Síndrome de Burnout: entenda o que é e quais suas causas
A Síndrome de Burnout é um problema que tem se intensificado entre a população, causando preocupação aos órgãos de saúde. Não é à toa que, em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a síndrome na Classificação Internacional de Doenças, considerando-a como um distúrbio que afeta tanto a saúde mental quanto a saúde física.
Transtornos psicológicos, como a Síndrome de Burnout, podem surgir de maneira silenciosa e provocar sérios danos ao bem-estar e à qualidade de vida de uma pessoa. Por esse motivo, é fundamental entender um pouco mais sobre suas causas e sintomas, para se prevenir da melhor maneira.
E é sobre isso que vamos falar neste post. Acompanhe e saiba mais detalhes sobre a Síndrome de Burnout!
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout, também conhecida como esgotamento profissional, é o nome dado ao distúrbio emocional que ocorre devido a situações desgastantes no ambiente de trabalho ou de estudo.
Além de provocar um aumento do cansaço físico e emocional, esse transtorno pode evoluir para outros distúrbios psicológicos, como a depressão e a ansiedade. Outra questão preocupante do Burnout é que ele aumenta o estresse contínuo, podendo causar respostas físicas, como elevação da pressão arterial, tensão muscular e problemas gastrointestinais.
Quais as causas?
Como visto, a Síndrome de Burnout está muito associada ao desgaste emocional provocado pelo ambiente de trabalho. Jornadas profissionais muito longas ou estressantes podem provocar reações físicas e psicológicas negativas em diversas pessoas.
Além disso, a preocupação com questões como estabilidade financeira e crescimento profissional, quando não é devidamente controlada, pode evoluir para problemas de saúde física e mental. Por isso, é necessário ter atenção redobrada à relação entre trabalho e bem-estar.
Quais são os sintomas relacionados à síndrome?
Existem várias formas como a síndrome pode se manifestar. Geralmente, ela aparece de forma silenciosa, como se fosse apenas um cansaço ou consequência da rotina profissional.
No entanto, é preciso analisar a intensidade dos sintomas apresentados no dia a dia. Caso se mostrem muito intensos ou tragam incômodo ao indivíduo, é necessário atenção. A seguir, confira alguns sinais clássicos da Síndrome de Burnout!
Exaustão extrema
Sabe quando o cansaço é tão intenso que nem a mente, nem o corpo consegue responder como você gostaria? Essa exaustão extrema pode ser um indício de Síndrome de Burnout, principalmente se ela tem surgido com mais frequência no cotidiano.
Estresse
Irritabilidade, falta de paciência e aumento do estresse, quando persistentes no dia a dia, podem trazer vários problemas para o bem-estar, os relacionamentos sociais e a atuação de uma pessoa. Infelizmente, esses sintomas também se relacionam com o esgotamento.
Esgotamento físico e mental
A sensação de que chegou ao limite também é clássica da Síndrome de Burnout. Como o próprio nome diz, é como se o corpo e a mente chegassem à combustão total.
O que fazer para evitar o esgotamento profissional?
Criar estratégias para prevenir essa doença é fundamental. Assim, é possível colocar a saúde em primeiro lugar e, ainda, garantir que o seu desempenho profissional fique de acordo com o desejado.
Uma atitude fundamental para evitar o esgotamento profissional é a imposição de limites no trabalho. Evitar excesso, tanto de tarefas quanto de preocupações, é importante para conciliar todas as atividades com equilíbrio.
Além disso, ter um tempo para se dedicar a atividades que contribuem para o bem-estar é importante. Praticar exercícios físicos, ter um hobby e priorizar os momentos de relaxamento no dia a dia ajudam muito a evitar chegar ao ponto de esgotamento.
Viu só como a Síndrome de Burnout é um problema sério e que pode surgir de maneira muito discreta? É por isso que analisar esses sinais apresentados no dia a dia faz toda a diferença para agir de prontidão e prevenir esse distúrbio.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, aproveite e compartilhe o artigo com os seus amigos nas redes sociais!