O que é um rastreador de veículos e qual sua importância?
O aumento da taxa de criminalidade no Brasil é um dos principais fatores que tem levado cada vez mais proprietários de automóveis e empresas de transporte a tomarem medidas de segurança, como a contratação de seguros auto e o uso de tecnologias inovadoras, como o rastreador de veículos.
Preparamos este conteúdo para que você entenda o que é e como funciona um rastreador de veículos. Também mostraremos a importância desse dispositivo para garantir a segurança de seu patrimônio. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
O que é o rastreador de veículos?
Em termos simples, um rastreador de veículos é um dispositivo eletrônico cujo objetivo é indicar a trajetória e a localização de um veículo, podendo ser instalado em carros, motos, caminhões e ônibus.
Existem diferentes tipos de rastreadores de veículos, alguns mais simples e, outros, mais complexos, capazes de fornecer uma grande variedade de dados com precisão, como variação de velocidade durante o trajeto e indicação de melhores rotas a seguir. É por isso que alguns modelos são mais indicados para uso urbano e pessoal, enquanto outros são ideais para uso empresarial (frotas de transportadoras, por exemplo).
Como funciona um rastreador de veículos?
As duas principais tecnologias que fazem os rastreadores de veículos funcionar são: via satélite ou radiofrequência. Os rastreadores que funcionam via satélite são os populares GPS, cuja sigla significa “sistema de posicionamento global”, em inglês.
Os GPS são pequenos dispositivos que utilizam uma rede de 24 satélites distribuídos ao redor da órbita da Terra para se comunicar. Esses satélites enviam sinais para os GPS, que são receptores que respondem aos sinais enviando as coordenadas geográficas do veículo em questão.
Os satélites têm relógios de extrema precisão, que utilizam um padrão ressonante de frequência como contador, medindo o tempo com base na propriedade do átomo (relógios atômicos), capaz de conferir o tempo que passou entre a emissão dos sinais e a resposta do GPS. Dessa forma, é possível indicar a localização do veículo com precisão de metros.
Já o dispositivo que funciona por radiofrequência depende de ondas eletromagnéticas captadas por antenas para transmitir os dados. Como essa tecnologia depende da proximidade das antenas, o alcance das ondas de rádio é menor, porém, ainda assim, conta com uma ampla área de cobertura. Geralmente, os rastreadores de veículos por radiofrequência costumam desempenhar bem em locais em que os GPS, às vezes, falham, como subsolos, garagens e túneis.
Qual a importância do rastreador de veículos para sua segurança?
Existem diversos itens de segurança para o veículo cuja finalidade é proteger o patrimônio e a vida do motorista. O rastreador de veículos é comumente utilizado para monitorar, gerir e até mesmo recuperar o automóvel, em situações de furto ou roubo.
Além disso, alguns rastreadores, como os oferecidos nos pacotes de seguros auto da Porto Seguro, permitem a programação de horários de circulação e limites de velocidade, o que é muito útil para gestores de frotas particulares.
Se o veículo circular fora do período de costume ou ultrapassar um limite preestabelecido, o gestor recebe uma notificação por e-mail ou SMS informando o ocorrido em tempo real. Além do mais, o dispositivo oferece relatórios com o histórico completo de horários de circulação, velocidades e posições nos últimos três meses.
Se tem interesse em adquirir essa tecnologia, basta entrar em contato com uma seguradora de credibilidade e solicitar mais informações.
Como você pôde conferir, o rastreador de veículos é uma tecnologia amplamente utilizada tanto para uso individual quanto para uso corporativo, devido ao fato de aumentar a segurança do veículo, proteger o motorista contra riscos maiores e fornecer dados precisos sobre o trajeto.
Quer acompanhar todos os conteúdos da Valiant Seguros? Então siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook e no Instagram!