Seguro para empresas: confira as principais informações!
A contratação de um seguro para empresas é uma atitude de cuidado e prevenção com toda a história do negócio, além de uma forma de valorizar a dedicação dos envolvidos, que não precisam estar expostos à grandes riscos.
Além disso, empreender sempre envolve responsabilidades e é importantíssimo para a solidez da empresa a preocupação com os servidores e com o patrimônio. Segurança, lucro e liquidez são três pilares que funcionam como requisitos de viabilidade. O empreendimento pode ter lucros estratosféricos, mas ele pode ser perdido e até absorvido por um grande acidente ou imprevisto.
Não são raros os casos de negócios que fecharam por causa desse tipo de problema e que poderiam ter sido salvas por um bom seguro. Por isso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre seguro para empresas, para dominar o tema e conhecer as possibilidades com as quais o seu negócio pode contar. Confira!
Índice
O que é o seguro para empresas?
O seguro para empresas é composto de um extenso portfólio de coberturas, como para máquinas e equipamentos, móveis, mercadorias, prejuízos com falhas em serviços prestados, de contratos, o seguro auto, de saúde, de vida e assim por diante.
Ou seja, é um tipo de seguro elaborado para cumprir com o objetivo que mencionamos na introdução: minimizar o risco do empreendimento, protegendo-o de imprevistos, acidentes e fatalidades.
Para que serve o seguro para empresas?
É difícil pensar em um melhor exemplo de gestão de risco do que o das empresas aéreas. Se você comparar o número de voos que ocorrem diariamente em todo o mundo com o número de acidentes, vai notar que eles têm baixíssima incidência, o que faz deste um dos transportes considerados mais seguros no mundo.
O motivo do esforço empregado em diminuir as chances de um acidente é muito fácil de deduzir, pois o prejuízo humano com a queda de um avião é enorme. Ainda que ocorra pouco, quando acontecem, essas quedas são traumáticas e trágicas.
De outro lado, a maioria das organizações não tem o risco como algo tão evidente. Em boa parte dos casos, os possíveis prejuízos são materiais, o que é sempre preferível, mas isso não significa que eles possam ser ignorados.
Nesse contexto, o seguro empresarial, graças ao seu variado portfólio de coberturas, permite que as empresas avaliem o seu perfil de risco e definam a melhor forma de minimizar cada um.
Alguns podem demandar investimento em uma estrutura de segurança em TI combinado com a contratação de um seguro, por exemplo, outros podem ser resolvidos apenas com o contrato junto à uma seguradora, enquanto algumas ameaças tem um potencial tão pequeno de causar prejuízos humanos e materiais que não vale a pena se preocupar, como segurar uma caixa de parafusos ou outro bem de baixo valor.
Desse ponto de vista, não há uma definição única do melhor seguro para uma empresa. Uma indústria com equipamentos caros, tem uma necessidade totalmente diferente de um escritório de contabilidade.Do mesmo modo, uma indústria com uma planta mais antiga, também é diferente de outra que use sensores para monitorar em tempo real cada componente, de cada máquina em operação.
Com um bom programa de manutenção preditiva (baseada na possibilidade de quebra identificada pelos sensores), ela estará mais protegida de paradas, mas pode estar mais ou menos sujeita a roubos, dependendo de sua localização.
Ou seja, um seguro para empresas é versátil e flexível, de modo a permitir um alto nível de personalização, solucionando problemas diversos para variados perfis empresariais e, como resultado, oferecendo os melhores investimentos para cada cenário.
Que benefícios os empresários têm ao contratar esse seguro?
Os benefícios mais marcantes são todos aqueles que envolvem a gestão dos riscos do negócio, como a própria minimização deles e a segurança oferecida para investidores.
Dependendo da característica e da estratégia de cada negócio, é perfeitamente compreensível usar um bom portfólio de coberturas para fortalecer a imagem da empresa no mercado, uma vez que podem ser incluídas proteções aos clientes e pessoas.
