4 dicas de higienização do veículo em tempos de pandemia!
A higienização do veículo sempre foi importante, por ser uma forma de garantir a conservação e reduzir a desvalorização do bem, ainda que esses efeitos não sejam sentidos imediatamente. No entanto, a saúde é agora a grande preocupação de todos.
Mesmo em condições normais, o acúmulo de ácaros e a transmissão de inúmeras doenças contagiosas podem ter um impacto negativo na nossa saúde.
O fato é que, de todos os gastos possíveis com o carro, a higienização correta está entre os menores e proporcionalmente mais benéficos, até mesmo em razão de que eventuais procedimentos mais caros não precisam ocorrer todos os dias. Confira as medidas que precisam ser tomadas em relação à higienização do veículo para garantir o máximo de proteção nas melhores condições.
Índice
1. Preocupe-se com os pontos de contato
Nesse contexto, não importa seu o seu carro ainda está com aquele cheirinho de novo ou se já tem alguns anos de uso: existem vários pontos de contato que estão mais sujeitos ao contágio, nos quais o vírus pode sobreviver por alguns dias.
Segundo pesquisas, as superfícies plásticas permitem que o vírus causador da pandemia que vivemos hoje sobreviva durante 3 dias, o mesmo tempo que as de aço. Isso significa que elas devem ser limpas frequentemente, especialmente as que são tocadas o tempo todo, como maçanetas, botões e cintos de segurança.
2. Use os produtos corretos
Você pode usar água e sabão nas partes externas e álcool isopropílico nas internas, pois essas substâncias não estragam os componentes. Inclusive, o álcool é usado na limpeza interna de eletrônicos, sendo indicado para telas de computadores e celulares.
Aliás, o ideal é que você disponha de álcool gel para as mãos e o isopropílico para o celular no interior do veículo. Assim, pode usá-los quando for preciso, o que inclui quando outras pessoas usam o carro ou você entra no veículo carregando o celular e algum pacote, por exemplo.
3. Leve o veículo para fazer uma limpeza profissional
Existem várias alternativas de limpeza profissional no mercado, como a sanitização, a aplicação de ozônio e, muito importante, a do ar-condicionado. Os filtros desses equipamentos acumulam ácaros e podem ser um local de proliferação de várias doenças.
Essas opções não são baratas, mas são fundamentais se o carro já estiver um pouco mais rodado e não tiver passado por esses procedimentos recentemente. Depois de contratar esses serviços, fica mais fácil garantir a manutenção da limpeza. Aliás, algumas seguradoras passaram a oferecer o serviço de limpeza em seus centros de manutenção. Verifique se é o caso da sua.
4. Evite o acúmulo de lixo
Lenços de papel são um ótimo exemplo de resíduos que você deve evitar dentro do veículo, sem falar das máscaras descartáveis, pois são itens com alto potencial de contágio de várias doenças.
Ao mesmo tempo, eles devem ser descartados de forma adequada, e como qualquer outro lixo, nunca devem ser jogados na rua. O ideal é que você providencie um lugar para reservá-los, que possa ser adequadamente fechado. Não deixe nenhum lixo acumular no veículo, principalmente esses que oferecem mais risco à saúde.
Se você pretende trocar de carro, não esqueça de providenciar o seguro dele e considere fazer a higienização do veículo, principalmente a limpeza do ar-condicionado e do estofado. Por falar em seguro, você já sabe como as seguradoras estão lidando com a pandemia?
Confira o post que separamos para você e saiba se o seguro de vida cobre a infecção por Coronavírus!