contrato de consórcio

Contrato de consórcio: entenda o que é e suas particularidades!

Hoje, vamos te ajudar a entender como funciona o contrato de consórcio e em quais aspectos você deve ter atenção antes de assiná-lo. Sabe aqueles documentos com letras pequenas e termos desconhecidos que, muitas vezes, você assina sem saber exatamente quais são os seus direitos e obrigações? Pois é, essas cláusulas contratuais são muito importantes e é essencial que você entenda exatamente a que se referem.

Geralmente, nesses tópicos são apresentadas algumas condições que você poderia não concordar caso estivessem expostas de maneira mais visível. Por isso, é muito importante contar com o auxílio de profissionais especializados para evitar cair em alguma cilada, certo?

Por esse motivo, preparamos este post para explicar como funciona o contrato de um consórcio, destacando os principais aspectos que você deve avaliar antes de seguir com a assinatura. Também mostramos por que é importante ter um seguro para proteger o bem adquirido na contemplação. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é contrato de consórcio e como funciona?

O contrato de um consórcio é um acordo firmado entre você e a empresa que vende esse tipo de produto. Ele é feito sob determinadas condições e tem o objetivo de regulamentar os interesses das partes envolvidas. Esse documento é considerado um negócio jurídico e gera um conjunto de obrigações entre o contratante — que no caso é você — e o contratado, que nesse caso pode ser uma administradora de consórcio.

O contrato de consórcio pode se referir a um bem imóvel, móvel ou serviços de qualquer natureza, desde que estejam relacionados ao segmento contratado. Ele funciona como um contrato de adesão, ou seja, todas as cláusulas são definidas previamente pela administradora do consórcio e você tem apenas que concordar com cada uma delas.

Para evitar qualquer problema e ter os seus direitos garantidos, é muito importante que você leia todo o documento antes de assinar, ok? Dessa forma, você sabe exatamente o que está contratando, conhece as situações passíveis de penalidade e evita qualquer surpresa desagradável, como um reajuste inesperado, por exemplo.

O que deve constar no contrato?

A seguir, apresentamos os pontos mais importantes e que não podem ficar de fora do contrato de um consórcio. Acompanhe!

Dados das partes

Para garantir que o contrato tenha validade para ambas as partes, é essencial que todos os dados sejam informados corretamente. Algumas informações que você deve fornecer são:

  • nome completo;
  • CPF;
  • comprovante de residência válido.

Já a administradora do consórcio deve fornecer os seguintes dados:

  • CNPJ;
  • razão social;
  • endereço.

Esse conjunto de informações é muito importante, pois é a partir dele que todo o contrato é realizado. Além disso, são esses dados que serão utilizados para resolver qualquer problema. Por isso, verifique atentamente se está tudo certo!

Número da cota e do grupo

O número da cota e o do grupo são importantes para identificar o produto adquirido pelo consorciado. Eles também são úteis para:

  • fornecer acesso à área do cliente no site da empresa contratada;
  • fazer a oferta de um lance para ser contemplado nas assembleias;
  • identificar as regras do grupo de cotistas;
  • saber quem foi contemplado nos sorteios ou lances.

Descrição do bem ou utilização do crédito

No contrato de consórcio deve constar a descrição do bem ou as formas como o crédito pode ser utilizado após a contemplação. Por exemplo, se você contrata o consórcio de um automóvel no valor de R$60 mil, é importante estar descrito no contrato se no momento da contemplação você só pode adquirir um determinado modelo de carro ou se pode usar o crédito para comprar outro veículo.

Não deixe de observar atentamente essa descrição, ok? Assim, você sabe se aquele contrato realmente atende os seus interesses e evita qualquer problema no futuro.

Quantidade de parcelas

É essencial que o número de mensalidades esteja no contrato do consórcio. Além de reduzir o risco de a administradora realizar cobranças indevidas, também serve para registrar as obrigações financeiras do consorciado depois da assinatura do acordo.

