patrimônio pessoal

Quais as vantagens e como construir um patrimônio pessoal?

Segurança, conforto e estabilidade são alguns dos motivos para a construção de um patrimônio pessoal. Por isso, dada a importância do tema, decidimos elaborar este post especial sobre o assunto. O nosso objetivo é argumentar porque você deve começar essa jornada logo cedo para garantir um bom futuro financeiro, tanto para você quanto para quem você ama. 

Patrimônio é tudo aquilo que você conquista, material e financeiramente, ao longo da vida, como imóveis, veículos, ações, apólices, empresas, cotas e afins. É a acumulação de riqueza que você realiza ao longo de uma vida, por meio de boas decisões, oportunidades e investimentos. 

Neste post, você entenderá o porquê é tão importante construir o seu e como iniciar essa jornada com o “pé direito”. Confira!

Por que é importante construir um patrimônio pessoal?

A estruturação de um bom patrimônio está ligado a três aspectos muito importantes para a sua vida, como a segurança financeira, a estabilidade orçamentária e a garantia de condições e oportunidades. A seguir, confira esses pontos com mais detalhes.

Segurança financeira

Ter um bom patrimônio não significa apenas ter um grande volume de ativos e passivos patrimoniais. Na realidade, a construção de um bom patrimônio é caracterizado pelo estabelecimento de boas fontes de renda recorrentes, que garantem conforto e previsibilidade, o que interfere positivamente na sua qualidade de vida. 

Estabilidade orçamentária

Para quem vive de salário a salário, a rotina pode ser muito estressante. Com um bom patrimônio e uma ampla reserva de emergência, você tem tudo o que precisa para garantir o seu estilo de vida por meses e até anos, o que garante tempo para que você possa se adaptar às situações e tomar decisões fundamentadas, sem euforia, ansiedade ou medo. 

Garantia de condições e oportunidades

A maioria das pessoas quer um bom patrimônio para oferecer à família tudo o que não tiveram, seja em mimos, experiências ou oportunidades — em outras palavras, a garantia de um bom futuro para os filhos. Mas um bom patrimônio é positivo mesmo para quem não tem esse foco, pois permite que você invista, doe e financie iniciativas que são importantes para você. 

Como começar a construir um patrimônio pessoal?

A construção de um bom patrimônio pessoal percorre pelo menos cinco etapas fundamentais, as quais estão listadas a seguir.

Solvência

Não dá para construir patrimônio estando atolado em dívidas — não no sentido proibitivo. A realidade é que as dívidas são extremamente prejudiciais para a consistência dos seus aportes, economias e investimentos, pois você está constantemente lutando contra algo que não para de crescer. Por isso, tudo começa pela quitação das pendências.

Planejamento

A construção de um bom patrimônio costuma ser um projeto de médio a longo prazo. Por isso, é preciso estruturar um planejamento, repleto de metas e objetivos que possam ser acompanhados, e que se estendam ao longo do período desejado. Assim, você consegue reforçar sua responsabilidade e disciplina, para chegar até o final. 

Economia

Conforme você analisa o seu orçamento e coloca tudo na “ponta do lápis”, fica fácil perceber os muitos excessos, desperdícios e gastos desnecessários. Por isso, uma das etapas mais importantes após o planejamento é o corte de gastos. Você não precisa prejudicar severamente a sua qualidade de vida, apenas aparar os excessos e redundâncias do seu orçamento.

Qualificação

Com o tempo, você consolida o hábito de aportar tudo o que sobra após o custeio das suas despesas. São essas aplicações que criam a sua formação patrimonial. No entanto, a melhor forma de acelerar essa construção é com o aumento das suas receitas e, para isso, é preciso investir em você, capacitando-se em temas e competências estratégicas para o seu mercado. 

Investimento

O investimento deve ser contínuo. Construir um patrimônio não tem ligação com risco elevado ou especulação em qualquer tipo de mercado. Na realidade, o ideal é adotar um posicionamento de longo prazo, com uma postura conservadora, ou no mínimo moderada, privilegiando retornos consistentes em vez da lucratividade explosiva. 

A construção de um bom patrimônio pessoal exige dedicação, tempo e estratégia. Como todas as coisas que demandam esforço e disciplina, o resultado claramente vale a pena.

Gostou deste post sobre patrimônio pessoal? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos relevantes para a sua vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.