Seguro para carro importado: quais os pontos de atenção?
Na hora de contratar um seguro para carro importado, naturalmente as seguradoras estabelecem um valor mais alto pelo serviço, se comparado aos seguros para veículos nacionais, tendo em vista que esses modelos contam com itens exclusivos, exigem mais cuidados e suas peças de reposição/manutenção são mais difíceis de serem encontradas.
Contudo, nada disso justifica que você circule pelas ruas e rodovias com um carro sem seguro, especialmente se levarmos em conta o valor investido do bem e o fato da incidência de acidentes e roubos e furtos estar cada vez maior nas grandes cidades.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda mais sobre como funciona um seguro para carro importado, como seu preço é determinado e por que esse serviço é indispensável. Confira agora!
Por que é importante que o carro tenha um seguro?
O sonho de muitos motoristas é ter um carro esportivo ou de luxo como aqueles que vemos nos filmes. Porém, quem consegue atingir esse objetivo assume alguns riscos, como a dificuldade para encontrar peças e preços mais altos para manutenção nas oficinas, sem mencionar a possibilidade de roubos ou furtos.
Portanto, segurar o carro ao contratar uma apólice, seja ele nacional ou importado, é indispensável para que seu patrimônio seja protegido contra possíveis eventualidades no trânsito.
Como funciona o seguro auto para veículos importados?
Como você já deve saber, os benefícios do seguro auto abrangem a cobertura de eventuais roubos, furtos, acidentes e danos envolvendo terceiros. Ao contratar esse tipo de serviço, as seguradoras assumem o risco de proteger o automóvel importado mediante o pagamento do valor da apólice determinado.
Com exceção dos valores mais altos, proporcionalmente estabelecidos de acordo com uma série de parâmetros usados pelas corretoras de seguros, o seguro para carro importado não é diferente de um seguro para carro novo ou usado nacional comumente oferecido pelo mercado.
Qual a diferença desse tipo de seguro para os carros nacionais?
Ao comparar um seguro para carro importado com um seguro de automóvel nacional, podemos notar algumas distinções, começando pelo valor da apólice. O fato de ser difícil encontrar peças de reposição/manutenção de veículos importados no mercado brasileiro, caso seja preciso executar algum tipo de atendimento, faz com que o preço encareça.
Como os automóveis nacionais não têm essa dificuldade de reparo, consequentemente os seguros para esse tipo de carro oferecem uma variedade de coberturas maior, assim como preços mais baixos e um leque mais amplo de opções ao consumidor na hora de contratar um seguro auto.
O que impacta no preço?
As seguradoras levam uma série de aspectos em consideração na hora de calcular o valor da apólice do seguro auto. Informações sobre o carro e o motorista são necessárias para definir o risco de terem de arcar com uma indenização. Ao assumirem essa margem de possibilidade, o preço do serviço é determinado.
Dito isso, entre os pontos que impactam no preço de um seguro para carro importado, podemos citar:
- valor de mercado do automóvel;
- disponibilidade de peças para manutenção;
- custo mais alto para reparo nas oficinas.
Como você pôde conferir, o seguro para carro importado oferece os mesmos benefícios que o serviço contempla para veículos nacionais. Com exceção do preço, as coberturas e garantias são as mesmas e indispensáveis para que seu patrimônio esteja seguro.
Quer saber mais sobre como funcionam os seguros auto da Valiant Seguros? Então entre em contato para que nossa equipe possa sanar todas as suas dúvidas a respeito de nossos produtos e serviços!