investidor conservador

Você é conservador em seus investimentos? Entenda porque o seguro de vida é uma boa opção!

Ser um investidor conservador é pensar e planejar o seu futuro de uma forma estável e garantida. Ao contrário do perfil arrojado — que é muito mais agressivo na hora de alcançar rendimentos elevados — esse tipo busca maior segurança e liquidez de seus investimentos. Por isso, o seu objetivo são os ativos de menor risco e que oferecem mais controle sobre a rentabilidade final.

Entre esses dois tipos de perfil, temos também o moderado, que funciona como um meio-termo. Assim, mesmo buscando por mais segurança, ele conta com uma certa tolerância aos ativos de risco. Com as diferentes modalidades de investimento, é crucial saber em que tipo de produto você irá colocar o seu dinheiro.

Por isso, separamos, neste texto, as principais características de um investidor conservador para você ter certeza se você se encaixa nesse perfil. Confira!

Quais são as características de um investidor conservador?

Se aplicar o seu dinheiro em um ativo de renda variável é uma situação desconfortável para você, pode ser que você seja um investidor com perfil conservador. Ainda assim, o tipo moderado pode priorizar por investimentos mais seguros, variando as suas aplicações de acordo com diferentes fatores, como o momento atual de sua vida. 

Para tirar suas dúvidas, confira as principais características de um investidor conservador e veja se você se encaixa com esse perfil. 

Menor disposição à riscos

Um dos principais pontos que separam os investidores conservadores dos demais perfis é a sua indisposição para ativos de risco. Por isso, eles preferem investimentos com retornos previsíveis.

Ainda que em alguns casos possa ser incluído uma pequena parcela de ativos de risco variável, o foco desse perfil de investidor são as alternativas com maiores garantias de retorno, como o tesouro direto e o CDB.

Busca pela estabilidade e segurança

Os investidores conservadores buscam a segurança acima de tudo. Desse modo, eles trabalham com um objetivo: evitar riscos que podem impactar negativamente no seu capital. Ainda que eles possam colocar dinheiro em ativos mais arriscados, a preferência sempre tende para o lado mais garantido dessas aplicações.

Portanto, a aquisição de produtos financeiros para proteger o seu capital aplicado é uma prática bastante requisitada por esse tipo de perfil. Dessa forma, o investidor conservador busca a estabilidade e segurança de seus esforços para assegurar o melhor rendimento de acordo com a garantia que eles podem trazer.

Busca de ganhos a longo prazo

Ainda que a maioria dos investimentos priorizados pelo perfil conservador sejam a curto prazo, a diversificação da carteira de ativos é fundamental para alcançar bons rendimentos — mesmo sendo cauteloso na hora de aplicar o seu dinheiro. Nesse sentido, existem algumas aplicações que são mais estáveis e adequadas a esse tipo, como os FIIs e o fundo de ações.

Como o seguro de vida pode ser uma boa opção?

Conforme o perfil do investidor conservador, a busca por mais estabilidade é um fator importante para maior tranquilidade em suas ações. Por isso, o seguro de vida é uma excelente opção para quem procura por mais segurança. Esse serviço é fundamental para manter o seu padrão financeiro e conseguir reequilibrar o seu caixa caso ocorra algum imprevisto.

Indo além da indenização em caso de morte ou invalidez permanente, esse serviço se mostra um produto indispensável para quem procura por mais estabilidade. O seguro de consórcio é outra opção para quem quer maior segurança em seus investimentos. Ele pode fazer toda a diferença durante a resolução de problemas, arcando com os custos sobre o valor de crédito adquirido, somando também as taxas previstas sobre as aplicações.

Pronto! Agora você poderá avaliar melhor o seu perfil e identificar se você se encaixa nas características do investidor conservador. Lembre-se que é muito importante saber essas informações para nortear melhor as suas ações na hora de colocar o seu dinheiro e tirar melhor proveito de seus investimentos.

Gostou deste texto? Aproveite para compartilhá-lo nas redes sociais para apresentar essas informações aos seus amigos interessados no assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.