Dirigir à noite: 3 cuidados necessários
Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em dirigir à noite. Não é para menos, afinal, existe uma grande diferença de conduzir à luz do dia. Os desafios são inúmeros, e a insegurança aumenta o risco de acidentes. Porém, estando ciente dos cuidados que devem ser tomados e tendo atenção no volante, o motorista pode chegar em paz ao seu destino.
A maior diferença entre dirigir à noite e de dia é a luminosidade. Por exemplo, com pouca iluminação, o nosso campo de visão pode cair de 250 para 40 metros. Além disso, temos dificuldade para enxergar detalhes e calcular a distância entre veículos.
Pensando nesses desafios, trouxemos 3 dicas de cuidados para que a próxima viagem noturna seja mais tranquila. Aperte o cinto e acompanhe até o final!
Índice
1. Use os faróis corretamente
Mesmo que as luzes dos faróis não garantam a mesma iluminação dos raios de sol, utilizá-las corretamente pode fazer toda a diferença. A primeira dica é acender os faróis durante o cair da noite. Assim, eles mantêm a visibilidade e fazem com que a alteração seja menos brusca, atenuando a mudança do campo de visão do motorista.
Usar o farol alto pode ser uma ótima solução em rodovias sem nenhum tipo de iluminação. Porém, ele deve ser evitado em caso de chuva forte ou neblina, já que o reflexo causado pela luz dificulta a visualização da pista.
2. Dirija no limite da velocidade
Uma das maneiras mais eficazes de diminuir os riscos noturnos é reduzindo a velocidade. Isso porque, devido à visibilidade baixa, fica difícil prever o que encontraremos pelo caminho e, com a velocidade reduzida, aumenta-se a chance de realizar desvios e evitar acidentes.
Além disso, não só a nossa visão é comprometida pela escuridão, como também a percepção de velocidade. Isso acontece porque, ao enxergarmos escassamente os objetos passando em movimento, temos a sensação de estarmos andando mais lentamente, o que compromete o nosso tempo de resposta.
3. Mantenha distância segura de outros veículos
Mesmo quando estamos descansados, o nosso corpo é programado para diminuir os reflexos e o tempo de reação no período noturno. Sendo assim, ao dirigir à noite, vale a pena dobrar a distância ideal entre um veículo e outro. O recomendado é que o motorista consiga enxergar os pneus traseiros do carro da frente e um trecho de asfalto.
Quanto maior a distância, maiores são as possibilidades de reagir de forma segura, caso o outro veículo precise desviar de algo ou frear bruscamente.
De nada adianta tomar todos os cuidados citados anteriormente se o veículo não estiver devidamente preparado para a viagem. A manutenção preventiva é obrigatória para quem busca segurança tanto ao dirigir à noite quanto de dia. Isso porque um problema simples pode agravar-se durante o trajeto e causar um acidente. Sendo assim, é importante manter os pneus calibrados, conferir todas as luzes, checar o estado do limpador de para-brisa, dos espelhos retrovisores e de todos os equipamentos de segurança.
Gostou deste conteúdo e deseja ter acesso a outras dicas sobre segurança automotiva? Assine a nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de entrada!