auto popular

Seguro auto popular e tradicional: quais são as diferenças?

As corretoras e seguradoras estão sempre buscando novas formas de facilitar a vida de seus clientes. Como é o caso do seguro auto popular, um novo tipo de cobertura de seguro para carros criado para atender quem busca um serviço mais em conta.

Esse tipo de apólice é bastante semelhante ao seguro tradicional, mas como oferece valores mais acessíveis, tem algumas diferenças nítidas. Afinal, quais são as principais diferenças entre o seguro auto tradicional e popular? 

Vamos te explicar tudo que você precisa saber a seguir, então continue lendo!

O que é seguro auto popular? 

O seguro auto popular é uma modalidade de seguro criada recentemente no mercado para atender às necessidades de quem busca a proteção do seu carro com um preço acessível.

Assim como qualquer tipo de seguro auto, o popular garante a proteção do seu veículo e também permite a adição de outras coberturas complementares na apólice.

Por isso, ele é ideal para quem possui um carro popular, uma vez que pode ser modificado de acordo com suas necessidades. 

Quais são as diferenças do seguro tradicional para o seguro auto popular?

A principal diferença entre as duas categorias está na utilização de peças de reposição em casos de sinistros. Essa prática foi regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e segue uma série de normas e exigências. O seguro auto tradicional prevê apenas o uso de peças novas em caso de sinistros. 

Todos os componentes e peças usados são enviados para desmanches legalizados e fiscalizados. Todas as peças passam por testes pelos órgãos competentes antes de serem utilizadas em consertos de veículos. 

No entanto, não são todos os componentes que podem ser reutilizados no seguro auto popular. Em caso de peças que estejam ligadas diretamente à segurança dos passageiros e do motorista, apenas são permitidas as versões originais. 

Outra diferença importante está no pagamento de indenizações. Como o seguro popular foi criado pra ser mais acessível, a indenização paga em caso de acidentes é diferente.

Em casos de sinistros de roubo, as companhias cobrem um valor estipulado previamente na apólice para suprir a perda. No seguro auto tradicional, a indenização paga corresponde ao valor do veículo na Tabela Fipe. 

Já no caso do seguro auto popular, a indenização geralmente corresponde a apenas 80% a 90% do valor total do veículo na tabela Fipe. Esse é um dos principais motivos para o preço do seguro auto popular ser menor do que o seguro auto tradicional. 

Quais são as vantagens e desvantagens do seguro auto popular? 

A principal vantagem do seguro auto popular é o seu preço mais acessível. Por isso, ele oferece menos coberturas quando comparado ao seguro auto tradicional. No entanto, é possível contratar coberturas adicionais para suprir todas as suas demandas. 

Já a principal desvantagem do seguro auto popular em comparação ao seguro auto tradicional é a menor assistência por parte da companhia ao segurado. O seguro convencional oferece uma série de serviços de assistência, como guincho, chaveiro, troca de pneus etc.

Como você pôde ver, são várias as diferenças entre o seguro auto popular e o tradicional. Por isso, antes de fechar o contrato, é fundamental avaliar se a economia feita no valor do seguro vale a pena para você. 

Se gostou deste conteúdo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos e conhecidos também tenham acesso a essas informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.