Entenda como funciona a transferência de consórcio
Você sabia que é possível fazer a transferência de um consórcio? Isso mesmo! Alguns imprevistos podem acontecer e impossibilitar o consorciado de efetuar o pagamento das suas parcelas. Diante dessa situação, ele pode solicitar o cancelamento ou vender a titularidade para outra pessoa.
Se você não sabe como funciona esse processo, não se preocupe. Preparamos este post para explicar o que é a transferência de consórcio e como realizá-la na prática. Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!
Índice
O que é a transferência de consórcio?
A transferência de consórcio corresponde à venda da titularidade da cota, que pode estar contemplada ou não. Ao fazer esse processo, há uma mudança na titularidade do consorciado de maneira legal e formal.
São vários os motivos que podem fazer com que o consorciado faça a transferência. Entre eles:
- impossibilidade de pagamento;
- mudança de planos;
- busca por outras alternativas.
Independentemente do motivo, é importante ter em mente que essa é uma alternativa viável e simples para quem está pensando em fazer um consórcio, mas que não sabe o que fazer caso se arrependa dessa decisão.
Como fazer a transferência de consórcio?
A transferência de um consórcio não é um processo burocrático, mas é preciso ter atenção a alguns aspectos para garantir que tudo seja feito de maneira adequada. A seguir, apresentamos um passo a passo de como realizá-la. Acompanhe!
Regularize as parcelas
Para transferir o consórcio, o consorciado deve estar com todas as parcelas em dia. Por isso, antes de iniciar o processo, verifique se existe alguma parcela em aberto, ok?
Reúna todas as informações sobre o consórcio
Para começar o processo de transferência, é importante reunir todos os dados do consócio como:
- quantidade de parcelas pagas;
- número de parcelas a vencer;
- tempo do consorciado no grupo;
- correção do crédito.
Busque um comprador
Após analisar todas as informações do seu consórcio, você consegue verificar qual o montante pago e definir o melhor valor de venda. Agora, é só buscar um comprador no mercado para fechar o negócio. Uma dica é perguntar para pessoas próximas ou anunciar em sites especializados.
Aguarde a aprovação
Depois de achar o comprador e fazer a negociação, você deve providenciar todos os documentos solicitados pela administradora e aguardar o prazo estipulado para que a transferência seja concluída. Após a aprovação, você deve pagar a taxa para que a transação seja feita.
Faça a transferência com a administradora
Após verificar se é possível fazer a transferência do consórcio e reunir todas as documentações, o consorciado e o comprador da cota deve comparecer à administradora para fazer a transferência de titularidade. Caso uma das partes não possa comparecer ao local, é possível concluir o processo por meio de uma procuração pública específica.
Como você pôde perceber, fazer a transferência de um consórcio é um processo simples e pouco burocrático. Porém, antes de decidir pela venda, é importante que você avalie se essa realmente é a sua melhor opção, ok?
E aí, gostou deste post? Entendeu como fazer a transferência do consórcio e se realmente vale a pena fazer esse processo? Se você quer ter acesso a conteúdos exclusivos, siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook e no Instagram.