De um pedestre que se acidentou por causa de um vendaval, atingido por parte da fachada derrubada, até uma situação na qual os cliente são roubados dentro da empresa ou sofrem algum prejuízo por conta de erros cometidos na prestação de um serviço ou no consumo de um produto, a solução dada pela empresa para o problema pode fazer uma enorme diferença na reputação dela.
Quando esses acidentes citados como exemplo e muitos outros possíveis de ocorrer são prevenidos com a contratação de um seguro, a empresa tem mais recursos para compensar os prejudicados e reverter eventuais limitações de funcionamento, o que demonstra preocupação, atenção e cuidado com a sociedade e os clientes.
Alguns dos “papas do marketing”, como Philip Kotler, elaboraram extensos conteúdos sobre o chamado marketing social, que prevê que o comportamento e a atenção da empresa para com a sociedade, seus colaboradores e a comunidade que a rodeia são fatores determinantes na construção da marca e nos resultados de venda e lucro.
O seguro empresarial apoia essa estratégia, além de todos os benefícios mais diretos e fáceis de mensurar do próprio seguro. Além das coberturas básicas — incêndio, explosão, implosão, fumaça e queda de aeronave —, outras coberturas incluem, por exemplo:
- subtração de bens de valores de clientes;
- danos causados a terceiros pelo consumo de alimentos fornecidos pela empresa;
- danos a terceiros em eventos realizados fora do local;
- perda do ponto comercial;
- guarda de terceiros;
- danos morais;
- danos elétricos;
- pagamento de contas fixas caso a empresa tenha que ser paralisada por motivos específicos;
- despesas com a mudança para um novo local por causa de um sinistro;
- danos causados a equipamentos;
- crime de roubo ou furto praticado por seus colaboradores;
- de home office: para móveis e equipamentos da empresa usados em trabalho remoto pelos funcionários;
- acidentes de trânsito, em que um veículo desgovernado atinge a empresa;
- lucros cessantes: caso o negócio precise ser paralisado por motivos específicos;
- pagamento de aluguel: caso o local atual não possa ser usado em decorrência de incêndio;
- quebra de vidros;
- responsabilidade civil;
- bens, valores e mercadorias roubados em assalto;
- depredação em razão de tumultos;
- vazamento de tubulações;
- vendaval, furacão, ciclone, tornado e queda de granizo.
Cada uma dessas coberturas oferece benefícios específicos, sendo a diminuição de risco o mais comum entre elas. Além disso, também existem serviços adicionais, que relacionamos no próximo tópico para você. Essa oferta agrega um benefício importante, que varia de acordo com o porte da empresa, mas é vantajoso para todas elas: a manutenção do foco.
Ter de ocupar um colaborador treinado e capacitado com a contratação de um chaveiro ou na busca de referências de um bom encanador, por exemplo, é um prejuízo adicional, uma vez que ele precisará interromper o que sabe fazer de melhor, para o qual foi contratado e que pode fazer parte das tarefas estratégicas do negócio.
Que serviços adicionais podem ser contratados?
O seguro para empresas oferece uma grande variedade de opções de serviços. Se esse é o seu primeiro contato com essa modalidade de proteção, é muito provável, inclusive, que se surpreenda com a quantidade, utilidade e qualidade dessas ofertas.
Alguns desses serviços são limitados a salões de beleza, outros exclusivos para clínicas e consultórios, alguns só são exigíveis em caso de sinistro e outros tem limitações de aplicação, como a possível instalação de revestimentos em no máximo 20m². Faz sentido, afinal, você não quer contratar esse serviço para reformar a empresa, mas sim para fazer um pequeno e urgente reparo.
