Guia completo para prevenção de acidentes domésticos
No Brasil, mais de 30% dos feridos em hospitais são vítimas de acidentes domésticos. Durante a pandemia, esses índices aumentaram em 110%. Além disso, as principais vítimas dessas ocorrências, na grande maioria dos casos, são crianças. Então, a prevenção de acidentes domésticos é um assunto extremamente importante em nossa sociedade, ainda mais considerando que eles podem ser fatais.
Mesmo que o seu lar represente um ambiente de segurança para você e sua família, saber se proteger é fundamental para garantir uma vida longa e saudável. Neste texto, separamos um guia completo para auxiliá-lo na prevenção de acidentes domésticos. Para isso, separamos as principais causas que podem ocorrer com você e sua família e como pode evitá-las. Confira!
Índice
Quais são os principais tipos de acidentes domésticos?
Quando falamos sobre acidentes domésticos, nos referimos a quaisquer ocorrências não previstas e que podem causar ferimentos e lesões às vítimas, ao imóvel e até mesmo ao meio ambiente. Além disso, esses danos podem ser causados de forma temporária, definitiva ou fatal, como em alguns casos.
Para ajudá-lo a proteger o seu núcleo familiar e evitar problemas, separamos uma lista com as principais causas para ajudá-lo na prevenção de acidentes domésticos.
Asfixia
Você provavelmente já se engasgou durante uma refeição, certo? Pois saiba que esse é um dos principais tipos de acidente doméstico e que pode ser fatal dependendo de sua intensidade. A asfixia ocorre principalmente com crianças e idosos, mas jovens e adultos também estão suscetíveis a esse tipo de problema.
Ao ingerir um alimento rapidamente, pode ser que a comida fique agarrada em suas vias respiratórias, causando asfixia. Caso a vítima não receba os primeiros socorros imediatamente, ela pode acabar desmaiando e, eventualmente, falecendo.
A asfixia pode ser considerada grave quando a vítima está há mais de 30 segundos sem conseguir respirar ou apresentando uma cor azulada nas mãos e na face. Nessa situação, chame imediatamente uma ambulância ou leve a pessoa a um pronto-socorro para evitar maiores complicações.
Intoxicação
A intoxicação é um acidente doméstico que pode acontecer devido a diferentes fatores. A mais conhecida é a intoxicação alimentar. Mundialmente, mais de 600 milhões de pessoas adoecem anualmente devido às más condições dos alimentos. Ainda dentro desse índice, aproximadamente 420 mil morrem vítimas dessa causa.
Deixar uma refeição parada muito tempo em condições irregulares pode acabar fazendo com que o alimento perca as suas propriedades nutricionais e se torne um verdadeiro veneno para o nosso organismo.
As más condições de armazenamento são a principal causa desse tipo de ocorrência. É preciso entender que cada tipo de comida exige um ambiente próprio para a sua conservação. Além disso, é preciso ficar de olho no prazo de validade para evitar ingerir alimentos estragados e que podem comprometer a saúde do seu organismo.
Procure sempre observar o aspecto da comida antes de ingeri-la. O cheiro também é um ótimo indicador para determinar se o alimento já passou do prazo e não está adequado para o consumo. Caso perceba alguma diferença na superfície ou sinta um odor diferente, o ideal é descartar imediatamente o prato e procurar outra refeição para consumir.
Quedas
Todos nós já levamos algum tombo em casa. As quedas podem ocorrer devido a um chão molhado ou a um simples desequilíbrio. Porém, é preciso dar a devida atenção a esse tipo de acidente doméstico.
As quedas são responsáveis por acidentes graves no ambiente residencial envolvendo os idosos. Segundo dados, 61,1% das quedas de pessoas na terceira idade são dentro de suas casas. Ainda que a principal causa seja a escorregada, os degraus e o desequilíbrio geram grandes impactos nos índices de quedas.