Valores e condições de pagamento

O valor do consórcio é uma das principais informações que devem constar no contrato. Dessa forma, ambas as partes têm maior segurança financeira. Além disso, as condições de pagamento devem estar presentes no acordo, assim como as penalidades para os clientes inadimplentes.

Multas e penalizações

Os atrasos no pagamento das parcelas do consórcio podem gerar multas, juros e até impossibilitar o consorciado de fazer lances. Além disso, se você pedir para sair do grupo antes de ser contemplado ou de fazer o pagamento total, também pode sofrer penalizações. Por isso, é importante que essa informação esteja no contrato para que você saiba os valores que devem ser pagos em cada uma dessas situações.

Local e modelo de funcionamento das assembleias

A administradora do consórcio deve informar o cotista sobre as datas, os horários e os locais de realização das assembleias. Além disso, deve constar no contrato as maneiras alternativas de participação dos consorciados. Essas informações são muito importantes e servem para você acompanhar todos os sorteios, por isso verifique se estão expostas com clareza no documento, certo?

Formas de contemplação

Existem algumas formas de contemplação. A seguir, apresentamos os principais tipos de lance do consórcio:

  • sorteio: em que os consorciados são sorteados periodicamente nas assembleias. Para concorrer é preciso estar com as parcelas em dia;
  • lance livre: em que os consorciados podem ofertar um lance de qualquer valor. Nesse caso, vence quem fizer o maior lance e em caso de empate, a administradora deve usar alguns critérios para definir o ganhador;
  • lance fixo: em que os consorciados podem ofertar um valor fixo definido previamente em contrato, como um determinado percentual da carta de crédito. Nos casos em que mais de uma pessoa faz um lance, a administradora também deve determinar alguns critérios para definir quem será contemplado.

É importante que essas formas estejam estabelecidas em contrato para que você saiba como pode ser contemplado com o produto contratado.

O que avaliar antes de assinar o contrato?

É muito importante que você faça a leitura completa do contrato antes de assiná-lo. Além de verificar se os dados fornecidos estão corretos, é importante analisar se alguns pontos estão de acordo com os seus interesses. Apresentamos alguns deles a seguir!

Reajustes

Entender quais regras devem ser seguidas para fazer o reajuste do contrato é essencial para que você não tenha surpresas indesejadas no momento da renovação do contrato. Por isso, analise bem esse quesito!

Identificação das partes

A identificação correta da administradora e do consorciado é muito importante para evitar qualquer problema durante o prazo de vigência do acordo. Afinal, são esses dados que serão utilizados tanto no momento da contemplação quanto para solucionar qualquer problema.

Taxa de administração

A taxa da administração de um consórcio é o valor que você paga para a administradora garantir que todos os consorciados tenham acesso aos produtos ou serviços contratados. Essa taxa corresponde a um valor fixo, predeterminado no contrato e é diluída nas mensalidades do seu consórcio. Por isso, é importante ter atenção aos valores cobrados pela empresa que você está contratando, certo?

Fundo de reserva

O fundo de reserva corresponde ao valor necessário para garantir o funcionamento do grupo de um consórcio no caso de inadimplência ou outras despesas relacionadas aos consorciados. Por exemplo, suponha que o grupo tenha um grande número de inadimplentes e é necessária a contratação de uma empresa para fazer a cobrança. Os custos dessa ação devem ser arcados com os recursos do fundo.

Número de parcelas a liquidar na contemplação

É muito importante avaliar se, ao ser contemplado, você deve pagar um valor específico de parcelas para ter acesso à carta de crédito. Afinal, você não quer ser pego de surpresa nesse momento tão esperado, não é mesmo? Por isso, não deixe de conferir essa informação antes de assinar o contrato de consórcio para evitar qualquer problema.

Quitação do consórcio

É importante avaliar se o consórcio que você está contratando oferece algum benefício em caso de quitação antecipada das parcelas. Afinal, você pode receber um dinheiro inesperado e ter o interesse de acabar com o pagamento de parcelas!

