seguro de vida tem carência

Afinal, seguro de vida tem carência? Descubra aqui!

Uma dúvida bastante comum em relação às proteções pessoais é se seguro de vida tem carência. Dependendo do tipo de cobertura contratada a regra geral pode sofrer alguma variação. O mais importante, no entanto, é contar com a proteção financeira adequada para amparar os entes queridos no caso de alguma necessidade.

Neste artigo vamos mostrar a você qual o real conceito a respeito da carência aplicada ao seguro de vida. Lendo o artigo, você encontrará a resposta certa a essa pergunta, pois conhecerá os casos específicos em que pode existir algum período de carência até a efetivação da cobertura contratada. Ao final, entenderá os benefícios de contar com uma assistência desse tipo. Confira!

Do que se trata a carência?

Todas as condições de contratação de um produto de proteção estão previstas no documento contratual denominado apólice. Nele estão contidas todas as cláusulas que definem a cobertura contratada. Entre essas condições deve estar expresso se existe e qual o período de carência.

Mais comumente vista em planos de saúde, a carência é o período pelo qual uma seguradora está desobrigada das condições de cobertura. Ou seja, caso o segurado (ou seus beneficiários) venha a precisar dos serviços contratados, estes não serão fornecidos por força maior de contrato. Passado o período (caso haja), as proteções passam a vigorar.

O seguro de vida tem carência?

De forma geral, a contratação de um seguro de vida não envolve carência. Normalmente, o segurado já pode contar com as coberturas contratadas no prazo de 24 horas após a assinatura. Em alguns casos específicos, como suicídios e seguros resgatáveis, pode ser exigido uma carência de 24 meses.

O seguro de vida é uma cobertura do tipo de seguro de pessoas. Ele tem a finalidade de promover proteção financeira ao segurado (em alguns casos específicos) e aos seus dependentes. Podem ser indicados ainda como beneficiários outras pessoas que não tenham vínculo familiar com o contratante do seguro.

Quais são os benefícios de contratar um seguro de vida?

Existem inúmeras vantagens em contratar um seguro de vida além, da ausência de carência. A possibilidade de múltiplas coberturas é uma delas, pois além de morte, o segurado pode contar com proteções de invalidez por doença, incapacidade temporária ou mesmo cobertura por sobrevivência.

Além disso, a agilidade presente nessa modalidade de seguro constitui grande vantagem. Conforme regra da Superintendência de Seguros Privados o recurso aos beneficiários deve ser liberado em até trinta dias, a contar da apresentação da documentação comprobatória. Ressalta-se ainda que esse pagamento é isento de qualquer tipo de pagamento de imposto.

Conhecer se o seguro de vida tem carência ou não é importante para proporcionar uma contratação mais tranquila. De acordo com as coberturas celebradas, pode ser que algum período seja necessário. No entanto, é mais comum que não exista nenhum tipo de carência e o segurado esteja completamente coberto em até 24 horas após fechamento do acordo. Entendeu como funciona o prazo de carência?

A Valiant possui as condições mais adequadas às suas necessidades. Entre em contato conosco e verifique as condições de contratação de seu seguro de vida!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.