consórcio e financiamento

Consórcio e financiamento: entenda as diferenças

Imagine que você deseja alcançar o sonho da casa própria, mas mesmo com um bom planejamento orçamentário, sabe que não conseguirá juntar o dinheiro para pagar pelo imóvel tão cedo. Diante deste contexto, suas opções são consórcio e financiamento. Porém, como saber qual a alternativa mais viável?

Pensando nisso, preparamos este post para que você entenda quais são as diferenças entre consórcio e financiamento. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!

Como funciona o consórcio?

Em suma, o consórcio funciona como uma espécie de grupo de compra compartilhada no qual os participantes se unem para adquirir um bem no qual tenham interesse em comum, como um imóvel, um carro ou até mesmo produtos e serviços.

O grupo de consórcio é organizado e gerenciado por uma administradora. Essa administradora fica responsável por selecionar as pessoas que farão parte de cada grupo e por toda a gestão financeira envolvida, ficando somente com o valor da taxa administrativa que varia de 15% a 20%.

Todo mês um ou mais participantes são sorteados para receberem uma carta de crédito, que é um documento que equivale ao valor total do bem em questão. Essa contemplação pode ser agilizada por meio de lances, que são ofertas de valores para amortizar o valor total da dívida.

Como funciona o financiamento?

O financiamento nada mais é do que um empréstimo no qual é preciso procurar uma instituição financeira para adquirir um bem.

Após fazer uma complexa avaliação de perfil, para descobrir se o consumidor tem condições de arcar com as mensalidades do valor “emprestado”, a instituição concede o crédito solicitado para a aquisição do apartamento, carro ou serviço em questão.

Na maioria dos casos, a instituição financeira exige 20% do valor do bem como entrada para aprovar o financiamento. O restante do valor é parcelado com acréscimo de juros, que podem fazer com que o banco lucre até duas vezes sobre o valor emprestado, dependendo das condições do financiamento.

Quais as diferenças entre consórcio e financiamento?

A principal diferença entre consórcio e financiamento está no fato de que, na primeira opção, você não adquire o bem que deseja imediatamente, podendo levar um certo período para ser contemplado. A menos, é claro, que você dê o lance do consórcio para agilizar a contemplação.

Outra diferença, e principal vantagem em relação ao financiamento, está no fato de que em um consórcio não é necessário ter nenhum dinheiro para dar de entrada na aquisição do bem.

Por fim, mas não menos importante, a diferença mais importante entre o consórcio e financiamento é a diferença na cobrança de juros. É de conhecimento geral que os financiamentos imobiliários (ou quaisquer outros tipos de empréstimo) cobram juros altíssimos sobre a transação, como medida para se protegerem em caso de inadimplência.

No caso do consórcio, se o participante não pagar uma parcela, apenas ficará impedido de dar lances e de ser sorteado naquele mês. A cobrança de juros sobre prestações atrasadas é de apenas 1% de juros moratórios ao mês e + 2% sobre o valor das parcelas atrasadas.

Como você pôde ver neste conteúdo sobre as diferenças entre consórcio e financiamento, o consórcio permanece sendo a alternativa mais viável para quem deseja alcançar o sonho da casa ou carro próprio.

As informações abordadas neste conteúdo sobre quais as diferenças entre consórcio e financiamento foram úteis para você? Então aproveite para compartilhar este artigo nas redes sociais para que seus amigos e familiares também tenham acesso ao conhecimento!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.