Seguro auto contra furto e roubo: tire suas principais dúvidas
Você já se perguntou sobre a necessidade de contratar um seguro contra furto e roubo para seu automóvel? Se sim, deve saber que o índice de criminalidade tende a aumentar diante de cenários econômicos complicados, como o atual. Isso evidencia a importância desse serviço.
Contudo, muitas questões rondam o assunto, e é exatamente por isso que preparamos este post. Continue a leitura do artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o que é e como funciona um seguro contra furto e roubo!
O que é o seguro auto para roubo e furto?
O seguro de automóveis contra roubos e furtos nada mais é do que um contrato de serviço que o proprietário do carro veículo faz com a seguradora, cujo objetivo é oferecer uma vasta gama de coberturas. Elas servem não somente contra sinistros relativos à criminalidade, mas também, em casos de acidentes, imprevistos e, até mesmo, manutenções e substituições de peças.
Como funciona o seguro contra roubo e furto?
Ao contratar esse serviço, o segurado paga um valor pré-determinado por ano ou por mês a uma seguradora. Sendo assim, a empresa fará o ressarcimento (parcial ou total) dos danos ao automóvel ou a terceiros envolvidos em acidentes, ou problemas com o carro do segurado.
O que é considerado na hora de cotar o valor de um seguro auto?
Diversos fatores serão levados em consideração na hora de fazer a cotação do seguro auto contra furto e roubo. Os pontos levantados dependerão do tipo de seguro a ser contratado, porém, o perfil do principal condutor é o que mais afeta os preços.
Perfil do motorista
Entre os dados que serão considerados, podemos citar:
- tempo de habilitação: quanto maior a experiência do motorista, melhor a sua habilidade para evitar acidentes e, por consequência, menor o preço do seguro;
- idade e sexo: pessoas mais velhas e mulheres têm seguros com valores mais baixos, pois, estatisticamente, são mais responsáveis na direção;
- estado civil: pessoas casadas também são cotadas com valores menores, pois têm menos propensão de causar acidentes automobilísticos do que solteiros.
Por mais inabitual que esses parâmetros pareçam, as seguradoras não se baseiam em achismos. Pesquisas e levantamentos de dados são realizados para traçar os perfis de motoristas com menos chances de riscos.
Marca e modelo do veículo
Como você já deve imaginar, existem seguros para carros novos e usados, mas é a marca e o modelo do automóvel que impactam diretamente seu valor de mercado. Isso se deve ao fato de que determinados carros são alvos de roubos e furtos com mais frequência do que outros tipos.
Sendo assim, se o seu veículo for um dos estimados pelos criminosos, o preço do seguro aumentará, visto que há uma propensão muito maior de ocorrer um sinistro. Além do mais, o valor da manutenção, assim como a presença de componentes inibidores de roubos, como bloqueadores, alarmes e rastreadores, também influenciam o preço do serviço.
Nível de uso do carro
Por razões óbvias, um carro que permaneça mais tempo guardado na garagem terá o preço do seguro contra furto e roubo mais barato do que um veículo que está diariamente em trânsito. Afinal, as possibilidades de se envolver acidentes ou sinistros são maiores.
Essa avaliação também leva em conta o local onde o automóvel permanece na maior parte do tempo — na rua, na garagem ou em um estacionamento, por exemplo.
Segurança na área de circulação
Proprietários que moram em bairros com maior índice de criminalidade, evidentemente, têm o valor do seguro contra furto e roubo mais alto.
Quais as vantagens do seguro auto contra roubo e furto?
A principal vantagem do seguro contra roubo e furto se deve à informação que consta no próprio nome do serviço: suas finanças estarão constantemente protegidas caso haja um desses crimes, ou seja, você tem a garantia de ressarcimento se o pior acontecer. Assim, não precisará se preocupar se houver um sinistro, seja qual for a sua natureza (desde que ele esteja coberto pela apólice contratada).
Como escolher o seguro ideal para meu carro?
Para saber qual o tipo de seguro auto ideal para o seu carro, é importante levar em consideração uma série de fatores. Primeiramente, procure uma seguradora de confiança e que tenha parceria com a Porto Seguro.
Feito isso, veja quais coberturas têm mais relação com o seu perfil, por exemplo:
- roubo ou furto (total ou parcial) do automóvel;
- danos durante transporte do veículo;
- prejuízos praticados por terceiros;
- enchente, alagamento ou inundação;
- explosão ou incêndio;
- queda de objetos sobre o veículo;
- riscos de colisão;
- ressacas, vendavais, terremotos, raios ou granizo;
- abalroamento e capotagem;
- danos causados por cargas transportadas, entre outros riscos.
Quais os perigos de deixar o carro sem seguro?
Um carro, moto ou caminhão é um bem de altíssimo valor e que abrange uma série de responsabilidades. Considerando o alto índice de criminalidade no país, especialmente, nas regiões urbanas, é muito arriscado ter um automóvel sem seguro.
Não são apenas riscos de ter o bem roubado ou furtado, mas também, de se envolver em colisões, acidentes com terceiros e, até mesmo, de fenômenos da natureza danificarem a sua propriedade, como enchentes, vendavais, quedas de árvores, raios e chuvas com granizo.
Se você considerar o valor investido em seu carro contra o preço do seguro contra furto e roubo, verá que esse serviço não é um gasto supérfluo, mas sim, um investimento necessário para que você possa trabalhar tranquilamente e dormir em paz à noite, enquanto não tem como vigiar o bem. Sem mencionar as vantagens de poder contar com todas as coberturas oferecidas por esse serviço.
Como você pôde conferir, o seguro contra furto e roubo é altamente necessário para todo proprietário de um automóvel, independentemente da região em que ele more. Também tiramos as principais dúvidas sobre como funciona esse serviço para que você possa fazer a melhor escolha.
Quer saber mais sobre as opções de seguros contra furto e roubo da Valiant Seguros? Então, faça um teste gratuito! Sem dúvida, temos uma solução perfeitamente adequada ao seu perfil!