Por que apostar na diversificação de investimentos?
Neste post, você vai ver como é fácil entender a diversificação de investimentos. Basicamente, ela é a opção por investimentos com características variadas, para não apostar todas as fichas em uma única alternativa.
A diversificação também não é uma novidade. Ela é usada como estratégia por grandes fundos de investimento, inclusive pelos que aplicam os recursos de uma previdência privada, visando a uma boa reserva no longo prazo.
Para maximizar os lucros e garantir a segurança, os especialistas que administram essas carteiras variam os investimentos de acordo com o comportamento do mercado. Embora seja fácil de entender, o grande segredo dessa prática está em como fazê-la. Nós já o deciframos e vamos contar para você. Confira!
Índice
Como fazer a diversificação de investimentos?
A primeira coisa que você precisa pensar para entender a diversificação é que o seu perfil de investidor deve ser considerado nas decisões de investimento. Por exemplo, alguns investidores podem ter necessidades de médio prazo, como comprar um carro, enquanto outros precisam poupar para a aposentadoria.
Cada investidor também tem suas metas de rentabilidade, que funcionam bem quando são compatíveis com o estilo adotado — mais conservador ou audacioso. Uma carteira diversificada também deve considerar a taxa de liquidez, ou seja, o percentual dos seus investimentos que podem ser resgatados no curto prazo. Ao conseguir transformar esses papéis em dinheiro rapidamente, fica mais fácil aproveitar boas oportunidades.
O percentual dos investimentos de curto prazo depende muito do mercado. Grandes investidores, quando preveem uma crise, costumam aumentar a liquidez o quanto podem, pois, assim, aproveitam as oportunidades.
Considere, também, que essas definições precisam ser tomadas por você, o que exige uma busca constante por conhecimento desde os conceitos básicos, além de experiência na área. Você sempre pode contar com a opinião de especialistas, mas deve proteger-se de indicações tendenciosas, mais focadas em cumprir suas próprias metas.
Quais são as vantagens da diversificação?
Normalmente, as pessoas associam os benefícios da diversificação de investimentos à diminuição de risco, mas eles vão muito além disso. Confira as vantagens principais!
Redução de riscos
Quem investe está sempre sujeito a eventuais perdas. Em um percentual pequeno, elas podem ser consideradas normais, ainda que um bom desempenho nos rendimentos dependa diretamente da habilidade em reduzi-las. Quando você aplica em vários investimentos, a perda em um deles é compensada com os ganhos dos outros.
Busca por equilíbrio
Como a carteira diversificada, você pode direcionar parte dos investimentos para alternativas mais arriscadas, buscando aumentar a rentabilidade. Contudo, como também optou por outros investimentos mais conservadores, consegue manter um nível de risco aceitável.
Maior rentabilidade
Como resultado de poder investir em alternativas mais rentáveis e buscar os melhores investimentos sem comprometer a segurança, o investidor consegue aumentar os seus ganhos, mesmo que tenha um perfil mais conservador.
Ganho de experiência no mercado
É muito mais fácil aprender com o que é diferente de quando limitamos nossas atividades a um campo de conhecimento que já possuímos. É confortável, mas não é produtivo. Isso vale para um artesão, que começa a trabalhar com materiais que ele não conhecia; para um chefe de cozinha, quando aprende receitas novas; e, do mesmo modo, para um investidor que opta pela diversificação.
Esperamos que tenha ficado claro que a diversificação de investimentos não deve ser pensada apenas para garantir a segurança dos seus investimentos. Ao mesmo tempo, também é importante lembrar-se de alguns investimentos, como em imóveis, que só podem ser considerados protegidos quando você contrata um bom seguro. Nesse aspecto, nenhuma outra proteção é mais importante do que a pessoal.
Confira nossos posts sobre seguro de vida!