Seguro de vida ou plano de saúde: confira as principais diferenças
Investir em sua estabilidade é fundamental para levar uma vida leve e tranquila. Para isso, existem serviços que são essenciais para trazer os cuidados necessários para a nossa saúde mais segurança à nossa rotina.
Adquirir um seguro de vida ou um plano de saúde é a melhor alternativa para quem planeja o seu futuro e quer mais estabilidade no seu dia a dia. Ambos os serviços trazem grandes vantagens para os usuários.
Mas afinal, seguro de vida ou plano de saúde, qual é a melhor alternativa? Neste texto, vamos falar mais sobre o que é cada um desses serviços, para que servem e seus benefícios. Confira!
Índice
O que é seguro de vida?
Existem infinitos fatores que não podemos prever. Dessa forma, estamos sujeitos a diversas eventualidades que podem mudar totalmente o nosso rumo. O seguro de vida é um serviço fundamental para quem quer trazer mais estabilidade para o seu núcleo familiar.
Nesse serviço, o segurado deve arcar com uma mensalidade pré-estabelecida pela seguradora — também conhecido como prêmio do seguro. Assim, caso o pior aconteça, a empresa garante um pagamento único aos beneficiários do contrato, que podem tanto ser o próprio segurado quanto terceiros, como esposa e filhos.
Portanto, esse serviço é ideal para quem está trabalhando e quer proteger o seu núcleo familiar contra qualquer eventualidade em que o segurado possa perder suas capacidades laborais ou falecer.
Dessa maneira, é possível garantir aos seus entes queridos uma oportunidade de se estabelecerem mesmo perante sua falta, sem comprometer as contas do seu lar e garantir um novo recomeço para aqueles que você ama.
O mesmo ocorre caso o segurado sofra com alguma doença grave ou invalidez. Assim, é possível acionar o seguro para receber a sua indenização após receber o diagnóstico. Mas lembre-se de avaliar o seu contrato e certificar-se de quais doenças e condições estão incluídas em sua apólice.
Qualquer pessoa pode contratar um seguro de vida. Normalmente, o cálculo dos valores desse serviço, assim como os documentos que determinam suas cláusulas, são bastante flexíveis.
O que é plano de saúde?
Como mostramos, o seguro de vida é um serviço com foco na estabilidade e proteção do segurado e seus entes queridos. Com seus benefícios mais voltados para situações extremas, ele traz mais garantias para as incertezas da vida, possibilitando um recomeço.
Já o plano de saúde é um serviço que traz mais conforto e tranquilidade para a vida das pessoas. Com ele, é possível encontrar uma rede credenciada de hospitais e clínicas especializadas para realizar consultas e tratamentos.
A contratação de um plano de saúde pode ser feita em diferentes modalidades, como a individual, familiar ou coletiva. Há também o modelo empresarial, em que a empresa contratante oferece aos seus empregados um plano como benefícios para que seus colaboradores tenham a oportunidade de se cuidarem.
No caso do plano de saúde individual ou familiar, o serviço deve ser contratado diretamente com uma operadora. Para isso, é fundamental atentar para o tipo de cobertura e a assistência disponibilizada no plano.
O ideal é garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas, evitando possíveis decepções em momentos de urgência. O mesmo vale para o tipo de assistência oferecida pelo serviço.
Há três tipos de assistência, são elas:
- ambulatorial, que permite consultas, exames e terapias;
- hospitalar, voltada para internação e outros adicionais, como cobertura para partos;
- a combinação do tipo ambulatorial e hospitalar, que podem ser personalizados, conforme o necessário.
Para que servem?
Cada serviço é voltado para uma situação específica. Nesse sentido, ao considerar entre o seguro de vida ou plano de saúde, é preciso ter em conta o objetivo de cada opção e avaliar como elas podem beneficiar o seu dia a dia.
No caso do seguro de vida, como mostramos, é um serviço totalmente voltado para a proteção própria e de seus entes queridos diante de eventualidades que podem comprometer a estabilidade financeira do seu lar.
Com isso, você tem como garantir um planejamento para o futuro mais estável, assegurando alternativas, caso surja algum imprevisto capaz de impactar em sua produtividade.
