O que é uma smart home? Veja as vantagens de ter uma casa inteligente
A expressão smart home se popularizou bastante no decorrer da última década, especialmente devido ao forte processo de transformação digital e a presença da tecnologia no cotidiano das pessoas ter impulsionado grandes mudanças no comportamento da sociedade.
Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é uma smart home, como ela funciona e quais os benefícios de investir nessa tendência. Continue a leitura para conferir!
Índice
O que é uma smart home?
Smart home é uma expressão em inglês que significa casa inteligente. Ela se refere a um projeto de automação residencial, no qual diversos componentes e dispositivos são conectados à internet — o que permite que troquem dados e comandos entre si —, garantindo que diversas tarefas sejam automatizadas e executadas remotamente ou por comandos de voz.
Como funciona?
O conceito de casa automatizada surgiu muito antes dessa tecnologia se consolidar da maneira como a conhecemos nos dias atuais. Mas o que tornou essa ideia que parecia ser possível somente nos filmes de ficção científica, foi o advento da Internet das Coisas (IoT).
Em suma, a IoT é a tecnologia que permite, por meio de sistemas de transmissão de dados, diferentes dispositivos possam se conectar e se comunicar — entre si e com o usuário.
Portanto, o funcionamento de uma smart home ocorre por meio de qualquer objeto eletrônico que possa ser usado de forma integrável, como smartphone, relógio, lâmpadas inteligentes, geladeira, ar-condicionado etc.
Por que investir em tecnologia para sua casa?
O objetivo de um projeto de automação residencial tem como finalidade proporcionar o máximo de comodidade, mobilidade, segurança e modernidade à casa, permitindo que até mesmo itens comuns sejam automatizados, como portas e fechaduras.
Com isso, a rotina dos moradores pode ser otimizada, de modo que eles usufruam das facilidades da tecnologia para tarefas cotidianas. Além disso, a automação residencial pode levar à valorização do imóvel, pois essa é uma das grandes tendências para o mercado imobiliário para os próximos anos.
Contudo, se você deseja ter uma smart home é importante contar com um seguro residencial, visto que esse tipo de serviço não somente protege o seu patrimônio contra roubos e imprevistos causados por fatores da natureza, como também cobre serviços de manutenção, caso os componentes venham a dar algum problema.
Quais as vantagens de ter uma casa inteligente?
Ainda não se convenceu da importância de uma smart home? Então confira, a seguir, algumas das principais vantagens de ter uma casa inteligente!
- economia de energia: diferente do que muitas pessoas pensam, uma smart home não gera mais custos de energia, muito pelo contrário. O acesso programado permite que os utensílios eletrônicos só sejam usados durante o tempo necessário;
- maior segurança: a automação residencial conta com aplicação de sensores que informam a presença de pessoas nas proximidades da casa, além de câmeras de monitoramento remoto, sistema de alarme e sensores nas janelas e portas;
- controle: praticamente todos os aparelhos podem ser conectados remotamente, permitindo que você controle toda a sua smart home até quando não estiver em casa;
- valorização: como mencionamos, a automação residencial é uma das fortes tendências para o mercado imobiliário moderno, que fará com que as smart homes sejam valorizadas nos próximos anos.
Como você pôde conferir, uma smart home nada mais é do que uma casa composta por diversos dispositivos eletrônicos conectados entre si e que podem ser controlados remotamente.
Gostou deste conteúdo sobre o que é e por que ter uma smart home? Então compartilhe-o nas redes sociais para que seus amigos e familiares tenham acesso a essas informações!