Comprar ou alugar imóvel? 3 dicas para fazer a melhor escolha!
Muitas pessoas têm dúvidas na hora de tomar a decisão entre comprar ou alugar um imóvel, e isso se deve principalmente ao fato de que esse bem de alto valor compromete uma significativa parcela da renda. Portanto, é crucial avaliar todos os fatores envolvidos em cada alternativa.
Ao comprar, você usufrui de um rápido retorno, mas o valor de investimento pode ser bem alto. Já no aluguel de um apartamento, o processo é muito mais rápido e simples, porém tudo o que foi investido ficará para o proprietário, o que pode ser desvantajoso dependendo do tempo que você pretenda permanecer no local.
Para facilitar a sua decisão, preparamos este conteúdo sobre o que levar em conta na hora de escolher entre comprar ou alugar um imóvel. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
1. Avalie sua situação financeira
Não há dúvida de que comprar um imóvel à vista é muito mais vantajoso do que se comprometer com um financiamento com juros exorbitantes que pode levar décadas para ser inteiramente pago. Porém, essa não é a realidade de grande parte da população do país.
Portanto, se você está em dúvida entre comprar ou alugar um imóvel, é fundamental que analise a sua situação financeira atual e faça projeções a fim de saber se terá como arcar com todas as despesas inclusas na compra. Caso contrário, o aluguel será a alternativa mais adequada para este momento de sua vida.
2. Analise o cenário econômico do país
Bons investidores sabem que existem momentos mais ou menos adequados para realizar determinadas aquisições financeiras, como a compra de um imóvel. A situação econômica de um país, assim como a projeção de um cenário financeiro com base em acontecimentos políticos, socioeconômicos e estruturais, são fatores de peso.
Por exemplo, embora o ano de 2020 tenha sido complicado para diversos segmentos por conta das medidas de isolamento social e o fechamento do comércio, foi um dos melhores anos para investir na compra de imóveis, visto que a Taxa Selic esteve em seu valor mais baixo dentro das últimas décadas, o que reduziu significativamente os juros em financiamentos imobiliários.
3. Considere o seu momento de vida
Além das questões citadas, é muito importante levar em consideração o atual momento de sua vida e de que forma ele impactará se você tomar decisões que comprometam a médio e longo prazo.
Por exemplo, se você está em busca de se estabilizar na carreira e almeja criar raízes em uma cidade específica, essa pode ser a hora ideal para investir no imóvel próprio. Mas, se sua profissão exige que você tenha uma vida corrida e precise se mudar frequentemente, talvez seja interessante se manter no aluguel em vez de assumir um compromisso de alto valor e longa duração.
Como você percebeu neste conteúdo, tomar a decisão entre comprar ou alugar um imóvel exige que uma série de fatores cruciais sejam cuidadosamente avaliados, como a situação econômica do país, sua realidade financeira, além do momento em que você se encontra na vida e seus planos a médio e longo prazo.
Este conteúdo sobre como escolher entre comprar ou alugar um imóvel foi útil para você? Então, não deixe de conferir também o nosso post sobre como funciona a valorização de um imóvel!
1 Comentário