Veja 6 dicas para reduzir custos com combustível!
Com a alta no preço da gasolina, os consumidores estão cada vez mais interessados em técnicas de como economizar combustível. Por isso, atendendo a curiosidade do nosso público, elaboramos esse post com as seis melhores dicas no tema!
Como verá a seguir, economizar combustível é muito mais do que uma motivação financeira, pois impacta tudo à sua volta, como o meio ambiente, a sua segurança e a das demais pessoas com quem você compartilha o trânsito.
Por isso, elaboramos uma pesquisa ampla no assunto, separando tudo que é mito do que é verdade, para apresentar apenas as práticas que realmente funcionam. Então, não perca tempo e acompanhe!
Índice
Qual a importância de aprender a economizar combustível?
Atualmente, não importa se você tem um carro flex, diesel ou híbrido. Se o seu veículo consome algum tipo de combustível fóssil, você está fadado a gastar cada vez mais nos próximos anos. Afinal de contas, tanto no Brasil como no restante do mundo, as soluções sustentáveis estão começando a ganhar espaço.
Com a eletrificação ganhando popularidade, os carros à combustão se tornarão cada vez mais caros na hora de abastecer, mesmo embora esses veículos estejam se tornando cada vez mais eficientes no consumo de combustível, rodando mais com menos.
Então, o primeiro argumento para aprender a dirigir de maneira econômica é, justamente, a economia. Em segundo, destacamos a conservação do veículo. De maneira bem resumida, podemos concluir que quanto mais agressiva a condução, maior o desgaste sobre as peças.
Portanto, dirigir economicamente também é uma questão de durabilidade — o que também está relacionado ao seu bolso, no final das contas. Em terceiro, destacamos a segurança. Uma condução econômica e responsável é, inevitavelmente, mais segura, cautelosa e preventiva.
Por último e mais importante, a sustentabilidade. Quanto mais suave a condução, menor a emissão de dióxido de carbono na atmosfera. No fim, essa é a importância de aprender a economizar combustível: gastar menos, preservar seu veículo, aumentar sua segurança e contribuir para o meio-ambiente.
Como economizar combustível com 6 dicas?
Revisões, responsabilidade, suavidade e manutenção. Da forma como percebemos, esses são alguns dos critérios mais importantes para quem quer economizar combustível nas estradas. Abaixo, explicamos cada um desses pontos, incentivando a sua organização e redução de gastos. Acompanhe!
1. Atenda às revisões programadas
Infelizmente, muitos proprietários negligenciam as revisões periódicas. No entanto, é importante entender o objetivo desses encontros técnicos. As montadoras, melhor do que ninguém, conhecem o arco de durabilidade dos seus carros.
Portanto, os períodos indicativos servem justamente para examinar a “saúde” de cada componente do seu veículo. Rodar com um carro sem nunca o revisar é o mesmo que dirigir uma bomba relógio, com várias peças apresentando desgaste avançado, que prejudicam a performance e a eficiência do veículo.
Então, na tentativa de economizar evitando as revisões, o proprietário acaba gastando mais, com abastecimentos cada vez mais frequentes por conta de um carro “gastão” e desajustado. Por fim, além do maior custo de longo prazo, ignorar as revisões também prejudica a sua segurança.
2. Evite sobrecarregar o veículo
Todo carro é projetado com alguns parâmetros ideais de uso e rodagem. Em utilitários, as montadoras dão atenção especial à capacidade de carga. No entanto, a maioria dos modelos, sobretudo os compactos urbanos, não são desenvolvidos para operarem em sobrecarga.
Em outras palavras, se você decidir fazer uma mudança colocando tudo que couber dentro do seu hatch, ele passará a consumir mais, pois o motor precisa de mais esforço para realizar o mesmo deslocamento. Portanto, se você reduz a carga interna, você reduz o consumo de combustível.
3. Conduza de maneira defensiva e linear
Uma condução linear é um método de dirigir de maneira suave, evitando decisões abruptas, como frenagens bruscas ou acelerações intensas. A razão por trás disso é bastante clara: a conservação de velocidade.
Por exemplo, se você freia bruscamente, precisa acelerar mais para retornar a velocidade original. Já se você acelera intensamente, precisa frear com maior intensidade para desacelerar o carro. No fim das contas, você fica em um loop infinito de condução agressiva e pouco eficiente.
Na condução linear, você não explora os limites de rotação do motor, pois realiza trocas em baixas rotações, acelerando e desacelerando de maneira suave, preservando a velocidade atingida e minimizando o esforço necessário para o deslocamento.
4. Calibre os pneus regularmente
A calibragem dos pneus é um fator muito importante, impactando consideravelmente nas suas médias de consumo. O motivo para isso também é razoável. Quando o pneu está murcho, ele aumenta sua área de contato com o solo, aumentando o arrasto e o esforço necessário para o deslocamento.
Quando o pneu está bem calibrado, apenas a banda de rodagem entra em contato com o asfalto, promovendo a melhor média de consumo possível. A dica é levar o carro no posto para calibrar todos os pneus na medida recomendada, a cada quinze dias.
5. Evite práticas desnecessárias
Como sugere o nome, práticas desnecessárias são aquelas que não cumprem nenhum propósito funcional. O melhor exemplo disso é a aceleração com o carro estacionado, com o em farol fechado. Fazer isso gasta combustível à toa, quase que, literalmente, queimando dinheiro.
O mesmo vale para acelerações quando se está parado em um congestionamento. Na realidade, para carros com Start/Stop, isso sequer é um problema, pois o motor desliga nessas pausas justamente para não consumir durante esse período de ociosidade.
6. Abasteça em postos de qualidade
Por último, o abastecimento em postos de qualidade. Essa é uma dica fundamental não apenas antes de fazer uma viagem de carro, mas em todo o seu cotidiano com o veículo. Afinal, o abastecimento adulterado não apenas aumenta o consumo como também prejudica o conjunto mecânico.
Portanto, a recomendação é priorizar postos e bandeiras que já conquistaram a sua confiança e a da comunidade, avaliando a reputação do estabelecimento no card do Google e na página oficial no Facebook, ambas instâncias em que o posto é avaliado de 1 a 5 estrelas.
Como pôde ver, existem muitas formas de economizar, mas a maior parte delas está relacionada à sua responsabilidade, não apenas com o veículo, mas também com a sua segurança no trânsito.
Agora que você sabe como economizar combustível, aproveite para ficar antenado em mais novidades sobre o tema. Para isso, basta acessar e seguir as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!