Em contrapartida, o plano de saúde é totalmente focado nos cuidados que as pessoas devem ter com sua saúde. Ao oferecer uma vasta rede credenciada de médicos e hospitais, realizar exames e receber tratamentos, se torna muito mais acessível.
Assim, você e sua família podem aproveitar os benefícios desse serviço e fazer avaliações de saúde regulares e garantir que tudo está em ordem. Além disso, o investimento na sua saúde de forma preventiva traz muitas vantagens, como:
- menores gastos com medicação;
- maior produtividade para o seu dia a dia;
- mais leveza e tranquilidade em seu lar;
- garantia de um organismo forte e saudável.
Seguro de vida ou plano de saúde: quando são indicados?
Quanto antes você contar com um seguro de vida ou plano de saúde, melhor serão as chances de se proteger contra imprevistos. Não há uma data certa para contratar esses serviços.
Ao investir em sua tranquilidade, você terá maiores garantias sobre o seu futuro, assegurando que, caso alguma situação fuja de controle, você terá os recursos necessários para contorná-la sem grandes complicações.
Em casos de eventualidades, como um acidente fatal, ao contar com o seguro de vida, você dá a oportunidade de um recomeço para seus entes queridos. Com o plano de saúde, caso tenha que tratar alguma doença, será possível minimizar seus gastos e garantir o melhor tratamento.
Muitos planos de saúde têm um prazo de carência para que os usuários possam aproveitar seus benefícios. Mesmo o seguro de vida conta com alguns prazos que devem ser avaliados juntos à seguradora durante a sua contratação. Como não temos como prever o futuro, é muito importante planejar a aquisição desses serviços.
O seguro de vida, por exemplo, não cobre algumas circunstâncias, como os casos em que há uma ou mais doenças preexistentes à contratação e que não foram declaradas na proposta de adesão ao serviço.
Portanto, ao planejar a sua segurança e proteção, você terá mais chances de se precaver em determinadas situações, das quais esses serviços podem trazer os recursos necessários para você lidar melhor com os imprevistos.
Quais as principais diferenças?
Escolher entre o seguro de vida ou plano de saúde é uma decisão muito importante, mas que deve ser feita com base em um fato bastante claro sobre ambos os serviços: cada um conta com um foco na hora de trazer melhorias à sua rotina.
Cada opção conta com suas especificidades e benefícios. No seguro de vida, por exemplo, ainda que o segurado conte com uma indenização em caso de invalidez para arcar com suas contas sem se comprometer financeiramente, ele não terá recursos extras para tratar de suas condições físicas e mentais.
Em contrapartida, o plano de saúde traz as melhores alternativas para que os usuários possam se beneficiar de um tratamento completo e especializado. Nesse caso, é possível tratar doenças, realizar exames e agendar cirurgias sem comprometer o caixa da família.
Nos casos de planos sem coparticipação, por exemplo, os beneficiários não precisam arcar com nenhum custo, além da mensalidade do serviço. Assim, ele serve como um investimento preventivo na saúde e bem-estar dos usuários.
Por que contar com as duas opções?
Ainda que contar com um seguro de vida ou um plano de saúde seja uma excelente forma de se proteger, contratar apenas um deles não oferecerá uma proteção completa. Por isso, o ideal é considerar o investimento em ambos.
Assim, caso você precise de cuidados médicos e hospitalares para tratar alguma condição grave, o seu plano de saúde fornecerá as melhores alternativas para isso.
Esses cuidados vão desde exames de rotina à internação, como no caso de algumas cirurgias. Dessa forma, você terá um gasto fixo e controlado e, caso precise se cuidar, não comprometerá sua renda familiar.
Ainda que você fique incapacitado para realizar o seu trabalho por um longo período, o seguro de vida poderá complementar a sua proteção. Assim, é possível receber uma indenização durante o tempo em que você está se recuperando e garantir o pagamento em dia de suas contas.
O seguro saúde é um serviço indispensável para quem quer otimizar a sua gestão de risco no núcleo familiar, já que ele disponibiliza um montante de indenização para os segurados e seus beneficiários.
Quais os diferenciais do seguro de vida?
Escolher entre o seguro de vida ou o plano de saúde pode parecer uma escolha difícil, mas como mostramos, esses dois serviços juntos podem trazer uma melhor qualidade de vida ao seu dia a dia.
