Cobertura de alagamento no seguro auto: veja como funciona

Um dos principais desafios das cidades brasileiras são as temporadas de chuvas, cheias e alagamentos. Seja por falta de infraestrutura, seja pela intensificação dos problemas climáticos, esse é o tipo de dilema que afeta boa parte das nossas cidades. É por isso que se torna importante conhecer a cobertura de alagamento do seguro auto.  

Da forma como percebemos, essa é uma das melhores coberturas que você pode contratar para a sua apólice automotiva, ainda mais se vive ou circula por uma região que é bastante afetada por esses problemas.

Por isso, elaboramos este texto completo e especial sobre o tema. Então, não perca tempo e acompanhe! 

Por que é importante conhecer o seu seguro e suas coberturas?

Em nossa visão, a leitura do contrato é uma das partes mais importantes na contratação de bons seguros, ou seja, apólices que realmente atendam às suas necessidades e expectativas. É por meio desse documento que você fica inteirado sobre tudo relacionado ao seu contrato, sobretudo em termos de obrigações, direitos, condições excludentes, coberturas, valores e prazos. 

É por isso que a contratação de qualquer seguro deve ser feita com ajuda especializada. Com um bom corretor, você tem a garantia de navegar o mercado e descobrir as melhores soluções e oportunidades, escolhendo aquela que melhor satisfaz a sua demanda em termos de preço, proteção e praticidade. 

O que é a cobertura de alagamento no seguro auto?

Como o nome sugere, a cobertura por alagamento serve justamente para indenizar os consumidores em casos de danos provocados por enchentes, alagamentos ou situações semelhantes em sua cidade ou região. Muitas vezes, a água provoca danos irreversíveis, principalmente quando atinge o conjunto mecânico. 

No entanto, vale notar que a cobertura por alagamento não é o tipo de cobertura de entrada, disponível em todas as apólices do mercado, como é o caso das mais comuns, como furto e roubo. Na realidade, essa costuma ser uma cobertura adicional, que deve ser solicitada ao corretor e adicionada à precificação do seu contrato. 

No fim das contas, de nada adianta ter um bom seguro se você não tem justamente a cobertura que mais precisa. Por isso, sempre recomendamos atenção máxima, tanto à sua cidade local quanto às regiões para as quais você viaja ou circula com o veículo. Se esses locais são propensos a enchentes e alagamentos, investir nessa cobertura é fundamental. 

Como saber se o seu seguro oferece cobertura de alagamento?

Para saber se você já conta com essa proteção é fácil, basta consultar o contrato da sua apólice. A depender da sua seguradora, você pode acessar uma 2ª via digital desse documento no próprio portal da empresa, informando os seus dados de acesso, ou simplesmente entrando em contato direto com a sua seguradora, via app, e-mail, site ou SAC telefônico. 

Como pôde ver, a cobertura por alagamento é algo fundamental para realmente garantir a segurança do seu veículo e do seu orçamento, protegendo você de prejuízos financeiros. Outro detalhe importante na hora de checar o contrato é verificar as condições excludentes, que retiram o direito à indenização. 

Agora que você tem uma boa noção sobre a cobertura de alagamento, aproveite para aprender mais sobre outra cobertura que é bastante requisitada, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste do país. Afinal de contas, você sabe se o seu seguro cobre danos causados por chuva de granizo? Então, descubra essa e outras curiosidades sobre o tema!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.