como escolher seguro auto

Saiba como escolher um seguro auto customizado para o seu perfil!

Para saber como escolher seguro auto customizado, você precisa adotar algumas medidas práticas e simples. Antes de conhecê-las, precisamos mencionar que os seguros de veículos oferecem coberturas básicas – normalmente, contra roubos, furtos, colisões, incêndios e quedas de raios. 

Além delas, é possível escolher proteções adicionais que, se adequadas ao seu perfil de risco, permitem uma boa personalização e uma grande economia. O grande segredo é não pagar pelo que não precisa e não economizar no que não pode faltar. Confira os detalhes e resolva essa questão de uma vez por todas!

Não protele a contratação

Você certamente já ouviu alguém contar o caso de ocorrência de um acidente às vésperas do dia previsto para contratação de um seguro. Segundo a cultura popular, os piores prejuízos ocorrem justamente nessas situações. Independentemente de você acreditar nessa crença, o fato é que a dor da perda parece ainda maior nesses casos. Afinal, o veículo logo estaria coberto.

Além disso, uma característica insubstituível de um seguro é garantir proteção contínua, pois poucos dias sem cobertura podem significar que um veículo que passou anos segurado – e que portanto, durante todos esses anos, o proprietário arcou com os prêmios de seguro -, não poderá mais usufruir dos benefícios desse investimento.

Diferencie corretoras e seguradoras

Um segundo aspecto que você precisa conhecer para escolher o seu seguro é a diferenciação entre corretores e seguradoras. Em termos de posicionamento na cadeia, podemos comparar a seguradora a uma indústria e a corretora a um supermercado, ou seja, a seguradora cria e gerencia as apólices de seguro, enquanto a corretora as comercializa.

Contudo, essa é apenas uma analogia para facilitar o entendimento, pois a atividade de seguros não é como a de varejo. Caso você não saiba, o seguro é uma prática milenar, e surgiu com base na união entre comerciantes que tinham os seus bens roubados em suas viagens.

Quando isso ocorria, alguns deles perdiam tudo o que tinham conquistado e, por isso, resolveram se unir para contribuir com “uma caixinha coletiva”, que era usada em casos de roubo ou acidente para cobrir o prejuízo do comerciante lesado.

A seguradora, por sua vez, é uma instituição que surgiu com a função de administrar, de forma profissional, essa reserva – o que ela faz de acordo com regras estabelecidas pela legislação e sob a supervisão da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados.

De outro lado, a principal função do corretor deve ser a de orientar o segurado sobre a melhor opção de seguro, independentemente da seguradora que o ofereça. Além disso, ele também tem a função de tomar providências em caso de sinistro, facilitando o processo para o segurado.

Comece pelos seus riscos

Feitas essas observações iniciais, podemos partir para as primeiras providências que você precisará tomar para fazer sua escolha. A primeira delas é levantar o seu perfil de risco, pois são eles que vão definir as customizações que você precisa.

Por exemplo, se você não costuma viajar com seu carro, não faz sentido contratar uma cobertura que garanta guinchos com quilometragem ilimitada, pois a probabilidade de usar esse benefício é quase nula.

Por outro lado, seria o caso de contratar uma cobertura para acidentes naturais, como enchentes, se você transita diariamente por uma área de risco. Aliás, essa é uma proteção que muitas pessoas não sabem que existe, mas é possível contratá-la.

Passe as informações corretas

Outro grave problema na contratação de seguro é a omissão de informações que podem encarecer o prêmio a ser pago. Sabendo que algumas características sobre o perfil do condutor, sobre a forma de utilização do veículo e sobre sua localização interferem no preço do seguro, muitos proprietários deixam de informá-las.

No entanto, se um carro segurado com informação de que ele só seria conduzido por maiores de 40 anos sofrer um sinistro sob a direção de um motorista de 20 anos, a seguradora tem o direito legal de se recusar a indenizar o proprietário.

Busque a melhor relação entre custos e benefícios 

Outra prática muito comum é buscar o menor preço a todo custo, o que, obviamente, é um grande engano. Até mesmo algumas corretoras preferem trabalhar exclusivamente com a cotação de seguros com várias seguradoras, mas isso qualquer um pode fazer – basta ter acesso a elas.

O grande diferencial da sua escolha está em, a partir do seu perfil de risco, identificar os benefícios e coberturas mais desejados e aqueles que não podem estar excluídos em hipótese alguma. Para que você conheça as opções, um bom portfólio de coberturas para seguro é composto das seguintes coberturas: 

  • colisão, roubo ou incêndio;
  • assistência 24 horas;
  • carro reserva;
  • danos a terceiros;
  • danos a vidros;
  • acidentes com passageiros.

Cuidado com políticas antiéticas 

Um indício muito claro de que há algo errado com a sua escolha é quando você é obrigado a se sujeitar a alguma política antiética. Um bom exemplo é quando você precisa de um empréstimo bancário e, para facilitar a sua liberação, é sugerida a contratação de um seguro.

Além de ser uma prática ilegal e condenável do ponto de vista moral, é inegável que objetivo nesse caso não é a melhor cobertura de seguro, mas sim o favorecimento em uma negociação. Por isso, embora essa seja uma escolha pessoal, é improvável que ela seja benéfica em termos de proteção.

Considere benefícios adicionais

Além das coberturas adicionais, muitos seguros oferecem serviços especiais e benefícios únicos, como a remuneração em moeda no caso de indicações. Com essa política, o objetivo é fortalecer o relacionamento e estreitar a confiança entre o segurado e a corretora — ao menos no nosso caso.

Para concluir nosso conteúdo sobre como escolher um seguro auto, nada mais natural do que apresentar a nossa corretora de seguros. A Valiant Seguros é uma empresa que se consolidou no mercado justamente com um posicionamento voltado ao seguro sob medida. Além disso, contamos com um quadro único de corretores, especializados em seguros auto.

Por fim, ainda melhor do que saber sobre nós e sobre como escolher seguro auto é experimentar nosso atendimento. Se esta postagem já esclareceu os pontos que você precisava, nossos consultores vão superar suas expectativas em termos de segurança de contratação e custo benefício. 

Por isso, entre em contato imediatamente e fale com um de nossos especialistas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

16 Comentários

  1. Gostaria de saber por quanto tempo dura o seguro e qual valor,
    já tenho o BB seguro mas quero mudar de seguradora.

  2. Já tenho o seguro do banco do Brasil linkado com a Mafre…quero mudar se tiver boa cotação

    1. Por favor, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

  3. Já tenho seguro mais quero trocar de seguradora

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.