Por isso, é fundamental garantir um ambiente preparado e adequado para que as pessoas transitem com mais tranquilidade dentro de casa. A iluminação, por exemplo, é fundamental para evitar quedas.
Além disso, esse acidente doméstico também está relacionado aos trabalhos de manutenção do lar. É muito comum observarmos aqueles casos de quedas de escadas quando se troca uma lâmpada, por exemplo.
Queimadura
Esse é outro tipo comum de acidente doméstico. Você provavelmente já queimou a mão durante o preparo de alguma refeição, seja em uma panela quente ou com algum respingo de água fervente em sua pele. Nesses casos, o máximo que sentimos é a sensação de desconforto causada pela dor.
Mas saiba que, em muitos casos, a queimadura pode ser um perigo para a nossa saúde. Muitos eletrodomésticos podem atingir altas temperaturas como uma torradeira ou um grill. A falta de atenção pode ocasionar um grave acidente para as vítimas, principalmente para os mais idosos.
Muitos desses acidentes geram queimaduras de 2º grau nas vítimas. Sua recuperação, além de demorada, pode ser dolorosa. Por isso, todo o cuidado é necessário para garantir a sua integridade e também a daqueles que você ama no ambiente residencial.
Objetos afiados e/ou cortantes
Diariamente, temos que lidar com diversos objetos afiados ou cortantes para realizar as nossas tarefas. Imagine cortar uma carne sem utilizar uma faca. Provavelmente você não teria a mesma precisão ou até mesmo conseguiria realizar esse processo sem o utensílio adequado.
Porém, o uso indevido ou a falta de atenção com esse tipo de objeto pode causar sérios ferimentos que exigem cuidados imediatos. Esse tipo de acidente doméstico também pode ser associado às quedas, já que um escorregão ao segurar uma faca pode piorar a situação da vítima.
Há também eletrodomésticos dotados de hélices que demandam atenção durante o uso. Além disso, uma boa dica para a prevenção desse tipo de acidente doméstico é ter cuidado com cabelos soltos ou seus dedos ao manusear esse tipo de objeto.
Choques elétricos
Todos os lares são compostos por uma série de equipamentos e eletrodomésticos que exigem energia elétrica para funcionarem. Acontece que a falta de conservação desses objetos, com o tempo, traz alguns problemas que podem ocasionar um tipo de acidente doméstico muito comum: os choques elétricos.
Muitas pessoas têm o hábito de desligar os seus eletrônicos da tomada puxando o plugue pelo cabo. Acontece que essa prática prejudica o seu cabo e, ao longo do tempo, danifica e expõe os fios internos que podem causar um choque elétrico nos usuários.
Além disso, há também problemas com fiação solta ou exposta dentro de casa. O ideal é contar com protetores de tomadas para eliminar esse tipo de problema, principalmente em residências com crianças.
Ataques de animais
Ter um bichinho de estimação é uma ótima forma de encher a casa de alegria. Compartilhar o amor de um pet é um hábito muito comum em nossa sociedade. Porém, você sabia que o ataque de animais é um acidente doméstico muito comum no país?
Em muitos casos, nossos bichinhos estão acostumados apenas com a nossa presença. Por isso, eles podem se sentir intimidados com outras pessoas e, em algumas situações, acabam atacando os seus amigos ou vizinhos. Eles podem até mesmo atacar outros animais caso se sintam ameaçados.
Quais são os mais comuns com crianças?
Além dos acidentes domésticos mais comuns que citamos aqui, existem algumas ocorrências que podem impactar o dia a dia dos pequenos. Separamos uma lista com as principais situações que podem colocar as crianças em risco no ambiente residencial. Veja!
Sufocação
Ter um filho recém nascido é um momento muito delicado, principalmente para os pais de primeira viagem. Por isso, em períodos mais frios, é normal nos preocuparmos com os pequenos e querer trazer o máximo de conforto e aconchego para eles.
