fazer mudança

Passo a passo de como fazer mudança de forma organizada

Organização, planejamento e tranquilidade. Neste post, abordamos sobre a importância de planejar antes de fazer mudança. Para a maioria das pessoas, essa é uma tarefa muito estressante, pois envolve esforço físico, agendamentos, contatos e questões técnicas. 

Sendo assim, o nosso objetivo é demonstrar que é possível fazer uma mudança de maneira rápida e tranquila. Por isso, elaboramos este material exclusivo sobre o tema. Com ele, você entenderá a importância do planejamento e receberá as melhores dicas para uma mudança prática, eficiente e organizada. Acompanhe!

Por que é importante planejar antes de fazer mudança?

Não importa se você está se mudando para um apartamento ou casa, o planejamento é o mínimo para que você consiga fazer uma mudança rápida, sem atritos ou surpresas desagradáveis. Sem planejar, você faz a mudança “no escuro”, pois fica vulnerável a todo tipo de situação inesperada. 

E é por isso que é importante destacar: organizar mudança não é apenas encaixotar os itens e esperar, mas sim planejar e antecipar o maior número de etapas possíveis. Assim, você aumenta a previsibilidade do dia da mudança, e não dá margem para situações desagradáveis e inesperadas. 

Para uma boa mudança, é preciso garantir que você tenha a ajuda necessária. Geralmente, isso inclui o agendamento e contratação de profissionais de frete. Além disso, também é inteligente acompanhar a previsão do tempo, evitando marcar a data justo em um dia com um temporal pela frente. 

Quando planejados, todos esses detalhes são capazes de garantir uma mudança ordenada. Por isso, quanto melhor o seu planejamento, menor a chance de se frustrar durante o dia em questão. 

Quais os passos para fazer mudança de forma organizada?

Existem três fatores fundamentais para realizar uma mudança sem complicações: o orçamento, a organização e a praticidade. A seguir, listamos alguns passos para uma mudança organizada, em que você planeja o seu orçamento, organiza os itens e prioriza a praticidade. Confira as dicas!

Planeje o orçamento

Tudo começa pelo planejamento financeiro. Dependendo do tamanho da sua mudança e da sua disposição, contar com ajuda pode ser uma prioridade. Atualmente, já é possível terceirizar quase toda a mudança, contratando profissionais para carregar, deslocar e reposicionar os itens no novo imóvel. 

Na realidade, existem empresas que fazem até mesmo o encaixotamento dos móveis, eletrônicos e afins. No entanto, muitas pessoas preferem fazer essa parte por conta própria. O importante é notar que quanto maior a terceirização, menor o esforço físico no dia da mudança — o que por si só já reduz bastante o estresse e a ansiedade. 

Mas claro, ajuda profissional sempre tem um custo. Além disso, você ainda terá custos de adaptação no novo local, comprando itens que faltam, solicitando instalações e até mesmo custeando pequenos reparos. Por isso, é importante criar uma reserva para arcar com todos os gastos antecipados e imprevistos no dia da mudança. 

Priorize a praticidade

Quanto mais minimalista for a sua mudança, menor o esforço necessário. Por isso, é importante aproveitar esse momento para descartar o que você não levará para a nova casa. Essa é uma oportunidade de ouro para se desfazer de todo excesso que não existe apego emocional ou função na nova casa.

Considerando que pode levar algum tempo até se desfazer de tudo, seja por meio de descarte correto, seja por doações ou vendas, é importante fazer essa etapa algumas semanas antes da mudança. Assim, você se certifica de que no “dia D” não tem nada com o que se preocupar, além do objetivo principal. 

Organize os itens

Para evitar frustrações, é muito importante organizar os itens de maneira segura e bem-sinalizada. O que isso significa? Bem, não adianta embalar uma TV apenas em uma caixa, sem nenhum estofado, e reclamar que a tela foi danificada. 

Isso vale para móveis com vidro ou peças sensíveis à riscos. Por isso, é importante investir em plástico bolha e painéis de isopor para garantir o máximo de segurança possível — mesmo que isso também seja responsabilidade da equipe contratada. No fim das contas, é melhor prevenir do que reclamar. 

Sinalize as caixas

Outro ponto muito importante é a sinalização das caixas, tanto por segurança quanto praticidade. Depois de chegar no seu novo local, você começará a etapa de desembalar tudo, mas nem sempre você quer encarar a organização da casa logo no primeiro dia. Geralmente, você quer apenas comer, se instalar e descansar. 

Por isso que a sinalização é tão importante. Uma caixa sinalizada com uma etiqueta dizendo “Pratos e Copos” pode poupar meia hora de estresse procurando por esses itens em outras caixas semelhantes e não identificadas. Isso vale para roupas, talheres, itens de higiene e afins. 

Por fim, existe o aspecto da segurança. Sinalizar embalagens com advertências de produto frágil, como vidros, cristais, cerâmicas, porcelanas e eletrônicos, ajuda a equipe de mudança, ou os seus colegas que estão auxiliando nesse momento, a identificar o que merece um cuidado extra durante carga, descarga e deslocamento.

Por que é importante contar com um seguro residencial?

Por fim, vale notar que o seguro residencial pode ajudar nessa transição. Além de ser estressante, as mudanças geralmente ocasionam algum tipo de pequeno dano ou inconveniência no novo imóvel. Às vezes, o pé de uma mesa bate na parede e deixa um risco. 

Ou então, o seu pet encontra um cabo de rede exposto e decide mordiscá-lo. Com um bom seguro residencial, você conta com uma série de assistências, criadas justamente para melhorar a sua experiência com o imóvel. Por exemplo, precisa de um reparo emergencial? Basta contatar o seguro!

Quer montar um móvel ou estrutura no seu home office? Chama o seguro. Quer instalar alguma tecnologia ou sistema para deixar a sua casa mais próxima de uma smart home? Chama o seguro. Com uma boa apólice residencial, você nunca precisará passar sufoco na experiência com o seu imóvel. 

Fazer mudança pode ser muito estressante. Mas no fim das contas, se você planejar e focar na praticidade, é garantido que conseguirá reduzir o estresse pela metade. 

Agora que você sabe como fazer mudança de maneira prática, tranquila e eficiente, e que um seguro residencial pode ajudar ainda mais nesse processo, que tal contratar a sua apólice com a melhor referência no assunto? Para isso, basta entrar em contato!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.