Como ter mais disciplina financeira pessoal? Confira aqui
Da forma como percebemos, a disciplina financeira pessoal é um dos fatores mais importantes para quem busca o crescimento em longo prazo, sobretudo no aspecto patrimonial. Dizemos isso porque sem organização, planejamento e consistência é praticamente impossível conseguir resultados sustentáveis. Por isso, elaboramos este material sobre o tema.
Nele, você entenderá a importância de desenvolver essa qualidade na sua gestão financeira, criando um conjunto de hábitos e boas práticas no cuidado com o seu dinheiro. Dessa forma, você aprimora não apenas a sua qualidade de vida, mas principalmente a sua estabilidade financeira a curto, médio e longo prazo. Então, não fique de fora e acompanhe!
Índice
Como ter mais disciplina financeira pessoal?
Ao longo da sua vida, provavelmente você já deve ter notado alguns padrões e diferenças entre as pessoas. Existem aquelas que sabem lidar com as próprias finanças, e aquelas que não sabem. Independentemente do grupo em que você esteja, é importante notar que a boa gestão financeira é algo que pode ser aprendido e aperfeiçoado, assim como qualquer outra habilidade.
No fim das contas, o que importa é perceber como esse assunto é determinante para a sua qualidade de vida em longo prazo. Quanto melhor é a sua gestão financeira pessoal, mais estável, confortável e garantido está o seu futuro patrimonial. Por isso, esse é um assunto importante para pessoas de todas as idades. A seguir, elencamos as melhores dicas para a sua disciplina financeira. Acompanhe!
Estabeleça uma rotina para o controle de gastos
Disciplina é algo que surge a partir do hábito, da repetição, da consistência e da previsibilidade. Até tornar a gestão de contas algo natural ao seu comportamento, é importante, primeiro, transformar isso em um novo hábito, escolhendo um momento específico do seu dia, semana ou mês para sentar, avaliar a situação e tomar as suas decisões financeiras.
Viva de acordo com a sua renda
Ter um padrão de vida maior do que você é capaz de suportar é uma das maneiras mais rápidas de se endividar. O ideal, inclusive, é viver pelo menos um ou dois “degraus” abaixo do que você é capaz de suportar financeiramente, justamente para que haja espaço para quitar dívidas, contratar bons seguros, constituir uma reserva e realizar investimentos.
Defina objetivos de longo prazo
Tratando-se de finanças, é muito importante que você defina um norte financeiro, que são objetivos de curto, médio e longo prazo, relacionados tanto às suas finanças como às suas realizações pessoais. Com essas metas, que podem ser comprar imóveis, alcançar determinado valor ou proporcionar certas experiências, você torna a jornada mais dinâmica, intuitiva e tolerável.
Liquide suas dívidas
Tudo começa pela resolução das pendências. Se você tem negativações, é fundamental que as suas primeiras metas sejam voltadas à eliminação dessas dívidas. Com isso, você acelera a positivação do seu nome, volta a construir um bom crédito no mercado e evita o efeito composto dos juros, que se acumulam para acelerar ainda mais o seu endividamento.
Segmente os gastos
Toda boa gestão depende de boas informações. Ao categorizar os seus gastos, seja manualmente em uma planilha, seja automaticamente com o apoio de aplicativos e softwares, você ganha uma visão mais transparente sobre o destino do seu dinheiro, pois consegue identificar com facilidade com o que você está gastando e, por vezes, exagerando.
Quando se trata e disciplina financeira pessoal, também é fundamental passar a entender as apólices de seguro como investimento. Dizemos isso porque esse é o tipo de produto que você contrata para garantir proteção e estabilidade às suas finanças, principalmente nos cenários e situações mais críticos — o que vale para todos os tipos de seguro, como o residencial, o automotivo ou o de vida.
Agora que você sabe como aprimorar a sua disciplina financeira pessoal, aproveite o momento para descobrir os 5 principais motivos para investir em um bom seguro de vida!