seguro auto para terceiros

Confira os benefícios do seguro auto para terceiros!

Como o nome indica, o seguro auto para terceiros é uma modalidade voltada à cobertura de danos causados a terceiros. Assim, se você colidir com um veículo e for responsável pelo acidente, pode acionar a seguradora para compensar o prejuízo.

No Brasil esse tipo de seguro é facultativo, mas a nossa legislação protege a todos nós dos danos causados por acidentes, permitindo que os prejudicados processem os responsáveis.

Para que você não corra esse risco, seja como responsável, seja como prejudicado, é importante saber mais detalhes sobre esse tipo de proteção, formalmente conhecida como: RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos). Continue a leitura e saiba os detalhes essenciais sobre o RCF.

Quais os benefícios do seguro auto para terceiros?

O principal benefício de qualquer seguro é a minimização do risco. Ou seja, no lugar de assumir os prejuízos de acidentes, que são imprevisíveis, um grupo de pessoas contribui para uma apólice administrada por uma seguradora, que se compromete a usar esses recursos para cobrir os danos causados por essas ocorrências — chamadas de sinistros. 

Especificamente em relação à RCF, você conta com as vantagens descritas nos tópicos abaixo. 

Protege você de grandes prejuízos

A maioria das pessoas não tem acesso aos veículos de preços milionários, mas pode ser responsabilizada ao se envolver em um acidente com um bem de alto valor. Automóveis acima de R$ 100 mil Reais já são muito comuns e 90% dos casos em que ocorre acionamento do airbag acarreta perda total.

Você pode imaginar que ninguém andaria com um carro desse valor sem um seguro, mas nada garante que ele esteja protegido. Além disso, o fato de ele estar segurado não significa que você não será responsabilizado.

O proprietário e a seguradora contratada, quando for o caso, não aceitarão o prejuízo. É comum que ocorram ações na justiça com o objetivo de recuperar os gastos.

Evita processos e gastos com advogados

Não são apenas os prejuízos materiais que podem ser cobrados. Na verdade, os danos morais e físicos decorrentes de um acidente sensibilizam muito mais as pessoas e podem chegar a valores bem altos.

Nessas situações, até mesmo o fato de você não ter um seguro contra terceiros pode ser considerado uma negligência e agravar o problema. Isso não significa que exista uma obrigação legal de ter um seguro, mas o fato de providenciá-lo demonstra que você é uma pessoa precavida — é uma demonstração de que você se preocupou em evitar o problema.

Permite cumprir sua obrigação legal

Ao mesmo tempo, o seguro contra terceiros cobre danos materiais, físicos e morais, permitindo que, no caso de um processo, você tenha recursos para arcar com o prejuízo — ou no mínimo parte dele. Isso evita incômodos legais, restrições e execuções.

Por que contratar esse tipo de seguro?

Cada um dos benefícios citados acima é um motivo para que você contrate um seguro auto para terceiros, mas podemos reforçar essa necessidade com a observação de que esse é considerado o tipo de seguro mais importante para qualquer proprietário de automóvel.

Além de tudo, ele não tem um prêmio alto — que é o valor que você paga pelo seguro. Ao comparar com outras modalidades de proteção, vai notar que ele tem um ótimo custo benefício. 

Aliás, para terminarmos, saiba que o seguro auto para terceiros pode ser contratado de forma independente. Tamanha é a sua importância e seus benefícios que ele é disponibilizado de forma avulsa para aqueles que, por um motivo ou outro, não podem fazer um seguro completo — que é sempre o ideal. 

Agora, não guarde essa informação para você. Ela pode ajudar muita gente a evitar prejuízos. Por isso, compartilhe esta postagem nas suas redes sociais preferidas.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.