crianças no carro

Confira 5 passos essenciais para a segurança de crianças no carro!

A ocorrência de um acidente automotivo é algo que sempre tentamos evitar. No entanto, algumas situações fogem do nosso controle e, por isso, devemos estar sempre atentos e tomando os cuidados necessários para minimizar ao máximo os possíveis danos.

Nessa linha de pensamento, quando o assunto também envolve crianças dentro do carro a equação fica ainda mais complexa. Isso porque, as crianças não têm capacidade de tomar decisões e precisam da proteção do adulto para garantir sua segurança.

Dessa forma, o transporte seguro de crianças no carro é essencial para a prevenção de riscos em acidentes graves. Para que isso aconteça, existem algumas medidas que podem ser tomadas com o objetivo de proteger as crianças e garantir que elas estarão seguras quando entrarem no veículo. Listamos algumas dessas medidas para você checar se seu carro está seguro. Confira!

1. Use a cadeirinha

O uso da cadeirinha parece ter se consolidado no país depois de ser previsto por lei, mas é sempre importante ressaltar que o uso dela pode salvar vidas. O uso obrigatório da cadeirinha está previsto para crianças de até quatro anos, sendo que no primeiro ano de vida da criança ela deve ser posicionada de costas para o movimento do carro.

É fundamental que a cadeirinha tenha certificação dos órgãos competentes e esteja de acordo com o tamanho da criança.

2. Atente-se para o tamanho do assento

O tamanho do assento é um fator importante no que diz respeito à segurança das crianças no carro. Dos quatro anos até os sete anos e meio de idade, o uso da cadeirinha pode ser substituído por um assento de elevação no banco de trás. No entanto, também é preciso se certificar de que o esse assento tem o tamanho adequado para a criança, visando mais proteção.

3. Tenha um adulto no banco de trás ao lado da criança

Nem sempre é possível, mas ter um adulto no banco de trás ao lado da criança é uma das melhores formas de transportá-las com segurança. Um adulto pode auxiliá-la em qualquer demanda que aconteça enquanto o motorista está dirigindo, sem contar que ele pode oferecer socorrer imediato, caso aconteça algum problema.

4. Use a trava portas traseiras

A trava portas traseira é uma ferramenta que também pode ser usada a favor do bem-estar tanto do motorista, quanto das crianças no carro. Ela impede que a criança abra a porta enquanto o carro ainda está em movimento ou em algum outro momento inapropriado no trânsito.

Sua ativação é simples e pode impedir muitas situações de risco. Por isso, é uma medida quase obrigatória para quem transporta crianças.

5. Mantenha os vidros fechados

Já existem muitos motivos que tiram sua atenção no trânsito: uma buzinada, ultrapassagem perigosa ou freada brusca. Essas são ocorrências comuns quando se está dirigindo. Por isso, nem sempre a atenção pode ser voltada para o banco de trás onde a criança está, já que em questão de segundos algo pode acontecer. Dessa forma, é melhor manter os vidros fechados com o objetivo de garantir mais segurança e prevenir possíveis acidentes.

Pronto para transportar crianças no carro com mais segurança? Algumas medidas, como a Lei da Cadeirinha, não só garantem a segurança como também evita penalizações pelo descumprimento da regra.

Situações de risco são parte da rotina de quem dirige e por isso é interessante tentar contorná-las de todas as formas. Nesse sentido, a contratação de um seguro veicular é essencial para diminuir a dor de cabeça em casos de acidente. Por isso, entre em contato conosco e faça uma cotação!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.