Adesão a seguro de vida

O seguro de vida em um consórcio paga a dívida do cotista em caso de morte. No entanto, essa adesão não é automática e você deve avaliar como esse aspecto está descrito no seu contrato. Se você precisar de ajuda nessa questão, pode contar com o nosso auxílio, aqui da Valiant.

Antes de contratar qualquer tipo de consórcio, você deve pesquisar bastante para fazer a escolha mais vantajosa e adequada ao seu perfil. Para isso, é muito importante analisar a credibilidade e a experiência da administradora do consórcio no mercado para evitar qualquer problema.

Qual a importância de contar com uma equipe especializada como a Valiant?

Depois de ser contemplado no consórcio, você não pode se esquecer de fazer o seguro do bem adquirido. Afinal, você quer usufruí-lo por bastante tempo, não é mesmo?

Para isso, você pode contar com o auxílio da nossa equipe, aqui da Valiant, para fazer a melhor escolha. Somos uma corretora especializada na venda de seguros sob medida e temos um modelo de negócio inovador. A seguir apresentamos alguns dos nossos diferenciais no mercado. Acompanhe!

Trabalho consultivo e humanizado

Nossa preocupação não é a de vender um seguro ao cliente a qualquer custo. Pelo contrário, realizamos um trabalho consultivo e humanizado para entregar o que os consumidores realmente precisam.

Engenharia financeira

Também nos preocupamos em ensinar os nossos clientes a fazer uma engenharia financeira. Dessa forma, conseguimos ajudá-los a compreender qual é a aplicação e a viabilidade de contratar qualquer tipo de seguro.

Programa de indicações via aplicativo

Ao fechar um seguro conosco, você começa a fazer parte de um programa de indicações via app. Com isso, você poderá ganhar R$100,00 por cada indicação que fizer. Está esperando o que para fazer um seguro conosco?

Qualidade e valor agregado

A nossa empresa não é focada apenas no preço ou no desconto, mas na qualidade e no valor agregado dos produtos oferecidos para todos os consumidores. Dessa forma, estamos sempre em busca de oferecer o maior nível de satisfação aos nossos clientes.

Quais são os seguros oferecidos pela Valiant?

A nossa equipe de vendas atende em todo o Brasil e é formada por profissionais especializados e capacitados a oferecer o seguro mais adequado ao seu perfil. Veja alguns dos produtos que disponibilizamos para você:

  • seguro auto: para proteger o seu carro de maneira inteligente;
  • seguro residencial: para fazer a manutenção da sua casa por meio de serviços e assistências;
  • seguro empresarial: para oferecer cobertura para o tratamento de doenças graves;
  • seguro de vida: para oferecer maior segurança financeira para você e seus dependentes;
  • seguro viagem: para garantir maior tranquilidade durante os seus dias de folga.

E o melhor de tudo é que todos os nossos produtos oferecem vários benefícios para você e podem ser feitos sob medida! Com eles, você protege o seu patrimônio financeiro e tem maior tranquilidade e segurança e todos os momentos da sua vida.

Como você pode perceber, é muito importante fazer a leitura do contrato de um consórcio antes de assiná-lo. Afinal, é nesse documento que constam todos os direitos e obrigações, tanto do consorciado quanto da administradora. Por isso, não deixe de ter atenção a todos os aspectos que mencionamos ao longo do texto!

Chegamos ao final de mais um post. Esperamos que você tenha entendido como funciona um contrato de consórcio e quais pontos devem ser observados para evitar qualquer problema e garantir que o produto contratado atende os seus interesses. Também é importante ter em mente que a contratação de um seguro é essencial para preservar o bem adquirido após a contemplação, certo?

E aí, gostou deste post? Entendeu como funciona o contrato de um consórcio e a quais aspectos você deve dar atenção antes de assinar? Se você quer saber quanto custa o seguro do bem que você pretende adquirir com o consórcio, entre em contato conosco que teremos o maior prazer de ajudá-lo. Até a próxima!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.