seu próprio contrato, no qual será estipulado o valor da carta de crédito. Essa carta de crédito será entregue a um consorciado por mês, mediante um lance ou a quitação das parcelas. O consorciado contemplado com a carta de crédito terá direito ao valor correspondente ao documento, podendo investi-lo da maneira que desejar.
Como você pôde conferir, começar a investir é uma medida muito inteligente evitar problemas com imprevistos e alcançar seus objetivos de vida. Para isso, é preciso ter responsabilidade com as finanças, cortar despesas desnecessárias e manter o equilíbrio entre suas receitas e despesas.
Gosotu de saber mais sobre o assunto e quer acompanhar todos os materiais informativos, as dicas e novidades postadas nos nossos canais de comunicação? Então, assine agora a nossa newsletter para receber os conteúdos da Valiant Seguros diretamente no seu e-mail!