O que é cotação de seguro e como analisá-la?
Este texto explica de modo objetivo e detalhado o que é cotação de seguro e como ela é importante para que você identifique a melhor opção para o seu caso, garantindo a sua proteção, que, afinal, é o motivo para contratar esse serviço.
Ao ler essa afirmação, você pode pensar que uma cotação de seguro trata-se apenas de um processo de levantamento de preço, buscando encontrar o mais baixo, pois seguro é tudo igual. Não se engane! Nenhum produto ou serviço é igual e, normalmente, o mais barato não é a melhor opção em termos de retorno e benefícios.
Se existe um segmento no qual isso se confirma, é o de seguros. Especialmente, porque não existe o melhor seguro de carro, por exemplo. O que há é o melhor para o seu automóvel, considerando o seu perfil, os seus hábitos e o seu modo de vida. Daqui alguns anos, nem mesmo a melhor apólice para você contratar hoje continuará como a alternativa preferível, pois as condições mudam.
Então, o melhor é continuar a leitura e entender detalhadamente como funciona a cotação e como ela pode fazer com que se sinta realmente seguro e tranquilo. Confira!
Índice
O que é cotação de seguro?
É um processo efetuado pelas corretoras junto às seguradoras com o objetivo de encontrar as melhores condições para os seus clientes, considerando principalmente:
- garantir as coberturas essenciais para cada caso ao personalizar o contrato;
- encontrar o melhor custo-benefício equalizando preço, prazos e benefícios;
- garantir o cumprimento das regras para o pagamento de indenizações;
- levantar a franquia ideal;
- usar todo o seu conhecimento na busca de uma solução financeira para o segurado, garantindo que ele faça um bom negócio;
- agregar os serviços adicionais necessários para cada cliente.
Enfim, podemos resumir que o objetivo é buscar no mercado as melhores ofertas disponíveis, de acordo com cada caso e perfil de cliente para sugerir a melhor opção de contratação de seguros disponível naquele momento.
Obviamente, do mesmo modo que existem diferentes perfis de consumidores, há diversificadas políticas entre as corretoras. Algumas podem focar a busca do melhor preço, mesmo que isso diminua as vantagens e benefícios do serviço contratado. Afinal, existem clientes determinados a investir o mínimo possível, mesmo que precisem amargar uma perda em termos de conforto e segurança.
Contudo, é justamente por esse motivo que a personalização é importante não apenas na elaboração da cotação, como também no atendimento prestado, pois isso permite direcionar a pesquisa de acordo com cada cliente e momento de sua vida, já que as demandas mudam.
Além disso, algumas pessoas também optam por fazer cotações em instituições financeiras, mas renunciam à orientação do corretor quando fazem isso. Desse ponto de vista, considere que a cotação é uma ferramenta usada pelo profissional para ajudar na decisão.
Para economizar com o seguro auto, por exemplo, pode ser o caso de fazer um seguro para terceiros. Porém, se não for orientado sobre o que pode abrir mão, o cliente corre o risco de ser surpreendido no momento de um acidente e “ficar na mão”. Além de evitar esse tipo de problema, o trabalho do corretor ajuda com os procedimentos nesses momentos a fim de que o contratante saiba o que fazer em caso de sinistro.
Nesse contexto, a expertise do profissional e da corretora é fundamental para garantir um bom negócio para o segurado. Isso porque um profissional preparado pode explorar possibilidades na busca de uma solução financeira, no lugar de se limitar a escolha de uma lista de coberturas.
Desse modo, um corretor de visão, apoiado por uma corretora estruturada, que valorize, entenda e dissemine essa abordagem, vai explorar as características de cada produto em busca da melhor solução, com o melhor custo benefício, agregando ferramentas e estratégias que fazem com que o investimento se pague ao longo do tempo.
Como é o processo de cotação?
Na busca do melhor seguro para o cliente, as boas corretoras usam ótimas ferramentas tecnológicas, que as conectam diretamente com as seguradoras e automatizam boa parte do procedimento, inclusive nas análises preliminares, que também são desenvolvidas com o uso de softwares específicos.
Não vamos entrar em detalhes sobre essas tecnologias, pois essa informação só teria relevância para outras corretoras, mas o importante é saber que essas ferramentas:
- agilizam o processo: com o uso da automação, as cotações são enviadas em segundos e retornam imediatamente;
- diminuem erros: isso evita que os dados de uma cotação precisem ser digitados repetidamente em diferentes sistemas;
- protegem os seus dados e a sua privacidade: várias informações confidenciais são necessárias na cotação e é preciso garantir que elas não sejam violadas, bem como não sejam acessíveis por pessoas mal-intencionadas;
- facilitam a personalização: os seus dados e o seu perfil ficam armazenados, permitindo que o seu histórico seja usado como fonte de informação para encontrar a melhor solução.
Feita a cotação, o próprio sistema faz uma pré-seleção, que é checada e ajustada pelo corretor para ser apresentada a você. Com base no seu feedback, ele poderá negociar por você, quando for o caso, personalizar mais algum detalhe e, se preciso, fazer até uma cotação adicional.
Depois de sua aprovação, a continuidade do processo também será automatizada, bastando selecionar a opção que você escolheu. Isso vai garantir que os detalhes do seu contrato não sofram nenhuma alteração indesejada, o que poderia acontecer caso fosse preciso digitar tudo novamente.
Quais os critérios usados pelas seguradoras?
No processo de cotação, ainda é preciso ter muita atenção aos critérios adotados pela seguradora. Uma boa corretora de seguros está em constante busca por essas informações porque elas mudam constantemente. Se em uma determinada região do país o roubo de veículos passa a ser mais incidente, por exemplo, o critério adotado poderá mudar.
Elas levam em conta o perfil do cliente, que pode indicar as pessoas com maior risco de sofrer um acidente de acordo com a idade e até o gênero, o que é feito sem nenhum preconceito, pois tudo é determinado com base em dados por profissionais que fazem cálculos atuariais, os quais são os usados pelas seguradoras.
Sendo assim, essas demandas mudam e são específicas, dependendo da região que você está, do seu perfil, do tipo de seguro que precisa, das coberturas essenciais e assim por diante. Conhecê-las é fundamental para, inclusive, evitar a contratação fora das regras, o que pode dar o direito à seguradora de negar a indenização no caso de uma informação errada sobre idade, por exemplo.
Agora que você sabe o que é cotação de seguro, também deve estar evidente que a qualidade do atendimento de uma corretora depende da sua estrutura e da qualificação de sua equipe. Você sabia que a Valiant é considerada referência de atendimento pelo mercado, inclusive por algumas das maiores seguradoras brasileiras?
Entre em contato e saiba o porquê. Nosso processo é constantemente aprimorado para conseguir a melhor cotação para você!