Alienação de veículo: o que é, como saber se o carro é alienado e mais
Afinal de contas, você sabe o que é a tão falada alienação de veículos? Caso não, sem problemas, pois este texto é pra você! O nosso objetivo é apresentar as principais curiosidades no assunto, explicando o que é a alienação e como identificar veículos nessa condição.
Para isso, elencamos as perguntas mais pertinentes sobre o tema, explicando como é possível vender ou comprar veículos que estejam nessa situação, combinando segurança e responsabilidade. Não perca tempo e acompanhe!
Índice
O que é a alienação de veículo?
A alienação é um processo em que um bem é utilizado como garantia em uma operação de crédito. Imagine que você acabou de financiar um veículo com o banco de uma montadora. Normalmente, nesse tipo de financiamento, ocorre a alienação fiduciária.
Isso quer dizer que o veículo continua lastreado à instituição que ofereceu o crédito para a compra, e essa conexão só é rompida com a quitação do financiamento. Assim, caso deixe de pagar as parcelas, a instituição pode entrar com um processo para recuperar a propriedade, quitando a inadimplência.
Algo semelhante ocorre em outras situações. Digamos que você precisa de um empréstimo. Nesse caso, você busca uma instituição financeira e oferece o seu veículo como garantia, algo comum e que, se feito com responsabilidade, pode render boas taxas de juros.
No entanto, o veículo passa a ficar alienado até que o empréstimo seja quitado. Isto é, o carro não é uma propriedade do consumidor, mas sim um bem da instituição que o alienou. Por isso, é fundamental conhecer algumas dicas para evitar problemas na negociação de veículos que estejam nessa condição.
Como saber se o carro é alienado?
Em nossa visão, existem duas maneiras práticas para descobrir se um veículo está alienado. A primeira dica é super importante para quem deseja comprar um veículo usado, que é a compra de um dossiê sobre o modelo.
Tecnicamente, o dossiê oferece um relatório completo sobre o histórico do veículo. Assim, você descobre muitos detalhes sobre o automóvel além da própria alienação, como o envolvimento em acidentes, roubos, furtos, leilões, multas, impostos e afins.
A segunda forma é consultando a placa e o número do Renavam do veículo em questão no site do Detran. Naturalmente, os portais do Detran variam conforme o Estado, mas sempre existirão opções como Pesquisa e/ou Consulta de Débitos e Restrições.
Basicamente, quando você consulta o veículo pelas informações acima, o portal retornará com um espelho da documentação, com um registro completo sobre a alienação do carro e, assim como no dossiê, a existência de multas, impostos e demais pendências com o Estado.
Como vender ou comprar um veículo alienado?
Como você pôde notar até aqui, a alienação é um mecanismo que vincula o veículo a uma instituição enquanto há uma pendência/operação financeira em andamento. Sendo assim, a única forma de negociar livremente um veículo nessa condição é quitando a pendência em questão.
Portanto, se você tem um carro alienado e deseja vendê-lo, das duas uma:
- ou você quita a pendência, retirando a alienação do veículo;
- ou vende o carro mais barato, com a condição de que o novo proprietário quite essa pendência antes de qualquer coisa.
Esse é um detalhe importante porque, sem retirar a notação de alienado, não é possível fazer a transferência de titularidade. Por isso, “desalienar” é algo essencial para negociar um veículo nessa condição.
Como foi possível ver, a compra e a venda de veículos alienados conta com esse empecilho. Por isso, aproveitamos o momento para te contar sobre uma nova modalidade e parceria realizada pela Valiant, o financiamento automotivo com a Porto Seguro.
Agora que você conhece os principais detalhes sobre a alienação de veículos, aproveite para conhecer a nossa solução para a sua aquisição automotiva. Para isso, basta acessar nossa página e descobrir mais sobre a modalidade, suas condições e taxas!