Parto humanizado: você sabe como funciona?
Você já ouviu falar sobre o parto humanizado? Essa é uma técnica que tem recebido cada vez mais adeptos, por prezar pelo bem-estar da mulher e do bebê durante todo o processo de gestação. Isso porque, o momento de dar à luz, apesar de ser especial, traz consigo uma série de desafios. Além disso, no Brasil, ainda não existem legislações voltadas para a violência obstétrica, de modo que mais de 11,3% das mulheres passam por situações desagradáveis durante o parto, devido a algumas condutas profissionais.
Por isso a importância da adoção de medidas que visam reduzir as inseguranças relacionadas a esse momento e proporcionar mais conforto. Assim, movimentos que visam o cuidado com a saúde física e emocional, tanto da mãe quanto do bebê, durante o parto têm ganhado força. Neste post, explicamos o que é o parto humanizado, como ele funciona, seus principais benefícios e para quem é indicado. Continue a leitura para saber mais!
Índice
O que é o parto humanizado?
O parto humanizado é um processo no qual há o mínimo de intervenções médicas. As vontades e decisões da mãe sãos respeitadas, assim como as necessidades do bebê, priorizando o bem-estar de ambos. Dessa forma, para a maioria dos casos, o método permite que o corpo da mulher trabalhe de maneira natural durante o nascimento do bebê, sem o uso de medicamentos ou técnicas invasivas.
Mas isso não significa que o parto seja realizado sem a presença de médicos. Todo o procedimento tem a assistência de profissionais especializados na humanização e, caso algum problema ocorra, a equipe médica estará pronta para agir em prol da saúde da parturiente e do seu bebê. Basicamente, o parto humanizado tem como objetivo oferecer um apoio psicológico e físico para que ambos possam ter o primeiro contato de maneira natural e com o mínimo de desgaste emocional.
Como funciona?
A decisão do parto humanizado pode ser tomada durante o período pré-natal. Desde esse momento as iniciativas podem ser realizadas para garantir o conforto e a tranquilidade da família e do recém-nascido. No entanto, esse procedimento não é padronizado. Tudo ocorre de acordo com as necessidades que a mãe e o bebê apresentam. Dessa forma, a assistência pode ocorrer, inclusive, após uma cesárea, quando é necessário esse tipo de intervenção.
A ideia da humanização do parto é deixá-lo o mais natural possível. Sendo assim, o ambiente é preparado para um maior conforto, podendo ser realizado em hospitais ou na própria casa da família. Os ruídos ou qualquer interferência externa são evitados e as pessoas queridas dão apoio à mãe.
Além disso, há a assistência da equipe médica, com o monitoramento dos batimentos cardíacos, da evolução do parto, das condições do nascimento do bebê e de toda a parte técnica do processo. Música, massagem, alimentos leves, banheira, entre vários outros recursos que deixem a mulher confortável e feliz, criando um clima agradável no ambiente, podem fazer parte do parto humanizado.
Quais os benefícios do parto humanizado?
O parto humanizado consegue oferecer uma série de benefícios ao recém-nascido e à sua família. Veja, a seguir, quais são os principais!
Conforto
Em geral, as situações que envolvem o momento do parto, aumentam a ansiedade de toda a família. Quando a equipe médica cria tensão ou provoca situações desagradáveis à mulher, causam efeitos negativos que interferem ainda mais no conforto necessário.
Quando a grávida não se sente bem acomodada, a sensação de dor e o estresse aumentam consideravelmente, impactando em todo o trabalho de parto. Além disso, interferências como o ambiente gelado, barulhos e muitas pessoas desconhecidas podem ser desconfortáveis para o próprio bebê, que se depara com essa situação logo nos primeiros segundos de vida.
Já com o parto humanizado, todos esses eventos que podem atrapalhar o conforto do filho e da mãe são minimizados, o que possibilita vivenciar o momento de maneira muito mais agradável. Isso ajuda também na criação do vínculo e na tranquilização do recém-nascido.
Bem-estar psicológico
Por estar confortável e receber toda a assistência necessária, o estado psicológico da mulher se torna muito mais positivo. Esse já é um fator que pode contribuir muito para o controle emocional, mesmo diante da variação hormonal que ocorre durante e após o parto.
Ao priorizar o bem-estar psicológico, é colocado em primeiro lugar também a saúde física da mãe e do bebê. Todos esses efeitos podem ser sentidos a longo prazo, inclusive, com a diminuição dos casos de depressão pós-parto, maior facilidade na amamentação, troca afetiva, entre outros.
Segurança
O parto humanizado jamais deixa de lado a segurança de todos os envolvidos no processo. Além disso, possibilita que o primeiro contato do bebê seja com a mãe, permitindo que o recém-nascido faça rapidamente a sua primeira mamada e consuma o colostro — nome dado ao primeiro leite após o parto, fundamental para o sistema imunológico do pequeno.
Para quem é indicado?
O parto humanizado é indicado para todas as gestantes que tenham interesse em ter essa experiência. Entretanto, é importante conversar com o médico responsável pelo pré-natal, a fim de verificar se não existe nenhum problema de saúde que possa colocar em risco, a integridade da mulher ou do bebê durante o procedimento. Em geral, esse tipo de parto não é recomendado para pessoas com diabetes, doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, ou em alguns casos de gravidez de alto risco.
Sendo assim, é fundamental conversar com os profissionais que estão acompanhando toda a gestação. Além disso, para ter mais segurança nesse momento, vale a pena a contratação de um seguro de vida. Esse tipo de serviço oferece um conjunto de benefícios, que proporciona mais tranquilidade e ajuda a reduzir diversas despesas.
Como vimos, o método que proporciona um parto humanizado é um dos favoritos quando o assunto é proteção da parturiente e do seu bebê, já que ele garante um ambiente favorável para receber o novo integrante da família. Esse momento diferenciado pode ser ainda mais tranquilo ao contratar um seguro de vida.
O que achou deste assunto? Ficou com alguma dúvida sobre as vantagens da contratação do seguro de vida? Aproveite a oportunidade e deixe um comentário logo abaixo!