vistoria prévia

Como funciona a vistoria prévia para Seguro Auto? Entenda mais aqui!

Para que se tenha tranquilidade ao possuir um automóvel, é necessário que este esteja protegido de todas as formas. Para que isso ocorra, é primordial zelar pela contratação de um seguro que atenda a todas as necessidades. Depois de decidida pela apólice ideal, é necessário realizar a vistoria prévia, como forma de verificar todas as condições atuais do veículo segurado.

Neste artigo vamos mostrar a você do que se trata esta vistoria e porque ela é tão necessária. Ao ler o artigo você conhecerá quais são as situações nas quais a verificação é necessária e quais são aquelas em que podem ser dispensadas. Ao final do artigo, você aprenderá o que é um laudo de vistoria e para que ele serve. Ficou interessado nessa empolgante leitura? Então prossiga lendo nosso escrito!

O que é a vistoria prévia do seguro auto?

Quando existe o objetivo de proteger um bem como um veículo, recorre-se a uma seguradora a fim de firmar um contrato que cubra a ocorrência de sinistros. Firmando esse acordo, é necessário avaliar o bem objeto da proteção. Essa avaliação é conhecida como vistoria prévia do seguro.

O objetivo de tal avaliação é atestar as condições do bem segurado. Isso é necessário tanto para fazer a checagem das informações fornecidas pelo dono do veículo como também para tomar ciência do estado do objeto do seguro. Essa ação faz parte do processo de subscrição de riscos de uma seguradora.

Itens de segurança, acessórios, equipamentos, número de chassi e motor são alguns dos itens verificados. Além das condições físicas, uma incursão na documentação do bem também é realizada com o intuito de atestar se existe histórico de algum sinistro ou ainda restrições judicias. Vale lembrar que essa é uma vistoria que também é utilizada em empresas de consórcios ou ofertantes de crédito pra compra de automóvel.

Em quais situações a vistoria prévia é necessária?

Em geral, a avaliação é necessária quando o proprietário de um automóvel usado ou seminovo pretende realizar seu seguro. As companhias seguradoras exigem um detalhado conhecimento do bem antes de fechar um contrato. Como o veículo não é novo, não se sabe exatamente quais são os riscos embutidos na operação (quebra, execução judicial, etc.). Por isso, para mensurar (ou mesmo recusar) a apólice de seguro deve ser feita a verificação.

Além disso, existem outras situações nas quais a vistoria pode ser exigida: quando acaba o período de vigência do contrato e o segurado deseje renovar a proteção; ou ainda quando se deseja aumentar ou diminuir as coberturas existentes. Fora isso, pode ser que novas vistorias sejam solicitadas mesmo dentro da vigência do contrato, a pedido da seguradora em questão.

Quando a vistoria não é exigida?

Existem algumas situações em que o processo de vistoria não é exigido. Uma delas é quando se trata de um veículo novo. Neste caso basta apresentar a nota fiscal do carro recém comprado e a data de saída. No entanto, essa regra não vale para carros blindados que seguem outro tipo de orientação.

Outra situação ainda de dispensa de vistoria é quando a renovação do seguro auto se dá dentro do prazo de vencimento da apólice vigente. Funciona como uma espécie de bônus de renovação. Basta apresentar a apólice atual e a vistoria deve ser dispensada.

Quais são os itens avaliados na vistoria?

Acompanhe os pontos avaliados em uma vistoria veicular prévia.

Parte interna

Na parte interna são verificados qual é a condição de revestimentos internos, painéis e bancos. Além disso, os itens opcionais são vistoriados com a finalidade de atestar se permanecem originais ou não, pois isso pode alterar substancialmente o valor da apólice.

Documentação

Esta análise pode ser feita mesmo dentro da sede da seguradora, antes mesmo de fazer a vistoria física. Problemas como atraso na documentação ou registro em leilões e execuções judiciais impedem a contratação do seguro, sendo dispensada a vistoria física.

Carroceria

Na verificação da parte externa do veículo, podem ser encontrados pontos que depreciam muito o valor da indenização. A presença de ferrugens, riscos na pintura ou amassados são levados em consideração para que o eventual pagamento de indenização não seja injusto.

Parte mecânica

Muitas vezes invisível, a parte mecânica é levada em consideração pela seguradora em alto nível. A razão disso é porque pode haver sinistralidade em um curto prazo caso os sistemas mecânicos estejam comprometidos.

O que é o laudo veicular?

Após ser realizado todo o trabalho de verificação do veículo, tanto da parte física como da parte documental, um laudo deve ser expedido atestando as condições encontradas. Ele se chama laudo veicular e é com base nesse documento que a seguradora informará ao interessado se aceitará fazer o seguro ou não e quanto irá cobrar por ele.

Basicamente, as informações constantes no laudo são de caráter de estrutura, no qual constam a existência ou não de extintores de incêndio, condições da pintura da lataria, do estofado, cintos de segurança e também as partes mecânica do auto.

Em relação à documentação, são avaliados o certificado de registro e licenciamento do veículos, o seguro obrigatório e o certificado de registro de veículos, além da existência de multas e a regularidade no pagamento do imposto pago sobre veículo automotor.

Por fim, é averiguada a originalidade do veículo, para que se tome conhecimento sobre peças eventualmente trocadas durante a vida útil do automotor. Para isso, são coletadas as informações de numeração do motor e chassi, número dos vidros e pintura atual.

A realização da vistoria prévia é essencial para firmar um bom contrato de seguros. Nesse momento, cabe contar com uma seguradora com compromisso e credibilidade para contratar o Seguro Auto. Na eventualidade de algum sinistro, o atendimento realizado deve ser o melhor possível.

Você pode contar com a Valiant Seguros no momento de firmar sua apólice. Já atendemos mais de 180 mil clientes satisfeitos e temos 2.843 indicações premiadas. Conosco você terá a segurança da qual precisa.

Gostou de nosso conteúdo? Entre em contato e conheça as diferentes coberturas que dispomos para proteger o seu veículo.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.