Consórcio imobiliário: veja quais os seus benefícios
Para quem deseja comprar um imóvel de forma acessível e não tem pressa em se mudar, o consórcio imobiliário é uma alternativa muito interessante. A partir dele, é possível obter uma carta de crédito equivalente ao valor necessário para a aquisição da propriedade, pagando em parcelas de modo que não afete o orçamento familiar.
Pensando nisso preparamos este post para que você entenda o que é e como funciona um consórcio imobiliário, quais as suas vantagens, entre outras informações pertinentes ao assunto. Continue a leitura do artigo para saber mais!
Índice
Como funciona o consórcio imobiliário?
Um consórcio de imóveis funciona como uma espécie de contrato no qual um grupo de pessoas se une com o mesmo objetivo e constituem uma poupança em comum. Periodicamente, cada participante deve contribuir com valores iguais, de modo que, todo mês, pelo menos uma pessoa do grupo será contemplada e poderá comprar uma propriedade à vista.
Até o final do contrato, todos os participantes serão contemplados. E quem se responsabilizará por organizar e administrar os grupos é a gestora de consórcios, que alocará os interessados conforme o valor do crédito almejado.
A empresa gerenciadora também tem o papel de organizar as assembleias todos os meses, ocasião na qual as contemplações ocorrem e as informações de interesses dos participantes são transmitidas.
Quais as vantagens do consórcio de imóveis?
Entre os principais pontos positivos de fazer um consórcio imobiliário, podemos citar:
- não há cobrança de juros: muitos consumidores procuram essa alternativa justamente para evitar as altíssimas taxas de juros praticadas em financiamentos e outras formas de compra;
- não precisa dar entrada: por isso é uma solução para quem quer comprar um imóvel, mas não tem o montante necessário;
- variedade de prazos e planos: as administradoras oferecem diversas opções de planos e prazos;
- é possível acelerar a contemplação: se o participante não quiser esperar ser sorteado, poderá fazer um lance no consórcio e agilizar a sua contemplação;
- menos burocracia: na maioria dos casos, sequer é preciso comprovar renda para conseguir uma cota;
- liberdade para usar o crédito: ao ser contemplado, o participante poderá usar o valor de sua carta de crédito da maneira como desejar.
Como fazer um consórcio?
Basta encontrar uma boa administradora de consórcios e analisar as alternativas de planos disponíveis. Feito isso, tenha em mente o valor do imóvel que deseja adquirir, o valor das parcelas que cabe no seu bolso e o prazo para quitá-las.
Após definir esses pontos, você deverá entregar os documentos solicitados (comprovante de endereço, CPF e RG) e assinar um contrato de adesão para validar a obtenção da cota. A administradora fará o restante do processo e te colocará em um grupo adequado ao seu perfil.
O que acontece quando você for contemplado?
Ao ter a sua carta contemplada, a administradora checará se suas parcelas estão em dia. Se tudo estiver certo, você terá o crédito correspondente ao valor do bem liberado. Ou seja, a contemplação representa o momento em que você adquire o capital para pagar pelo imóvel à vista.
Como você pôde conferir, o consórcio imobiliário é uma alternativa muito vantajosa para quem deseja alcançar o sonho da casa própria, mas não dispõe de recursos financeiros suficientes para dar entrada em um financiamento e para quem não tem pressa em se mudar.
Quer acompanhar todos os materiais informativos, dicas e novidades postadas em nossos canais de comunicação? Então, assine agora a nossa newsletter para receber os conteúdos da Valiant Seguros diretamente em seu e-mail!