danos corporais

O que são danos corporais no seguro auto?

Uma das partes mais importantes em uma cotação é compreender o significado de cada uma das coberturas. Por isso, elaboramos este conteúdo importante sobre o tema, explicando de uma vez por todas a definição de danos corporais nas apólices de seguro.

O nosso objetivo é esclarecer o tema de maneira objetiva, não apenas demonstrando o que são os danos corporais, mas definindo sua classificação dentro do próprio universo de seguros, além de diferenciar danos morais, psicológicos, estéticos e afins. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que são os danos corporais?

Como sugere o nome, os danos corporais são prejuízos de natureza física sobre a integridade corporal de outras pessoas. Por conta dessa caracterização, esse é um dos tipos de coberturas mais comuns na composição de uma apólice de seguro automotivo.

Inclusive, vale lembrar que a cobertura de danos corporais é interpretada como segundo risco. Afinal de contas, o DPVAT, o seguro obrigatório contra Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre, pago por todo proprietário no licenciamento anual, já cobre o primeiro risco.

Isso significa que a apólice particular complementa a indenização já oferecida pelo DPVAT. Tecnicamente, a cobertura de danos pessoais cobre lesões físicas inferidas a terceiros em razão de um acidente. Como sempre, a melhor forma de visualizar um conceito é avaliando-o na prática.

Imagine que você está no trânsito e atinge um pedestre, tanto a sua apólice particular como o DPVAT poderão ser acionados para indenizar a vítima do atropelamento com o custeamento de despesas médicas e jurídicas — respeitando o limite contratado pela sua apólice.

Qual a real importância da cobertura de danos corporais?

Quando falamos de seguro, é comum que as pessoas concentrem sua atenção em torno dos veículos. Ou seja, o cliente tem muito medo de perder o automóvel. Dessa forma, acaba esquecendo que as indenizações por danos corporais costumam ser muito mais onerosas do que os próprios reparos automotivos.

Por isso, a cobertura para danos corporais é fundamental para quem deseja garantir sua proteção financeira no trânsito. Afinal, as indenizações dessa natureza podem ser muito mais pesadas do que os procedimentos de manutenção. Por isso, é importante reconhecer o potencial economicamente destrutivo de arcar com esses valores na ausência dessa cobertura.

Quais as diferenças entre danos morais, psicológicos e estéticos?

Já aqui, temos um detalhe importante, pois a cobertura de danos corporais não considera danos morais, psicológicos e estéticos. Afinal, tanto o dano moral quanto o psicológico e o estético tratam de questões extrapatrimoniais, contando com sua própria natureza jurídica.

Logicamente, uma coisa pode estar relacionada à outra. Em um acidente, a vítima pode sofrer danos estéticos e corporais ao mesmo tempo, já que a deformação causada por uma colisão pode desencadear ambos os tipos de danos.

No entanto, essa cobertura, particular ou pelo DPVAT, indenizará apenas a extensão correspondente às lesões físicas, que caracterizam os danos corporais. Para além disso, a vítima, em caso de dano moral, estético ou psicológico, pode exigir indenizações extras na justiça.

Como pôde notar, a cobertura de danos corporais é fundamental para praticamente todos os públicos. Nesse sentido, não importa se esteja contratando o seguro para a frota de veículos da sua empresa ou para os automóveis da sua família, essa é uma apólice indispensável a ser avaliada durante a contratação.

Sendo assim, é importante que a cotação e a contratação desse serviço seja realizada com uma empresa comprometida com a sua segurança e estabilidade. No fim, o que realmente importa é que você seja amparado se eventualmente precisar.

Então, agora que você tem plena noção sobre a importância dessa cobertura, aproveite o momento para contratar essa solução com quem entende do assunto. Para isso, basta acessar nosso portal e conversar com a nossa equipe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.