Seguro de vida para idosos: 5 vantagens dessa contratação
Com o passar dos anos, muitas pessoas estão se preocupando cada vez mais com a proteção de seus entes queridos, inclusive após a própria morte. O seguro de vida para idosos é uma opção tão atrativa no mercado justamente por garantir a tranquilidade e a estabilidade financeira da família em casos de falecimento.
Sendo assim, elaboramos este post especial sobre o assunto e elencamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Aqui, você entenderá o que é seguro de vida para idosos, quais as principais vantagens desse tipo de apólice e quais as diferenças entre os tipos de seguro e um plano de saúde. Então, não perca tempo e acompanhe!
O que é um seguro de vida para idosos?
Em essência, um seguro de vida para idosos é uma apólice que tem o objetivo de proteger, além do próprio segurado em certas circunstâncias, os entes queridos da pessoa idosa em caso de falecimento, doenças ou contextos de invalidez, promovendo não apenas a tranquilidade da família, mas principalmente a estabilidade financeira.
Diferente de outros tipos de seguro de vida, as apólices para idosos contam com uma série de diferenciais e vantagens importantes para esse público, oferecendo a proteção adequada. Já o funcionamento da apólice é semelhante ao de outros seguros. Basicamente, a pessoa idosa contrata a apólice considerando:
- o valor da indenização;
- o leque de coberturas; e
- a forma de pagamento.
Em caso de invalidez ou certas doenças, a seguradora indeniza o segurado de acordo com o estipulado em contrato. Já em caso de falecimento, a seguradora paga a indenização da apólice para os beneficiários indicados no contrato. As apólices mais indicadas para os idosos são as que contam com coberturas mais amplas e flexíveis.
Aqui, falamos de três tipos de coberturas muito importantes: doenças graves, morte acidental e invalidez. Como você pode notar, são circunstâncias um tanto comuns na terceira idade. Por isso, é muito importante investir em uma apólice compreensiva, que seja capaz de atender não apenas às suas dores e necessidades, mas principalmente às suas expectativas.
Outra curiosidade que merece a sua atenção é a idade mínima para contratar um seguro de vida para idosos. A realidade é que não existe uma idade padrão, e isso varia conforme a seguradora e o plano selecionado. Geralmente, é possível contratar um seguro de vida para idosos para um usuário a partir dos 60 anos de idade.
No entanto, já existem seguradoras que oferecem essa apólice para pessoas a partir dos 50 anos. Porém, também é importante notar que a idade é apenas um dos critérios para a adesão. Além dele, as seguradoras ainda exigem documentos e exames médicos para melhor avaliar a relação de risco e retorno do contrato — que é a forma de precificação da apólice.
Quais as 5 vantagens do seguro de vida para idosos?
Agora que você já sabe bons motivos para investir em um seguro de vida, é o momento de conhecer as principais vantagens da apólice voltada para os idosos. Existem 5 diferenciais muito importantes, tais como o uso em vida, o suporte e a orientação em momentos de necessidade e a preparação de um legado sem burocracias. Saiba mais a seguir!
1. Coberturas para uso em vida
Um bom seguro não é focado apenas no momento da passagem do usuário. É por isso que uma boa apólice inclui uma série de serviços, soluções e diferenciais importantes que podem ser utilizados em vida, tais como o reembolso de despesas médicas, desconto em medicamentos, assistências domiciliares e por aí adiante.
2. Assistência à família em caso de morte
Uma das dicas mais essenciais para escolher um seguro de vida é a qualidade do suporte e da orientação no momento em que você mais precisa. Geralmente, o falecimento de alguém costuma ser um episódio doloroso para uma família. É nesses momentos que ter uma boa apólice é importante, pois simplifica as decisões e as burocracias em um momento tão delicado.
3. Proteção e segurança financeira
Esse é um dos recursos mais importantes em um bom seguro de vida. Com uma boa apólice, o segurado garante uma rede de segurança financeira para os entes queridos que ficam, provendo uma indenização que pode ser fundamental para garantir a estabilidade dessas pessoas durante os meses de luto, que podem ser difíceis, imprevisíveis e bastante emocionais.
4. Legado sem grandes burocracias
Ainda que as indenizações não sejam tão grandes quanto muitas heranças, que incluem casas, contas e afins, o seguro permite deixar um legado livre de burocracias, pois o valor é imediatamente transferido aos beneficiários e isento de imposto, o que não acontece com a transferência patrimonial, sujeita tanto ao imposto como uma série de outras burocracias e tecnicalidades.
5. Remédios e consultas com desconto
Por último e talvez mais importante, um bom seguro de vida oferece descontos e condições diferenciadas tanto em medicamentos quanto em consultas. Para quem é idoso, esse é um diferencial muito importante, pois os custos médicos decolam nessa fase da vida — o que vale também para quem já tem um bom plano de saúde.
Qual a vantagem de um seguro de vida comparado ao plano de saúde?
A realidade é que seguro de vida e plano de saúde são tipos de proteção completamente diferentes, por isso atendem a necessidades distintas. Enquanto o seguro tem o objetivo de proteger financeiramente em caso de falecimento, doença ou invalidez, o plano de saúde é mais focado na proteção e no acesso a atendimento médico em caso de doença ou acidente.
Por isso, não é possível realmente comparar um seguro de vida com um plano de saúde e ambos são muito úteis e vantajosos para a pessoa e sua família. Ainda assim, um bom seguro de vida pode oferecer o melhor dos dois mundos, sobretudo com os descontos em consultas, remédios e procedimentos.
Como você viu, um bom seguro de vida para idosos é fundamental para garantir a qualidade de vida e a tranquilidade de todos os envolvidos, tanto do contratante da apólice quanto dos beneficiários. É justamente por oferecer essa camada adicional de proteção que se torna tão importante investir nesse tipo de apólice.
Agora que você sabe a importância do seguro de vida para idosos, aproveite para complementar a discussão sobre o tema deixando um comentário no post!