Doenças cardíacas: como previnir e ter qualidade de vida?
As doenças cardíacas afetam grande parte da população, especialmente pessoas que não possuem hábitos saudáveis e não costumam ter um acompanhamento médico regular.
Além disso, os problemas cardiovasculares costumam apresentar sintomas discretos, como falta de ar e fadiga, o que pode retardar seu diagnóstico. Preparamos este conteúdo para que você entenda melhor o que são doenças cardíacas, como elas se manifestam, quais são os comportamentos de risco e como evitá-las!
O que são doenças cardíacas?
O termo doenças cardíacas (ou doenças cardiovasculares, como também são conhecidas) é abrangente e é usado para se referir, de uma maneira geral, aos diversos problemas clínicos crônicos e agudos que afetam um ou mais componentes do coração.
O coração é um órgão muscular, que fica no lado esquerdo do tórax, cuja função é bombear o sangue continuamente, podendo chegar a até 100 mil batimentos por dia. Importantes nutrientes e oxigênio são transportados para todos os tecidos do corpo por meio do sangue bombeado, além de dióxido de carbono e outros resíduos que são removidos pelo fígado, rins e pulmões.
As doenças cardíacas podem ser funcionais ou estruturais. Distúrbios ou lesões que diminuem o suprimento de oxigênio para o coração reduzem a sua capacidade de enchimento e bombeamento, afetando a relação entre o coração, rins e vasos sanguíneos, prejudicando todo o corpo.
Quais são os sintomas de doenças cardíacas?
As doenças cardíacas podem apresentar remissões ou exacerbações espontâneas ou com tratamento, podendo ser progressivas ou estáveis e seus sintomas tendem a se alterarem com o tempo.
No início, os sinais costumam ser vagos, como falta de ar, fadiga sem esforço, náuseas e tontura, contudo, esses sintomas não indicam o tipo de doença presente. Além dessas complicações, doenças cardíacas também podem apresentar:
- hipertrofia – aumento da espessura das paredes, causando a redução do volume das câmaras e, consequentemente, a perda da flexibilidade do coração;
- arritmias – alterações no ritmo cardíaco;
- contração insuficiente – dificuldade no enchimento e esvaziamento das câmaras;
- dilatação – aumento do volume de uma ou mais câmeras cardíacas por elevação da pressão sanguínea interna;
- estenose – estreitamento de valvas cardíacas;
- isquemia – falta de oxigênio no coração devido à redução do fluxo das artérias coronárias, podendo causar dor tanto após esforços ou em repouso;
- regurgitação – refluxo e aumento da pressão no sistema venoso periférico ou na circulação pulmonar, devido ao fechamento incompleto de valvas;
- infarto – morte de células musculares cardíacas devido à isquemia.
Quais são os fatores de risco para doenças cardíacas?
Entre os comportamentos de risco que podem aumentar as chances de doenças cardíacas, podemos citar:
- sedentarismo;
- pressão arterial elevada;
- uso de tabaco;
- obesidade;
- sono irregular;
- uso excessivo de álcool;
- estresse e ansiedade;
- alto consumo de carne vermelha;
- sobrepeso;
- glicemia alta.
Como evitar doenças cardíacas?
Para evitar as doenças cardíacas é muito importante manter uma série de hábitos saudáveis, tais como:
- cuidar da alimentação;
- praticar exercícios físicos regularmente;
- evitar o fumo;
- evitar o álcool;
- evitar o estresse;
- cuidar do peso;
- monitorar os níveis de colesterol;
- controlar a pressão arterial;
- ter boas noites de sono;
- consultar o médico regularmente.
Por que ter um seguro de vida?
Como as doenças cardíacas podem ser silenciosas, em grande parte dos casos, a pessoa acometida por problemas cardio vasculares pode ser pega de surpresa.
Sendo assim, contar com um seguro de vida que ofereça cobertura para diversos tipos de riscos para a saúde é a melhor maneira de garantir tranquilidade e segurança (não só para você, como também para a sua família).
Além de trazer proteção financeira, o seguro de vida, como o próprio nome sugere, faz com que você tenha uma vida com mais qualidade. Assim, você pode disfrutar dos benefícios sempre e quando precisar.
Um ponto importante é que o seguro de vida possui cobertura para doenças graves e pode oferecer o pagamento das diárias por afastamento do trabalho.
Como você pôde conferir, doenças cardíacas tendem a se desenvolver ao longo de uma vida de comportamentos de risco. Praticar exercícios físicos regularmente, alimentar-se de forma saudável e evitar o fumo e o álcool são formas de garantir a saúde do coração.
Quer saber sobre como funcionam os seguros de vida da Valiant Seguros? Então entre em contato com a nossa equipe para que possamos tirar todas as suas dúvidas!