Covid-19: os impactos da pandemia e a importância de ter um seguro de vida
Como todos sabemos, os anos de 2020 e 2021 marcaram um período delicado da nossa história. A pandemia da Covid-19 fez uma trajetória intensa no Brasil, prejudicando a saúde de muitas pessoas ao longo desse intervalo. Por isso, elaboramos este conteúdo para revisar e entender esse momento.
Mais do que qualquer outro período histórico, a pandemia do novo coronavírus confrontou a todos com um choque de realidade. Em poucos meses, a incerteza, a instabilidade e a desinformação se tornaram a norma, provocando ansiedade, pânico e desconforto em muitas famílias. Entenda melhor este cenário delicado, acompanhe o texto!
Qual o real impacto da Covid-19 no Brasil?
Nesse momento todos nós já estamos habituados com os números da pandemia, não por aceitarmos como normalidade, mas porque trata-se de um período tão intenso, com tantas perdas, que o “bombardeio” constante de notícias, dados e estatísticas acabou provocando uma dessensibilização.
Inclusive, esse vem sendo um tema recorrente na produção de novos artigos científicos. Recentemente, um estudo norte-americano analisou o fenômeno da dessensibilização às notícias sobre a Covid-19 no Twitter. No início da pandemia, diante de sentimentos como medo e incerteza, o pânico era a principal reação observada.
Com o passar do tempo e o crescimento do número de casos, as notícias, que existiam em igual volume ou mais, passaram a não surtir o mesmo efeito. Com isso, uma das principais conclusões do estudo foi observar que a ameaça constante acaba anestesiando o comportamento e a resposta dos indivíduos.
Este estado se chama “coping mechanism”, um mecanismo de enfrentamento. Sem essas defesas mentais, atravessar um período de pandemia ou guerra seria praticamente impossível. Por fim, o estudo observa a importância de descobrir novas formas de comunicação, capazes de transmitir mensagens sobre saúde pública com eficiência, diminuindo ruídos e aumentando o alcance.
Até a redação deste post, 14 de setembro de 2021, os EUA contabilizavam mais de 662 mil mortes, um número tão expressivo quanto temos no Brasil, 587 mil. Em comum, ambos os países estão entre os mais impactados pela ação da pandemia, tanto no campo demográfico quanto econômico.
Entretanto, mais importante do que essa visão macro, em que, distantes, olhamos os países e seus dados, é importante dar um “zoom” e visualizar a realidade micro. Afinal de contas, como a vida das pessoas e suas famílias mudaram com a pandemia? Para muitos, o dano existiu no campo econômico: desemprego, perda de renda ou situações afins.
Para outras famílias, as perdas foram em produtividade, pois, em muitas pessoas a Covid-19 pode não ter sido letal, mas certamente foi uma doença de difícil recuperação. Por fim, o pior exemplo, a perda.
Para muitos a pandemia tirou a vida. Esse prejuízo é certamente o mais dolorido. Afinal, o Brasil não perdeu apenas 500 mil contribuintes, mas sim 500 mil pessoas com laços e responsabilidades com a vida de outras pessoas, entre filhos, amigos, parentes e afins.
O que é e qual a importância do seguro de vida?
O seguro de vida é uma apólice desenhada para garantir proteção e estabilidade financeira ao titular do seguro ou aos seus beneficiários. Sem sombra de dúvidas, trata-se de um dos serviços mais importantes disponíveis no mercado, sendo visto, corretamente, como um investimento direto em proteção financeira familiar.
O funcionamento desse serviço é bastante simples. Imagine Helena, uma mãe que gostaria de proteger a estabilidade financeira de seus filhos. Para isso, ela busca uma corretora para contratar um seguro de vida. No contrato da apólice, existem as duas informações mais importantes:
- o valor mensal a ser pago pelo serviço;
- e as coberturas, que são os cenários que garantem a indenização de Helena ou seus beneficiários.
É simples assim. O segurado faz o pagamento mensal referente a seu plano e, na hipótese de que algo aconteça, desde que esteja previsto pela cobertura, o titular ou seus beneficiários recebem o direito à indenização.
É por isso que o seguro de vida vale a pena. Afinal de contas, trata-se de um preço absolutamente baixo para garantir a proteção econômica de quem você ama. Por isso, é considerado um investimento. Além dos detalhes que mencionamos acima, os contratos também indicam informações como vigência, carência do seguro e afins.
O seguro de vida cobre Covid-19?
De uma maneira geral, sim. Antes de qualquer coisa, o detalhe mais importante a se entender sobre os seguros é que a proteção das apólices variam conforme o que chamamos de coberturas. Esse é o nome para o grupo de situações em que a indenização é garantida, conforme expresso no seu contrato.
No entanto, mesmo antes de uma alteração legislativa exigir essa cobertura, muitas apólices já ofereciam essa proteção. Afinal de contas, o principal cenário de cobertura dos seguros de vida é a indenização por morte. Aqui, o falecimento do titular atende à condição indenizatória da apólice, o que garante o pagamento do valor aos beneficiários.
Tratando-se de famílias, é comum que os beneficiários sejam os filhos e o cônjuge. Um ponto importante de notar, inclusive, é que essa indenização não está sujeita ao Imposto de Renda, pois o recebimento dessa quantia não ocorreu em decorrência de uma transação feliz e intencional, como o ganho de capital na venda de uma casa.
Por conta disso, a indenização recebida de uma apólice de seguro de vida pode ser abatida na declaração do Imposto de Renda. Mas além disso, é importante falar da medida legislativa que obriga a cobertura por sinistros de Covid-19 a todas as seguradoras no país. Por meio do PL 2.113/2020, os legisladores fizeram uma pressão contundente nessa direção, estimulando a proteção e suporte das famílias acometidas pela pandemia.
Inclusive, vale destacar aqui o excelente trabalho de uma das melhores seguradoras no país, a Porto Seguro. Durante a pandemia, a empresa se posicionou como uma referência em orientações de qualidade, com apólices desenhadas para proteger o titular e sua família — você pode conhecer e contratar essas apólices com a Valiant, a parceira oficial da Porto Seguro.
Como pôde ver, a Covid-19 fez uma trajetória dolorosa pelo país. Para muitas famílias prejudicadas, o seguro de vida foi um alento, provendo segurança financeira em um momento delicado. Agora, continue entendendo a importância dessa apólice, e como ela protege tanto a família como o titular em caso de doenças graves neste texto.