Porém, uma das principais causas de acidentes domésticos fatais com as crianças está relacionada à sufocação. Ela pode acontecer devido ao peso de cobertores, lençóis, protetores e outros acessórios.
Durante a noite, a criança pode se mexer de tal forma que ela não consegue respirar. Além disso, as crianças em desenvolvimento também podem sofrer problemas com a sufocação causada pela ingestão de objetos pequenos, como peças de brinquedos.
Intoxicação
Além da intoxicação alimentar citada antes, existe outro problema que pode impactar a saúde de seus filhos. Como as crianças estão em fase de aprendizado, é muito comum elas serem extremamente curiosas com as coisas.
Isso envolve a ingestão de coisas que não são próprias para o consumo, como produtos de limpeza. Acontece que esse tipo de produto conta com agentes químicos. Por isso, eles são extremamente tóxicos e a sua ingestão pode trazer graves problemas caso isso não seja tratado com urgência.
Outro problema de intoxicação também envolve a ingestão de medicação. É comum a criança observar a rotina dos pais e querer imitar algumas práticas. O ideal é deixar tudo que pode ser prejudicial aos pequenos longe de seu alcance para preservar a sua saúde.
Quedas
Assim como os adultos estão suscetíveis às quedas em casa, as crianças também sofrem desse tipo de acidente doméstico. Como os pequenos têm muita energia para gastar, faz parte da rotina delas explorarem todos os cantos de um imóvel.
Acontece que muitas dessas brincadeiras podem envolver algum tipo de risco às crianças, como cair da janela ou de uma escada, por exemplo. Por isso, a supervisão é fundamental, principalmente para quem mora em apartamento.
Afogamento
Ter uma piscina em casa é a melhor forma de aproveitar dias quentes e relaxar dentro de sua zona de conforto. Mas elas também podem indicar um perigo em potencial, principalmente para quem tem crianças pequenas em seu núcleo familiar.
Um simples escorregão durante um momento de brincadeira sem supervisão pode fazer com que a criança se afogue sem os pais perceberem. Para isso, é fundamental deixar as piscinas sem água ou cobri-las durante os períodos que não estão usando.
O mesmo vale para as banheiras e vasos sanitários. Por isso, vale considerar o uso de travas especiais para isolar esse ambiente dos pequenos. Além disso, os baldes d’água, bacias e tanques de lavar roupa também apresentam riscos às crianças menores. Mesmo com um baixo nível de água, é fundamental ficar de olho para garantir a segurança de seus filhos.
Queimadura
A cozinha é um ambiente extremamente perigoso para as crianças. Além de contar com vários objetos cortantes e perfurantes, aqui os pequenos estão expostos a eletrodomésticos que podem causar sérios problemas de queimadura.
O mesmo vale para vários outros objetos que podem gerar queimadura, como fósforos, isqueiros e produtos químicos. Com muito cuidado e atenção, é possível realizar a prevenção de acidentes domésticos que causam queimaduras e garantir a saúde dos seus filhos.
Choques elétricos
Outro grande risco à integridade física das crianças são os choques elétricos. Muitos se enganam que esse risco está limitado apenas aos adultos da família. Uma tomada sem proteção, por exemplo, é o suficiente para apresentar uma terrível ameaça às crianças.
Devido à grande curiosidade dos pequenos, é muito provável que eles tentem encaixar um garfo ou uma faca nas tomadas, o que pode gerar um grande acidente. Além disso, os fios soltos também podem representar riscos aos seus filhos.
Quais as principais dicas de prevenção de acidentes domésticos?
Até agora, apresentamos os principais riscos existentes dentro de casas e apartamentos. Agora chegou a hora de colocar a mão na massa e maximizar a sua segurança e a de seus familiares. Para isso, é crucial preparar o seu lar e garantir um ambiente confortável e protegido.
A prevenção de acidentes domésticos exige responsabilidade e atenção aos mínimos detalhes. Assim, você poderá evitar sustos e ter uma vida longa e saudável. Confira as nossas dicas.
