viagem pós pandemia

Confira os cuidados na viagem pós-pandemia

No esforço para conter a disseminação do coronavírus, medidas rigorosas de isolamento social ganharam o mundo. Para fazer frente a um cenário completamente inesperado, muitos planos precisaram ser adiados e, agora, precisam ser repensados. A viagem pós-pandemia é, sem dúvida, um desses temas.

A partir de agora, será necessário redobrar os cuidados e adotar novas práticas de prevenção a cada deslocamento, seja ele nacional ou internacional. Saúde e segurança serão as palavras de ordem!

Neste post, você entenderá um pouco mais sobre o assunto. Em primeiro lugar, apresentaremos um panorama dos impactos da pandemia no mercado, inclusive no que diz respeito às viagens. Em seguida, detalharemos os cuidados essenciais na pós-pandemia. Boa leitura!

Quais são os principais impactos da pandemia de coronavírus?

Os primeiros registros de Covid-19, popularmente conhecido como novo coronavírus, surgiram na China, ainda no final de 2019. Em poucos meses, o vírus já havia se espalhado pelos cinco continentes do planeta.

No começo, ainda havia bastante incerteza em relação à gravidade da doença: não se sabia ao certo qual era a agressividade do vírus e, muito menos, qual seria a intensidade (ou o veículo) da transmissão. O fato é que o mundo foi pego de surpresa e, desde o início de 2020, todas as nações precisaram adotar medidas rigorosas para conter a disseminação do Covid-19 em seus territórios.

O isolamento social foi uma das recomendações imediatas. Com isso, fronteiras foram fechadas e serviços não essenciais foram reduzidos ou suspensos, interrompendo o ritmo da sociedade. Todas as pessoas, tanto as físicas quanto as jurídicas, precisaram se adaptar a uma nova realidade enquanto combatiam um inimigo invisível. 

A boa notícia é que, gradualmente, o mundo volta ao normal e as rotinas se reaproximam da normalidade. É bastante provável, inclusive, que você já esteja pensando na sua primeira viagem pós-pandemia…

Quais são os cuidados essenciais na viagem pós-pandemia?

O “novo normal” é uma expressão que ganha cada vez mais força. O termo sugere que, após a pandemia de coronavírus, os velhos paradigmas serão substituídos por práticas mais alinhadas às orientações de segurança, preservando a integridade das pessoas. 

Nas viagens, por exemplo, o cuidado deve ser redobrado. É preciso analisar alguns fatores determinantes para a integridade da sua jornada, assegurando que protocolos de prevenção sejam seguidos à risca. E lembre-se: os cuidados começam antes mesmo da compra da passagem. Confira!

Pesquise a situação do seu destino

Assim como a disseminação de coronavírus não foi globalmente uniforme, afetando algumas regiões com mais intensidade do que outras, é natural que as diretrizes de contenção também não sejam exatamente iguais em todos os lugares. A depender do seu destino, pode ser necessário adotar algum protocolo diferenciado.

Por isso, vale a pena buscar informações sobre o local para o qual você pretende viajar. Acompanhar as notícias e conversar previamente com moradores da região ajuda a antecipar possíveis demandas — seja o uso obrigatório de máscaras ou os horários reduzidos do comércio, por exemplo.

Fique de olho nos pacotes de viagem e turismo

Em função da pandemia, a oferta de passagens — tanto aéreas quanto rodoviárias, para citar apenas duas modalidades de transporte — está bastante reduzida. Antes de qualquer coisa, você precisa garantir que há opções e disponibilidade na data desejada.

O próximo passo, portanto, é verificar as condições dos pacotes de viagem. Nas últimas semanas, o preço dos tickets aéreos caiu em resposta à demanda decrescente do consumidor. Assim que a quarentena chegar ao fim e as medidas de isolamento forem flexibilizadas, por exemplo, existe uma certa tendência de alta, uma vez que despesas extras com higienização de veículos (ou de aeronaves) e com redução de assentos tendem a encarecer a operação das empresas. 

Garanta o seguro-viagem

Agora e mais do que nunca, não seria equivocado dizer que o seguro-viagem é tão importante quanto a própria passagem. Em função da pandemia, é crucial garantir seu acesso a médicos e hospitais caso você, enquanto fora da sua cidade ou do seu país, apresente algum sintoma e precise recorrer à assistência de saúde especializada.

Ao escolher o seguro-viagem, analise a cobertura e tire todas as suas dúvidas com o consultor de apólices. Trata-se, sem dúvidas, de uma situação atípica e você deve se empenhar para que não haja quaisquer transtornos ao longo do seu deslocamento.

Verifique a limpeza

A limpeza deve ser uma preocupação fundamental nas suas próximas viagens. Ao entrar no ônibus, por exemplo, verifique a higiene das poltronas e avalie o cumprimento dos protocolos de biossegurança em espaços como corredores e banheiros.

No local da hospedagem, por sua vez, fique atento ao asseio das roupas de cama e cheque a disponibilidade de álcool em gel nos quartos e áreas comuns. Se quiser, peça informações sobre os procedimentos de desinfecção aos responsáveis pelo hotel.

De forma geral, esse tipo de iniciativa demonstra cautela e alinhamento às orientações voltadas à contenção do vírus — o que é, de fato, imprescindível à sua segurança durante a viagem.

Mantenha o distanciamento social

O distanciamento social foi uma das primeiras diretrizes fixadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e por governos de todo o mundo. É fácil entender o motivo: de acordo com o Ministério da Saúde, o contato próximo favorece o contágio e um simples aperto de mão pode transmitir o vírus. 

Por isso, independentemente do seu destino, vale a máxima do distanciamento social. Em filas ou em restaurantes, por exemplo, mantenha uma distância segura — de, no mínimo, um metro — das demais pessoas no recinto. Esse comportamento diminui exponencialmente os riscos de contaminação.

Como a Valiant ajuda a tornar a viagem pós-pandemia mais segura?

A Valiant Seguros oferece soluções completas para que você viaje com segurança e tranquilidade. São mais de 180 mil clientes atendidos em todo o Brasil e um índice de satisfação de 4,8, considerando uma escala até 5. 

O seguro-viagem, indispensável aos deslocamentos pós-pandemia, é uma das especialidades da empresa. É muito simples contratar a modalidade ideal, totalmente adequada às suas necessidades, e ainda mais fácil obter todo o suporte necessário — antes, durante e mesmo depois da viagem. Tudo isso com um excelente custo-benefício, é claro.

Na prática, as soluções da Valiant eliminam preocupações na viagem pós-pandemia. Certifique-se de investir na apólice ideal antes de se dirigir ao próximo destino. Cuide-se e bons negócios!

Precisa programar sua próxima viagem? Conheça nosso portfólio e tenha mais tranquilidade ao embarcar. Sucesso e até breve!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.