Metas financeiras: importância, como definir e como aplicar no dia a dia
Cuidar das finanças nunca foi tão importante. Com tantas mudanças econômicas e sociais enfrentadas pelo país e, também pelos efeitos inesperados da pandemia causada pelo Covid-19, ter um planejamento em relação aos ganhos e gastos pode ser um passo fundamental.
Quando o tema é economia e investimentos, existe uma premissa básica, que deve sempre ser lembrada: estabelecer metas financeiras pode ajudar você a organizar o seu orçamento! As metas, além de trazerem mais equilíbrio nos gastos, também são uma motivação a mais para quem precisa poupar ou começar a investir.
Mas, afinal, o que são as metas financeiras, quais os tipos existentes e como fazer um planejamento que seja prático e fácil de executar? Ainda que essas questões pareçam desafiadoras, existem algumas dicas interessantes que podem ajudar você nesse processo. Confira!
Índice
Metas financeiras: o que são e como estabelecer?
As metas financeiras demandam a identificação de um objetivo. Ao saber em que lugar você quer chegar, fica mais fácil delimitar os caminhos e as possibilidades. As metas são, portanto, uma forma mais clara e prática de organizar os gastos e os ganhos, de acordo com um resultado final esperado.
Ter um propósito vai ajudar você nesse percurso. Por isso, é importante que você tenha uma visão analítica e estratégica da sua realidade financeira. Afinal, qual é o seu objetivo?
Seja para criar uma poupança, comprar um carro ou imóvel, para organizar o orçamento familiar ou, até mesmo, juntar uma quantia de dinheiro para viajar, é importante que você defina o que quer e quais ações assumirá.
Quais são os tipos de metas financeiras existentes?
Entender os tipos de metas existentes também é um passo importante. Normalmente, as metas são divididas a partir dos prazos. Metas de longo prazo, por exemplo, envolvem um planejamento maior e a definição de objetivos mais complexos, como a aposentadoria.
Metas de curto e médio prazo normalmente são mais simples, mas também demandam organização. Seja para uma viagem, para uma compra, para pagar contas atrasadas ou para investir em educação: é interessante que você identifique a relevância de cada uma delas e o período que precisa para atingi-las.
Como colocar as ações em prática?
Um dos primeiros passos para quem deseja atingir metas financeiras é a mudança de hábitos. Ter uma nova perspectiva sobre suas necessidades vai fazer com que seus objetivos se concretizem. É fundamental, no entanto, encarar a realidade e fugir de objetivos irreais ou exagerados demais, isso só vai te trazer frustração.
Dentre as ações que você pode assumir para atingir as metas financeiras, existem algumas práticas comuns e eficientes, como:
- diminuir os gastos e reservar um montante para a poupança;
- negociar dívidas em busca de juros mais baixos;
- estabelecer uma renda extra;
- investir em um consórcio;
- construir uma reserva de emergência;
- adiantar parcelas para amortecer uma dívida;
- utilizar aplicativos ou planilhas de controle etc.
Se as suas metas envolvem a família, é interessante que todos os membros façam parte do processo. Esposa, marido, filhos, mãe, pais, tios etc. Por que não colocar todos para ajudar? Até porque, quando essa tarefa é compartilhada, ela pode ficar ainda mais fácil (e também agradável de executar).
As metas financeiras podem ser muito positivas quando encaradas com disciplina e seriedade. Determinar e alcançar um objetivo, além de ser algo extremamente positivo, pode também deixar o seu futuro ainda mais tranquilo!
E então, gostou das dicas de finanças e já sabe quais são suas metas financeiras? Esperamos que sim! Não se esqueça que os seguros (seja de vida, de carro ou residencial) também ajudam no processo de organização financeira e fazem com que você esteja mais protegido diante de situações inesperadas. Conte com a Valiant Seguros para ajudar você nesse processo.