Tenha cuidado com tomadas e fios
Um dos acidentes domésticos mais comuns são os choques elétricos. E isso não é nenhuma surpresa, ainda mais considerando o estado da fiação de casas mais velhas. Porém, é possível evitar esse tipo de problema e garantir a integridade de sua família.
O primeiro passo para essa prevenção de acidentes domésticos é a aquisição de espelhos para as tomadas. Eles são aquelas placas de plástico que ficam envolta dos fios, limitando o acesso apenas ao plugue. Dessa forma, você evita que os fios fiquem expostos e, consequentemente, reduz a possibilidade de choques.
Há um modelo desse espelho específico para quem tem crianças em casa, trazendo ainda mais segurança. Outro ponto de extrema importância na hora de evitar acidentes em casa é o cuidado sobre os fios eletrônicos ligados à tomada. O ideal é que eles não sejam acessíveis para evitar possíveis tombos no seu dia a dia.
Invista em equipamentos de proteção
Mesmo com todo o cuidado do mundo, é fundamental investir em sua segurança e garantir mais conforto em seu lar. Existem vários equipamentos de proteção que podem ser instalados em sua casa e ajudá-lo nessa prevenção de acidentes domésticos.
A tela de segurança em janelas é um ótimo exemplo. Ela serve como uma camada de proteção às crianças, evitando quedas que em muitos casos podem ser fatais. Além disso, ela também ajuda a proteger animais de estimação que costumam se aventurar, como é o caso dos gatos.
Há também travas de segurança que podem ser usadas para selar alguns locais da casa, como o vaso sanitário, e evitar problemas com afogamento de crianças menores. Você também pode investir em pontas siliconadas para instalar nas extremidades de móveis e evitar ferimentos.
Utilize pisos antiderrapantes
Outra excelente maneira de começar a prevenção de acidentes domésticos é com a aquisição de pisos antiderrapantes. Um chão molhado é capaz de causar um tombo em alguém desavisado. Em casas com crianças e idosos, isso se torna um grande problema.
Ainda no assunto sobre o piso, é fundamental também garantir que alguns materiais, como os tacos, estejam alinhados. Assim, você pode evitar tropeços e proteger os seus familiares. Caso o seu lar tenha tapetes, procure sempre os modelos com superfície antiderrapante para eliminar problemas com escorregões.
Dificulte o acesso a remédios e produtos químicos
Como mostramos, um dos principais acidentes domésticos é a intoxicação. Em muitos casos, elas ocorrem pela ingestão excessiva de medicações ou produtos químicos, como materiais de limpeza. Esse problema é recorrente em casas com crianças pequenas.
Como são muito curiosas, as crianças veem seus pais tomando remédio e acreditam que podem fazer o mesmo sem consequências. Como toda medicação é controlada, essa prática pode ser muito prejudicial à saúde dos pequenos, chegando a ser um perigo fatal em alguns casos.
O mesmo vale para os produtos químicos. Sua ingestão é venenosa ao organismo. Para evitar esse tipo de situação e trazer mais segurança ao dia a dia em sua casa, é crucial que você dificulte o acesso das crianças a esse tipo de produto ou medicação.
Para crianças pequenas, basta armazená-los em locais mais altos, como no espelho do banheiro ou em armários suspensos. Em alguns casos, você pode utilizar algum equipamento de proteção, como as travas contra crianças para garantir a proteção dos seus filhos.
Tenha cuidado com objetos pontiagudos e cortantes
Para uma boa prevenção de acidentes domésticos, devemos considerar o risco que determinados objetos podem trazer à nossa integridade, como facas e tesouras. É muito importante ter cuidado na hora de manusear esse tipo de objeto, principalmente em casas com crianças.
Procure sempre deixá-los inacessíveis aos pequenos. Você pode utilizar a trava de segurança para guardá-los em gavetas e armários e proteger seus filhos. Ainda, sempre que for lavar louça na cozinha, procure deixar a ponta dos talheres para baixo no escorredor. Assim, é possível evitar cortes ou perfurações em alguém distraído devido às pontas expostas.