Também é o caso do primeiro dos serviços listados abaixo, veja:
- cobertura provisória: de telhados, portas, janelas, divisórias e vitrines;
- serviço de limpeza;
- segurança e vigilância;
- chaveiro comum;
- instalação de chave tetra;
- troca do segredo de fechaduras;
- substituição de telhas;
- instalação de espelhos;
- instalação e montagem de prateleiras;
- reparos de cadeira para manicures;
- reparos hidráulicos para cadeira em salão de beleza;
- reparos em compressores de ar;
- serviços de encanador;
- de eletricista;
- reparos de telefonia;
- reparos em bebedouro;
- check-up de informática;
- desentupimento;
- reparos em condicionador de ar;
- reparos em porta de aço ondulada;
- reparos em fogão a gás, microondas, freezer, refrigerador, geladeira e frigobar;
- instalação e reinstalação em ventilador de teto;
- porteiro substituto;
- reparos em central telefônica, interfones, porteiros eletrônicos;
- limpeza da caixa d’água;
- colocação de revestimentos;
- reparos em gesso.
Obviamente, a oferta desses serviços pode variar de seguradora para seguradora, que também costumam oferecer programas de descontos para locação de veículos, de geradores de energia e transportadoras, mas um bom corretor vai te ajudar a encontrar o equilíbrio entre as diferentes opções. Como dissemos, cada negócio tem suas necessidades e o seguro empresarial precisa se adaptar a elas.
Quais são as particularidades para diferentes ramos empresariais?
Nesse capítulo, vamos passar uma boa ideia de como o seguro pode ser aplicado em alguns setores econômicos. Considere que se trata de exemplos, o que significa que não temos a intensão de esgotar todas as opções, mas ajudar a entender como essa flexibilização ocorre.
Por isso, você pode achar interessante acompanhar cada um dos segmentos que relacionamos, mesmo que não seja o seu. Pois bem, além das coberturas básicas — incêndio, explosão, implosão, fumaça e queda de aeronave —, as complementares que podem ser segmentadas são:
Academias
As academias precisam se preocupar com os equipamentos, tanto no que se refere a roubos, quanto a danos. Além disso, podem desejar se prevenir contra acidentes em eventos fora do local, no caso de promoverem corridas ao ar libre ou encontros de confraternização, por exemplo. Roubos de pertences dos clientes no interior do estabelecimento e o seguro de responsabilidade civil também são indicados.
Bares e restaurantes:
No caso dos restaurantes, podemos pensar em:
- danos causados a terceiros pelo consumo de comidas e bebidas;
- quebra de vidros e utensílios da cozinha;
- contaminação ou deterioração de mercadorias refrigeradas;
- responsabilidade civil;
- perda do ponto comercial;
- danos elétricos;
- mercadorias transportadas para entrega;
- pagamento de despesas fixas e com mudança de local em caso de sinistro;
- crime de roubo ou furto praticado à empresa pelos colaboradores;
- e lucros cessantes: que ocorrem quando a empresa deixar de ter entrada de receita em razão de um acidente.
Como dá para notar facilmente, a escolha de coberturas mudou totalmente. Veja agora o que ocorre com uma clínica.
Clínicas e consultórios
Uma clínica pode ter equipamentos muito caros, dependendo das especialidades atendidas, além de medicações que precisam de refrigeração constante e que também podem ter um valor bastante representativo, como no caso da toxina botulínica, o popular Botox.
Além de proteger esses recursos, é fundamental se preocupar com responsabilidade civil, danos elétricos, lucros cessantes, roubo e recuperação de registros e informações, que inclui serviços de digitação e reimpressão de documentos destruídos acidentalmente.
Concessionárias
Quando falamos de uma concessionária, o seguro auto já é lembrado naturalmente, mas essa não deve ser a única preocupação dessas empresas. Além de uma cobertura de riscos diversos de veículos, há a responsabilidade civil para a guarda de veículos, a contingente e temporária, em exposições fora do local, dos vários e caros equipamentos da oficina, de painéis e outdoors, quebra de vidros e assim por diante.
