acidente pessoal

Acidentes pessoais x Seguro de Vida: quais são as diferenças?

Resumidamente, entende-se um acidente pessoal como uma situação em que ocorre invalidez parcial ou permanente, ou ainda, morte causada exclusivamente por acidente. Ou seja, são as lesões que acontecem de maneira involuntária, súbita, violenta e externa que podem gerar sequelas físicas graves ou causar o falecimento do segurado.

Como um seguro para acidentes pessoais também oferece cobertura em casos de morte, é muito comum as pessoas questionarem sobre as diferenças entre essa alternativa e o seguro de vida. Por isso, preparamos este post para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura do artigo para saber mais!

O que é considerado um acidente pessoal e quais tipos podem ocorrer?

Qualquer lesão que aconteça de maneira súbita, violenta, involuntária e externa, podendo resultar em morte ou, ainda, causar graves sequelas físicas ao segurado, fazendo com que ele se encontre em uma situação de invalidez total ou parcial, que exija um tratamento médico, enquadra-se como acidente pessoal.

Para as seguradoras, o tipo de acidente é determinado pela concretização dos riscos previstos na contratação do seguro e, é claro, pela ocorrência do sinistro. Doenças graves e acidentes que causem incapacidade temporária são exemplos de acidentes pessoais cobertos pelas apólices.

Como funciona a cobertura de um seguro para acidente pessoal?

Os beneficiários do segurado recebem uma indenização financeira caso ele faleça devido a um acidente pessoal, desde que a ocorrência esteja devidamente enquadrada nas coberturas da apólice.

É importante mencionar que esse tipo de seguro não oferece cobertura diante de danos temporários. Existem apólices específicas para esse tipo de situação, como o seguro de invalidez (permanente ou parcial) que abrange os acidentes pessoais.

Por que ter um seguro nesses momentos é tão importante?

Como você já deve saber, tanto um seguro de vida quanto um seguro para acidente pessoal oferecem auxílio financeiro. Isso ocorre, não apenas em casos em que o segurado falece, mas também todo o suporte necessário para o seu tratamento médico em vida, assim como o custeio de despesas devido à sua impossibilidade de trabalhar, dependendo das coberturas contratadas na apólice.

Qual a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais?

A principal diferença entre um seguro de vida e o de acidentes pessoais está na cobertura básica oferecida. Enquanto a primeira opção indeniza o segurado (e seus beneficiários) em casos de acidente ou morte natural, a segunda abrange outras situações, como a invalidez (somente em casos de acidentes previstos no contrato) e morte.

Além disso, o preço da apólice de um seguro de vida costuma ser mais alto, principalmente quando o segurado tem idade avançada, já que o fator de morte natural também aumenta com o passar dos anos. Contudo, os dois tipos de seguros promovem recursos financeiros em casos de invalidez ou ausência dos segurados.

Como você pôde conferir neste conteúdo, as seguradoras consideram acidente pessoal qualquer situação de lesão que cause sequelas graves ao segurado, resultando em sua morte ou invalidez permanente, ou temporária.

Quer saber mais sobre os benefícios dos seguros oferecidos pela Valiant Seguros? Então, entre em contato com a nossa equipe para podermos oferecer os melhores serviços do mercado!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.