O que fazer em caso de acidente doméstico?
A prevenção de acidentes domésticos ajuda a reduzir ao máximo esse tipo de problema. Porém, não temos como prever o futuro e, por isso, estamos suscetíveis às adversidades da vida. Por isso, caso ocorra algo em seu lar, primeiro você deve tentar manter a calma.
Dependendo da situação, procure prestar os primeiros socorros, como no caso de asfixia. Ainda assim, é extremamente importante ligar para uma ambulância e levar a vítima ao pronto socorro.
É preciso considerar que cada situação demanda um cuidado específico. Por isso, caso tenha dúvidas, entre em contato o mais rápido possível com a central de socorro da sua região para obter o auxílio necessário.
Por que contar com um seguro residencial?
Você sabia que investir em um seguro residencial também é uma excelente forma de fazer a prevenção de acidentes domésticos? A ampla variedade de coberturas desse serviço traz a máxima proteção para os moradores, possibilitando todo o amparo necessário para superar possíveis adversidades.
Ao contratar esse serviço, você estará preparado para agir com mais rapidez na hora de resolver a maioria dos problemas relacionados ao seu imóvel. Veja uma lista de benefícios do seguro residencial na prevenção de acidentes domésticos em sua casa.
Assistência e serviços emergenciais para imprevistos
Todo mundo que mora sozinho já teve que se virar quando o chuveiro queimou ou uma tomada parou de funcionar. Esse tipo de problema é muito recorrente em nossas vidas e, geralmente, demanda custos para ser resolvido.
Contratar um profissional para realizar os reparos emergenciais pode ser muito custoso, porém é a melhor maneira de fazer a prevenção de acidentes domésticos ser mais eficiente em seu lar. Por isso, ao contratar o seguro residencial, você terá a inclusão de uma assistência especializada para realizar diversos serviços em sua casa.
A lista de serviços e assistências é grande, mas podemos listar os seguintes itens:
- eletricista;
- chaveiro;
- reparos em eletrônicos;
- instalação de aparelhos;
- limpeza de calhas;
- troca de telhas;
- conserto de vidro.
Indenizações em casos de sinistros
Ainda que você tenha uma boa prevenção de acidentes domésticos em sua casa, existem alguns fatores que fogem do seu controle, como explosões ou incêndios. Com o seguro residencial, o segurado conta com uma indenização rápida caso precise acionar um sinistro referente às situações previstas na apólice.
Assim, você terá o amparo financeiro necessário para contornar a situação, minimizando o seu prejuízo e trazendo mais estabilidade e conforto para a sua família. Além disso, essa garantia é fundamental para levar uma vida mais leve e tranquila, livre de preocupações.
Cobertura de responsabilidade civil familiar
Com o seguro residencial, é possível ampliar ainda mais a sua proteção e evitar dores de cabeça com possíveis acidentes envolvendo terceiros. Com a cobertura de responsabilidade civil familiar é possível indenizar possíveis danos causados a outras pessoas, como uma visita ou seus vizinhos.
Imagine que seu filho brincando na rua acabe quebrando uma vidraça de outra casa. Com esse serviço, a seguradora garante o pagamento das despesas do seu vizinho, evitando prejuízos para o caixa de sua família. Ele também garante indenizações para acidentes envolvendo funcionários, como uma empregada doméstica e para animais de estimação, como cães e gatos.
Como você viu neste texto, a prevenção de acidentes domésticos é um processo que exige muito planejamento. Ao colocar a segurança de sua família em primeiro lugar e seguir as nossas dicas, temos certeza de que você evitará muitos problemas e poderá aproveitar melhor cada momento ao lado de quem ama!
Aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar mais dicas que podem mudar a sua vida! Estamos no Facebook e no Instagram!