seguro de vida vale a pena

Seguro de vida vale a pena? Confira seus benefícios!

Você sabia que a contratação dos seguros de vida vem crescendo no Brasil? Mas, apesar de essa procura estar se intensificando, muita gente ainda tem dúvida se realmente o seguro de vida vale a pena, e se ele oferece uma proteção satisfatória.

Saiba que, ao contrário do que muitos acreditam, esse tipo de seguro não é acionado apenas em caso de morte. Existem outras coberturas que ele também atende, como casos de invalidez passageira ou permanente, doenças e até se o contratante ficar desempregado.

Para que você entenda melhor esse assunto, preparamos este artigo a fim de apresentar as principais coberturas do seguro de vida, os benefícios de fazer a contratação dele e como escolher o produto ideal para você e sua família. Continue lendo e esclareça todas as suas dúvidas!

O seguro de vida e suas principais coberturas

É verdade que sempre procuramos evitar situações que nos coloquem em risco – essa é uma reação natural do ser humano. No entanto, não podemos negar que não estamos no controle absoluto de tudo aquilo que nos rodeia e, por isso, imprevistos acontecem.

O que precisamos fazer é nos prevenir contra as consequências dessas possíveis situações que fogem ao nosso controle, e uma das formas de fazer isso é por meio da contratação de apólices de seguro. Elas não protegem apenas um bem, mas também a nossa saúde, integridade física e as pessoas que amamos, uma vez que a operadora dá suporte para os familiares.

Por isso, fazer a contratação de um seguro de vida protege você e quem você ama contra perdas específicas, que são determinadas no contrato. O intuito é amenizar os impactos financeiros que algumas situações podem provocar para o segurado e sua família.

Como pode ver, não estamos falando apenas de casos de morte, mas de diversos problemas que acontecem rotineiramente, e que, muitas vezes, não são possíveis de se evitar. Assim, o seguro de vida oferece diferentes coberturas para que o interessado contrate aquelas que atendam as suas necessidades. Algumas são:

  • invalidez por acidente ou doença;
  • invalidez laborativa;
  • doenças graves;
  • internação hospitalar;
  • incapacidade temporária;
  • perda de renda;
  • desemprego.

Sendo assim, contratar um seguro de vida é fundamental para garantir uma proteção ampla, justamente nos momentos em que você e sua família estão fragilizados. Afinal, ele cobre também problemas de saúde e até mesmo a perda de emprego.

Assim, você tem mais tranquilidade, porque pode contar com apoio em momentos difíceis, sem passar por dificuldades financeiras. Pode cuidar do que realente interessa, sem ter que se preocupar com dinheiro.

Benefícios de contar com um seguro de vida

Pela explicação que deixamos no item anterior, foi possível perceber que o seguro de vida de fato vale a pena, certo? Ou melhor, ele é essencial para quem busca tranquilidade. Afinal, são diversas coberturas que envolvem a sua saúde, estabilidade financeira e a tranquilidade da sua família.

A seguir, falamos um pouco mais sobre os benefícios da contratação desse tipo de seguro para que você não tenha mais dúvidas da importância dele. Confira!

Maior tranquilidade quanto ao futuro

A contratação do seguro de vida traz mais tranquilidade quanto ao futuro, independentemente daquilo que ele reserve. Já que não podemos prever o dia de amanhã, o ideal é procurar recursos como esse para que acidentes, doenças e outros imprevistos não nos peguem desprevenidos, deixando a todos desamparados.

Proteção para a família

Considere que o seguro de vida não protege somente você, mas, principalmente, a sua família. Caso aconteça alguma coisa contigo, ainda que seja uma invalidez temporária, haverá um impacto financeiro que trará problemas, reduzindo a qualidade de vida dos seus familiares. Então, ao contratar esse tipo de apólice você está cuidando não apenas de você, mas de todos aqueles que ama.

Suporte em caso de doença grave

Um dos grandes motivos pelo qual o seguro de vida deve ser contratado é o fato de ele oferecer suporte também em caso de doenças graves. Isso significa que, na eventualidade de você ter alguma complicação mais severa, que dificulte ou impeça a continuidade do seu trabalho, poderá fazer o seu tratamento com tranquilidade, sem que isso impacte suas finanças pessoais.

Indenização em casos de invalidez

Se você sofrer um acidente doméstico, durante uma atividade de lazer, esporte ou caso se envolva em uma batida de carro e isso provoque uma invalidez, você será indenizado pelo seguro de vida para cobrir os prejuízos. O mesmo se dá caso alguma doença venha a causar essa invalidez, comprometendo de forma permanente sua saúde ou autonomia.

Pagamento de diária por incapacidade

Você sabia que o seguro de vida também traz benefícios para quem ainda não construiu família? Conforme explicamos, ele faz a cobertura de doenças, acidentes e invalidez, além disso, paga uma diária, caso o contratante passe por um período de incapacidade. Assim você não estará sozinho se não conseguir trabalhar por seu sustento.

Como escolher o seguro de vida ideal

O maior interesse dos brasileiros pela contratação de seguros levou, também, ao surgimento de diversas empresas oferecendo esse tipo de produto. Como em qualquer segmento, você precisa estar atento na hora de fazer a contratação para optar por uma corretora e uma operadora de confiança.

O primeiro fator que exige sua atenção é se a seguradora está regulada e é fiscalizada pelo Sistema Nacional de Seguros Privados (SNseg). Isso porque esse órgão é responsável por regularizar o mercado de seguros no Brasil, então, é preciso estar de acordo com ele para ter autorização para comercializar esse tipo de produto.

Depois de conferir essa informação, também será preciso dar atenção a outros detalhes e fazer mais algumas considerações, como:

  • tipo de cobertura que você precisa;
  • credibilidade da empresa;
  • condições da apólice;
  • valor do prêmio (mensalidade);
  • tempo de carência;
  • taxas e reajustes.

Como existem muitas variações, o ideal é que você conte com uma corretora para ajudar a verificar o que é melhor em seu caso. Assim, estará recebendo a ajuda de profissionais que vão considerar suas necessidades, para que contrate as coberturas ideais sem comprometer sua renda, e para que entenda os detalhes da apólice.

De toda forma, agora você já sabe que o seguro de vida vale a pena e que ele é uma garantia da sua tranquilidade, estabilidade financeira e da proteção para todos os seus familiares. Portanto, não é um gasto, mas um investimento importante, com a vantagem de ser adequado às suas necessidades e interesses específicos.

Gostou de conhecer os benefícios do seguro de vida? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos tenham acesso a essas informações!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

6 Comentários

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.