Coworking
Esses estabelecimentos também têm necessidades de cobertura bastante especificas, uma vez que estabelecem um tipo de interação muito particular com seus clientes, que podem se instalar ou utilizar eventualmente o espaço.
A cobertura de responsabilidade civil é muito importante, bem como a de acidentes e a contratação de proteção para vários locais em uma única apólice, pois essas empresas costumam operar com mais de uma unidade e em cidades diferentes.
Em paralelo, um seguro contra vazamentos dos encanamentos e danos morais, com vários serviços oferecidos, como de eletricista e reparo de telefonia, podem ajudar a fazer a diferença nesses negócios.
Escolas
Poucas iniciativas envolvem o mesmo nível de responsabilidade de uma escola. Afinal, a guarda dos filhos é concedida momentaneamente a ele por vários pais e ao mesmo tempo.
Por isso, um bom seguro precisa incluir coberturas contra a subtração de bens dos alunos por terceiros, a segurança alimentar dos produtos oferecidos pela escola e para eventos fora do local, por exemplo.
Salões de beleza
Você notou no capítulo que escrevemos sobre serviços adicionais que esses pequenos negócios contam com ofertas exclusivas em termos de seguro, como a de reparos em cadeiras e lavatórios, por exemplo.
Além disso, as coberturas que costumam ter mais demanda nesse segmento são as contra danos elétricos, a quebra de vidros, roubos e de proteção de equipamentos eletrônicos e de estética.
Hotéis e pousadas
Nesse caso, também não é difícil prever algumas demandas bastante características, como a guarda de bens de terceiros, o seguro de responsabilidade civil, o de danos morais, contra vendaval e outros eventos com potencial de danos ao prédio e aos equipamentos instalados.
Além disso, como costumam ter cozinhas em suas dependências, o seguro incêndio e as mesmas coberturas dos bares e restaurantes também são necessárias. Caso tenha pulado por algum motivo, elas estão detalhadas na forma de lista logo acima.
Perfumarias
Se você não é do ramo de perfumarias pode não ser tão fácil deduzir as necessidades desse segmento, mas resolvemos isso facilmente ao citar a demanda eventual de reparos em espelhos, o seguro contara roubos, a sempre presente responsabilidade civil e as coberturas básicas.
Pet shops
As lojas pet costumam ter muitos itens em trânsito, o que exige uma cobertura específica para esse caso, mas a perda do ponto comercial também merece proteção, assim como a responsabilidade civil envolvendo animais e as mercadorias armazenadas em refrigeradores, como ocorre com as clínicas.
Por fim, reforçamos que esse capítulo não buscou esgotar todas as possibilidades para cada segmento, tão pouco todos os setores padronizáveis. Até porque, um maior nível de detalhamento vai funcionar com a ajuda de um especialista, capaz de determinar a melhor escolha para o seu caso e não para todos os negócios do seu segmento.
Como escolher a melhor opção de seguros para empresas?
Sendo assim, chegou o momento de falar sobre como buscar essa contribuição e encontrar a melhor corretora de seguros, que pode ajudar a encontrar o equilíbrio entre a maior proteção e o seu orçamento.
Consulte o cadastro na SUSEP
A SUSEP é a sigla para Superintendência de Seguros Privados, que é um órgão normativo da atividade. Para a admissão, é preciso comprovar capacitação técnica e ter formação específica na área, o que ajuda a identificar se o profissional tem qualificação para prestar um bom serviço.
A atividade de corretagem é regulada, o que impede que profissionais não cadastrados exerçam a profissão, por isso é raro encontrar alguém operando sem a devida aprovação. De outro lado, no caso de encontrar é para suspeitar, mas você descobre isso facilmente no site da instituição.
Tanto a empresa de corretagem de seguros quanto o corretor podem ser consultados, você só precisa de um número de documento.