Contar com um bom seguro de vida é a garantia que você precisa para aproveitar melhor a sua rotina ao lado de quem ama. A seguir, separamos os melhores diferenciais que você poderá aproveitar durante a vigência de seu seguro de vida.
Proteção financeira para os dependentes
Se compararmos a proteção financeira entre o seguro de vida e o plano de saúde, a primeira alternativa tem o maior destaque. Esse serviço traz todo o amparo necessário para você e os seus entes queridos na hora de enfrentar as adversidades da vida.
Dessa forma, caso ocorra alguma situação que impossibilite o segurado de continuar o seu sustento da família, o seguro de vida será o responsável por indenizar o núcleo familiar, de acordo com as cláusulas do contrato.
Isso significa que sua família terá o conforto do sustento garantido em sua apólice, mesmo em sua ausência. Ainda que não ocorra o óbito, o serviço também garante uma indenização pela incapacidade laboral temporária.
Tranquilidade para o núcleo familiar
Ao longo da vida, é normal construirmos raízes e nos acomodarmos conforme nossos planos vão se concretizando. Por isso, contar com o seguro de vida é fundamental para assegurar que o seu conforto não será impactado diante das possíveis adversidades.
Garantir que sua família não ficará desamparada traz benefícios para si próprio e para sua saúde mental. Viver livre de preocupações é a melhor forma de aproveitar a vida de forma leve e saudável e que ainda pode impactar positivamente em sua produtividade.
Cobertura para doenças graves
Outra comparação entre o seguro de vida e o plano de saúde é a forma como cada serviço lida com doenças graves. Em um, temos o amparo médico para lidarmos com a situação da melhor forma possível.
Isso significa que você poderá contar com ajuda médica especializada para fazer exames e receber diagnóstico, além de outros benefícios, como a praticidade para fazer cirurgias e outros tratamentos necessários.
Já no seguro de vida, você terá a garantia de uma indenização imediata após o diagnóstico conclusivo, o que possibilita lidar com essa situação sem se preocupar com o sustento de seu lar.
Assim, os recursos financeiros podem ser utilizados para manter as contas em dia e até mesmo ajudá-lo em seu tratamento, como na aquisição de medicamentos e de tratamentos especializados.
Ótimo custo-benefício
Contratar um seguro de vida é certamente um excelente investimento. Por isso, é possível afirmar que ele tem um ótimo custo-benefício, se considerarmos a tranquilidade e amparo que ele traz para os segurados e seus entes queridos.
Agregar seus benefícios à proteção financeira em possíveis eventualidades é a melhor maneira de evidenciar seu custo-benefício, principalmente considerando o baixo valor do prêmio.
Outro diferencial desse serviço é que os recursos provenientes por esse ele não passam por inventário. Assim, em caso de óbito, os beneficiários poderão contar imediatamente com o amparo financeiro, livres de burocracias intermináveis.
Planos personalizáveis
Como todo seguro, esse serviço conta com coberturas básicas e adicionais que permitem personalizar e ampliar a sua proteção. A principal é a cobertura para morte acidental ou natural. Com ela, o segurado garante a indenização aos beneficiários sobre um montante financeiro em sua ausência.
Temos também a cobertura por incapacidade temporária, que garante o pagamento das diárias de trabalho, caso o segurado precise se ausentar de suas obrigações por um determinado período.
Além disso, existe também a cobertura por invalidez permanente. Esse tipo de problema pode acontecer a qualquer um, seja por condições de saúde, seja causado por acidentes. Por isso, essa cobertura garante ao segurado os valores de indenização de acordo com a sua apólice, caso ele se veja em uma situação em que não pode retornar ao trabalho.
Por último, temos a cobertura por doenças graves. Outra situação a que todos estamos expostos. Não temos como prever complicações de saúde, como câncer, AVC ou infarto. Por isso, caso você seja diagnosticado com alguma doença coberta pelo seguro de vida, é possível resgatar a indenização para custear seu tratamento.
Pronto! Agora você viu tudo que precisava saber para escolher entre seguro de vida ou plano de saúde. Antes de contratar um seguro de vida, lembre-se de contar com uma seguradora de confiança para garantir as melhores condições e coberturas ao seu serviço. Assim, você terá a certeza de que quando acionar a sua apólice, você terá um atendimento de qualidade.