doenças ocupacionais

Quais são as principais doenças ocupacionais? Saiba como previni-las

As doenças ocupacionais estão entre as principais preocupações de gestores empresariais dos mais diversos portes e segmentos no Brasil. Todos os anos, o país tem inúmeros casos de problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Isso significa que as organizações têm o dever de investir em medidas de prevenção e garantir uma gestão de pessoas mais humanizada, focando não apenas a remediação dos problemas, mas a minimização dos riscos. Esse tipo de ação contribui para o bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários, além de aumentar a produtividade do negócio.

Por isso, preparamos este post para que você entenda o que são doenças ocupacionais, quais são as mais comuns e como evitá-las. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que são doenças ocupacionais?

De forma resumida, são problemas que afetam a integridade física ou psicológica desencadeados pelas funções exercidas por um profissional em uma determinada atividade diretamente ligada ao seu trabalho. Um exemplo popular é a dorsalgia, mais conhecida como dor nas costas. Ela está entre as doenças ocupacionais que mais afastam trabalhadores no país.

Todos os anos, esses problemas de saúde causam o afastamento de milhões de funcionários de suas funções. Existem diversas categorias que podem causar incapacidade temporária ou permanente e, em casos mais graves, a morte do trabalhador. É por isso que muitas organizações investem em seguros empresariais com cobertura para terceiros.

Nos tempos atuais, a lei resguarda os direitos dos colaboradores que desenvolvam uma doença ocupacional na mesma medida dos profissionais envolvidos em acidentes de trabalho.

Quais são as principais e como evitá-las?

Agora que você já tem uma noção mais ampla sobre o que são doenças ocupacionais, mostraremos alguns dos casos mais comuns nos ambientes de trabalho e como evitá-los. Veja a seguir!

Dermatose Ocupacional (DO)

A exposição dos trabalhadores durante a execução de suas atividades na empresa a determinados agentes de natureza física, química ou biológica pode desencadear em diferentes tipos de Dermatose Ocupacional (DO). As DOs abrangem:

  • ulcerações;
  • infecções;
  • cânceres de pele;
  • dermatites de contato.

Esses problemas são muito comuns, especialmente em profissionais que realizam trabalhos que exijam contato direto com graxa e óleo mecânico.

Como prevenir?

A recomendação para evitar doenças ocupacionais causadas por contato com agentes prejudiciais é o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas para impedir o contato direto entre a pele e os produtos.

Lesão por Esforço Repetitivo (LER)

A LER pode ser causada por diferentes atividades laborais nas empresas, sendo mais comum em trabalhos que exijam esforços repetitivos e prolongados de um determinado movimento. Devido ao fato de comprometer significativamente a mobilidade e a capacidade do profissional de exercer suas funções, a LER pode, inclusive, justificar uma aposentadoria por invalidez.

Como prevenir?

Para prevenir a ocorrência de LER nos funcionários, as Normas Regulamentadoras (NRs) recomendam o uso de equipamentos e práticas de ergonomia no trabalho, como pausas durante o expediente, ginástica laboral, uso de descanso para os pés, cadeiras com altura correta e encostos, entre outras.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs)

A má postura contínua, a sobrecarga do esforço físico, a repetição de movimentos e a presença de riscos ambientais no ambiente de trabalho estão entre as causas de desenvolvimento dos DORTs. Entre os exemplos desse tipo de doença ocupacional, podemos citar:

  • tendinites;
  • bursites;
  • dedo em gatilho;
  • mialgias;
  • dores crônicas.

Como foi dito, a dorsalgia (dor nas costas) é hoje uma das principais causadoras de afastamentos do trabalho. Seus fatores causadores vão desde estresse até uma hérnia de disco.

Como prevenir?

Muitas organizações optam por contratar um profissional especializado para fornecer as devidas orientações a fim de que os colaboradores aprendam boas práticas para que realizarem suas funções com menor risco de desenvolvimento de DORTs.

Também é recomendado que as atividades que provocam dores sejam interrompidas e que os riscos ambientais sejam reduzidos. Ao notar os primeiros sintomas, que podem ser dores suportáveis ou pontadas, é imprescindível que seja feito um diagnóstico para aumentar as chances de reversão do quadro.

Doenças da visão

As doenças da visão são causadas por diversos fatores, visto que esse órgão é muito vulnerável aos diferentes riscos presentes nos ambientes de trabalho, como a exposição a agentes químicos, biológicos, físicos e os esforços.

Também ocorrem frequentemente com profissionais que trabalham à noite, pois isso aumenta a propensão ao desregulamento hormonal. Entre os tipos mais comuns de doenças ocupacionais da visão, destacamos:

  • visão embaçada;
  • dificuldades para ler ou enxergar;
  • dores de cabeça;
  • conjuntivite;
  • cegueira em casos mais graves.

Como prevenir?

É imprescindível que sejam implementados programas de medidas de prevenção e garantia da segurança e da saúde no trabalho. E isso inclui o uso de EPIs, como óculos de proteção e máscaras, e a vigilância nos ambientes nos quais são executadas as atividades.

Por que contar com seguro empresarial?

O seguro para empresas com cobertura para imprevistos com funcionários oferece uma vasta gama de benefícios para qualquer negócio, independentemente do porte ou do segmento. Esse serviço ajuda a proteger o patrimônio e os colaboradores contra quaisquer adversidades que aconteçam.

Uma das razões pelas quais é importante contar com um seguro empresarial está no fato de que essa é uma forma de garantir a tranquilidade do gestor para cuidar de assuntos administrativos, pois ele não precisa se preocupar com os problemas que acontecerem com a empresa, como:

  • roubos ou furtos;
  • incêndios;
  • enchentes e desastres naturais;
  • acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais, entre outras adversidades.

Seguradoras de credibilidade e confiança oferecem serviço de assistência durante 24 horas por dia, garantindo que sua empresa receba o suporte necessário independentemente do dia da semana ou do horário em que ocorra o imprevisto.

Para concluirmos, vale mencionar que, ao contratar um seguro empresarial, você não corre o risco de ter problemas financeiros por ter de arcar com as despesas provenientes de doenças ocupacionais de seus colaboradores, além do fato de que sua equipe trabalhará melhor ao saber que a empresa se preocupa com sua saúde e segurança no trabalho. Isso gera impactos positivos nas finanças e na imagem do negócio.

Aproveite para fazer uma cotação do seguro empresarial que melhor atenda ao perfil de sua empresa! Sem dúvida, a Valiant Seguros tem a solução ideal para resguardar os direitos de seus colaboradores mesmo diante de doenças ocupacionais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.