O que é regresso sanitário no seguro viagem? Entenda aqui!
Em qualquer viagem, seja ela de turismo ou de negócios, você deve priorizar a segurança. A melhor forma de fazer isso, é contratando um bom seguro! A apólice garante que você tenha mais tranquilidade para seguir seu trajeto e, caso precise, conte com o suporte de uma empresa especializada — do primeiro atendimento ao regresso sanitário, em casos de necessidades de atendimento à saúde.
Ninguém está imune a acidentes e eles também podem acontecer quando você está longe de casa. O que você faria se, ao sofrer um acidente sério, precisasse retornar em condições específicas, acompanhado por equipamentos médicos e uma equipe dedicada?
Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o regresso sanitário. Primeiro, exploraremos o conceito, contextualizando-o na dinâmica da viagem. Em seguida, explicaremos a cobertura padrão dos seguros e, claro, evidenciaremos as vantagens de garantir a apólice, antes mesmo de embarcar, e como funciona o seguro viagem da Valiant Seguros.
Afivele o cinto e boa leitura!
Índice
- O que é regresso sanitário?
- Como funciona o regresso sanitário?
- Quais são as principais vantagens de um seguro viagem?
- Assistência médica e odontológica
- Cobertura de medicamentos
- Assessoria jurídica
- Suporte no extravio da bagagem
- Como funciona o seguro viagem da Valiant Seguros?
Índice
O que é regresso sanitário?
Imagine que, durante uma viagem, você sofra um acidente grave e seja encaminhado ao hospital onde recebe os primeiros cuidados. A recuperação, no entanto, será lenta e ainda demandará dias, semanas ou meses. A pergunta imediata é: como você pode voltar para casa sem prejudicar sua saúde?
O regresso sanitário é a resposta para essa dúvida. O processo pode ser solicitado quando o turista não tem condições de retornar ao local de origem em um voo regular. É a equipe hospitalar que decide se o paciente precisa ou não de um regresso sanitário, também chamado repatriação médica.
Muitas vezes, em função de um acidente ou de uma doença, é preciso contar com acompanhamento especializado, aparelhos intensivos e/ou dispositivos respiratórios no avião. Com isso, as despesas sobem consideravelmente — e é indispensável contar com uma boa cobertura de seguro para lidar com elas sem transtornos adicionais.
Como funciona o regresso sanitário?
O parecer dos médicos determina a abertura de um procedimento de regresso sanitário. A depender das necessidades do paciente, a equipe do hospital detalha todos os equipamentos essenciais ao transporte — de uma poltrona maior a uma UTI móvel — e o seguro se responsabiliza pelas aprovações e pelo pagamento dos custos envolvidos.
Na prática, a seguradora se responsabiliza por garantir a integridade do passageiro durante todo o trajeto, disponibilizando, por exemplo:
- voo em avião-ambulância ou em aeronave adaptada, a depender das circunstâncias;
- equipe médica de acompanhamento;
- coordenação de embarque e desembarque em aeroportos;
- aparelhos auxiliares e infraestrutura no voo;
- ambulância na origem e no destino, iniciando e finalizando o deslocamento do paciente com total segurança.
Quais são as principais vantagens de um seguro viagem?
Diante disso, fica fácil perceber a importância de contar com um seguro viagem. Os imprevistos, como o próprio termo sugere, não são mensuráveis e podem acontecer a qualquer momento. Nesse sentido, é fundamental que você esteja preparado para gerenciá-los!
Uma cobertura eficiente garante a sua tranquilidade e segurança — do embarque ao desembarque. Confira algumas dos principais benefícios e aproveite para programar sua próxima viagem!
Assistência médica e odontológica
Sentir algum tipo de mal-estar é bastante comum, mas a situação fica bem mais complicada quando você está em um país estrangeiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma internação pode custar até U$S 30 mil dólares!
Ao contratar um seguro viagem, você não precisa se preocupar com eventuais despesas médicas e/ou odontológica. Caso você passe mal ou sinta dor de dente, pode acionar a assistência da seguradora e, assim, receber atendimento especializado.
Cobertura de medicamentos
Os medicamentos são ótimos aliados na minimização de dores e incômodos. Por isso, é natural que, ao utilizar a assistência médica ou odontológica, você saia do hospital (ou da clínica) com uma receita em mãos.
O seguro viagem também cobre as despesas com remédios receitados, desde que os eventos que causaram a necessidade deles estejam sob a cobertura da apólice.
Assessoria jurídica
Imagine, por exemplo, que você se envolva em um acidente de carro durante a sua viagem ao exterior. É recorrente que, diante desse quadro, advogados precisem ser acionados para tratar dos detalhes do processo, equilibrando as demandas das partes.
Um seguro completo, suportado por uma apólice robusta, geralmente prevê o reembolso de honorários pagos aos profissionais contratados, isentando você de custos extras não programados com a assessoria jurídica.