Identifique qualificações
As boas corretoras farão questão de divulgar suas qualidades e a competência técnica da empresa e de seus colaboradores. Vale a pena analisar essas informações, pois não vai tomar muito o tempo e vai permitir que você avalie competências.
Ao mesmo tempo, o ideal é observar resultados. O reconhecimento das seguradoras e dos clientes são dois pontos de grande importância.
Busque referências
Antigamente era preciso ligar para algumas pessoas conhecidas tentando a sorte para saber se conheciam a empresa a ou b. Atualmente, basta uma pesquisa na internet, no site e nas páginas da empresa para encontrar depoimentos, avaliações e comentários
Obviamente, é preciso ponderação para avaliar essas impressões, pois alguns consumidores podem exagerar na dose, tanto em elogios como em reclamações. Mensagens muito agressivas ou muito emotivas positivamente, são um indício de que há mais emoção do que análise nos relatos. Prefira os posicionamentos mais sóbrios para considerar.
Confira a abordagem de atendimento
Esse é um aspecto subjetivo, mas que é determinante para identificar se você poderá contar com a ajuda que precisa. Isso porque o corretor profissional competente trabalha com soluções personalizadas ao máximo, não com pacotes de soluções que ele busca vender em grande volume.
Para oferecer esse tipo de solução, mais exclusiva, o corretor precisa conhecer do seu negócio, de sua atividade e das características particulares da sua empresa. Sendo assim, ele vai se interessar por levantar essas informações, vai fazer perguntas, confirmar suposições e perguntar sobre a sua opinião o tempo todo.
Essa atitude já é válida na corretagem de seguros voltada a pessoas físicas, mas é indispensável no caso da negociação com empresas. Uma pessoa tem aspectos de muito valor para proteger, como a vida e a saúde, mas não precisa avaliar tantas variáveis de risco, como uma empresa. Tão pouco envolve um grupo de pessoas tão grande, entre colaboradores, clientes e até vizinhos.
Nesse contexto, considere que a simpatia do corretor é fundamental para um atendimento cordial e agradável, mas insuficiente para oferecer resultados, que dependem da empatia, ou seja, da capacidade dele de se colocar no seu lugar e entender o que sua empresa precisa.
Confira as opções de suporte
Quando contratamos um seguro estamos em busca de evitar prejuízos com acidentes, mas na hora de buscar ajuda e orientação é preciso separar a escolha do seguro da preferência pelo corretor, que oferece um serviço.
Isso significa que você deve buscar identificar o quanto ele está estruturado para oferecer apoio na eventualidade de um acidente. Os canais de suporte funcionam? São acessíveis? Fáceis de operar? Enfim, fazer esse tipo de pergunta vai permitir identificar o nível de atenção que você vai receber nesses casos.
Bons corretores cumprem muito bem o papel de intermediar seu relacionamento com a seguradora. Eles não fazem isso apenas elaborando o melhor escopo, sugerindo as melhores coberturas para a sua empresa e equilibrando tudo isso com o seu orçamento, mas também na hora de providenciar documentos e orientar com relação a procedimentos quando você mais precisa dele: em meio a um sinistro.
Por fim, fuja de ofertas exclusivamente baseadas em preço. Um corretor que parte da suposição de que você quer gastar o menos possível vai oferecer um seguro predial e talvez um de vida, mas não vai dar atenção ao conjunto de riscos ao qual o negócio está sujeito.
Do mesmo modo, cuidado com os que desconsideram totalmente o seu orçamento, buscando convencê-lo a contratar todo o portfólio de seguro para empresas, para bater as metas do mês. Equilíbrio é tudo quando buscamos segurança, que é a nossa especialidade, com todas as exigências de atendimento e abordagem que relacionamos para você neste texto.
Por isso, se gostou das dicas e das explicações, entre em contato e permita que a nossa equipe elabore uma proposta especifica para a segurança do seu negócio.