Suporte no extravio da bagagem
Um levantamento recente indica que mais de 25 milhões de malas são extraviadas todos os anos. Para os passageiros, o número é assustador e gera um desejo automático: “tomara que não seja a minha!”.
Embora não seja possível evitar um eventual desencontro de bagagem, a boa notícia é que o seguro viagem também ampara os passageiros que passam por essa situação.
Caso os seus pertencem não cheguem ao destino com você — na ida ou na volta —, a seguradora cobre o pagamento de indenizações em circunstâncias de extravio, roubo ou furto. Em alguns casos, também é possível rastrear a bagagem.
A essa altura, você provavelmente já está convencido de que o seguro viagem é um item indispensável a seus próximos deslocamentos, certo? Não se trata apenas de assegurar o regresso sanitário em casos de acidentes graves, mas também de garantir a sua tranquilidade durante todo o trajeto, prevenindo prejuízos expressivos que podem comprometer a sua renda mesmo depois que a viagem chega ao fim.
O que não é coberto pelo regresso sanitário?
Como qualquer cobertura de seguros não somente para viagem como também para outras questões, existem alguns aspectos que não são cobertos pelo regresso sanitário. Para evitar correr riscos desnecessários e comprometer o orçamento de sua viagem, veja a seguir o que não integra essa cobertura!
Despesas médicas no local de origem do paciente
Digamos que você tenha viajado do Brasil para a Inglaterra e, chegando lá, sofreu um acidente ou uma doença e precisou retornar com urgência à sua cidade. Todas as despesas médicas, hospitalares e relativas ao deslocamento necessárias para o retorno serão cobertas pelo regresso sanitário do seguro de viagem.
Contudo, após chegar em sua residência, clínica ou hospital, a seguradora não tem mais responsabilidade sobre suas despesas, visto que sua função era trazer você de volta ao seu local de origem em segurança.
Voo de retorno sem necessidade de adaptação médica
Ainda no cenário hipotético do exemplo acima, se a equipe médica responsável por sua hospitalização considerar que não há necessidade de adaptações hospitalares no voo para o seu retorno, o regresso sanitário também não é obrigado a reembolsar o segurado por suas despesas.
Isso significa, que essa regra se aplica em casos em que o paciente (contratante do seguro viagem) tem condições físicas e psicológicas para retornar para casa em um voo comercial comum ou transporte regular (trem, ônibus, navio, etc.)
O que fazer em caso de reembolso?
Caso o segurado tenha custeado o próprio transporte para retornar ao seu local de origem, será preciso solicitar o reembolso com a seguradora. Para isso, deverá apresentar alguns documentos que comprovem os seus gastos, tais como:
- nota fiscal e comprovante de despesas detalhado com o translado;
- atestado especificando a descrição da patologia e procedimentos realizados;
- laudo médico atestando a ocorrência do evento, emitido pelo profissional responsável pelo atendimento;
- comprovantes e/ou recibos originais das despesas com o traslado, quando for o caso;
- documento de alta médica com data e horário de início e término da internação.
Como funciona o seguro viagem da Valiant Seguros?
O seguro viagem da Valiant Seguros garante total segurança, conforto e mobilidade diante de imprevistos, problemas e situações que possam fugir do seu controle durante uma viagem, seja ela em território internacional ou nacional.
De uma maneira geral, esse seguro oferece uma grande variedade de coberturas enquanto você estiver em uma viagem, tais como:
- despesas médico-hospitalares em viagem ao exterior;
- despesas farmacêuticas;
- traslado médico;
- reembolso por cancelamento antecipado da viagem;
- seguro de contra extravio de bagagem;
- indenização por invalidez ou morte acidental;
- assistência em caso de perda ou roubo de documentos.
E, é claro, o regresso sanitário para que você retorne ao seu local de origem com segurança e conforto, sem comprometer seu orçamento.
Para ter a garantia de uma viagem tranquila, segura e sem qualquer dor de cabeça com a seguradora que lhe vendeu o seguro viagem, certifique-se de negociar com uma empresa com credibilidade na área. Nesse sentido, a Valiant Seguros é a melhor opção, pois conta com uma parceria com a Porto Seguro, uma das marcas mais renomadas do país, e atua com um formato de comercialização muito mais transparente e humanizado com seus clientes.
Como você pôde conferir, o regresso sanitário é uma cobertura muito importante, que consta em seguros de viagem de boas seguradoras. Esse serviço garante o custeio de despesas médicas e deslocamentos para que o segurado retorne ao seu local de origem em segurança, em casos de acidentes ou doenças, tanto em viagens internacionais quanto nacionais.
Quer saber mais sobre como funcionam os seguros para viagem que a Valiant Seguros oferece, com a inclusão da cobertura para regresso sanitário? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer nossas soluções diferenciadas!