indenização do seguro de automóvel

Indenização do seguro de automóvel: veja como funciona

Um dos principais pontos que levam o proprietário de um veículo à contratação de um seguro é a indenização do seguro de automóvel. Afinal, esse é o único recurso ao qual é possível recorrer para garantir a segurança diante de um sinistro, como furto, roubo ou colisão.

Preparamos este conteúdo para que você entenda como funciona este tipo de indenização. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do artigo!

O que é indenização do seguro de automóvel?

É a verba que o contratante de um seguro auto tem direito a receber caso ocorra um risco previsto no contrato de sua apólice, isto é, uma situação que gere danos ao veículo. No setor de seguros, esse tipo de situação é conhecida como sinistro.

Em casos de sinistro, o proprietário tem direito a receber a verba integral ou parcial, o que dependerá do nível de gravidade do ocorrido.

Como funcionam os tipos de indenização do seguro de automóvel?

Como dito acima, existem duas categorias de indenização do seguro de automóvel.

Indenização parcial

Nesta categoria, uma porcentagem do valor fica com a seguradora, que se responsabilizará por arcar com os custos de manutenção em uma colisão caso haja a possibilidade de restauração do veículo. No caso de um sinistro, o segurado deverá procurar imediatamente a seguradora. No contato deve solicitar um formulário de aviso do sinistro, em seguida conduzir o automóvel até uma oficina de sua escolha e aguardar pela autorização prévia para que os consertos sejam efetuados.

Indenização integral

O segurado tem direito à indenização do valor integral quando ocorre uma situação em que não há qualquer possibilidade de recuperação do furto ou roubo. Para receber o valor ao qual tem direito, o segurado deverá realizar o mesmo procedimento da categoria anterior, com um adicional: é necessário apresentar a documentação de transferência de propriedade do veículo, devidamente preenchida com as informações do proprietário e da sociedade com a seguradora.

O valor será avaliado de acordo com a tabela FIPE do mês vigente em que o sinistro aconteceu.

Quem tem direito à indenização?

Qualquer pessoa que tenha contratado o serviço de seguro para auto tem direito à indenização do seguro de automóvel. Contanto que esteja do prazo de vigência do contrato e não descumpra com nenhuma cláusula contratual, o segurado é ressarcido dentro de até 30 dias. Lembrando que o valor do seguro auto, isto é, do serviço em questão, é calculado com base em uma avaliação de perfil de risco em relação ao uso do automóvel, e após ser feita uma vistoria prévia.

Como você pôde ver, a indenização do seguro de automóvel é o direito ao qual todo indivíduo que tenha contratado um seguro auto pode recorrer diante de uma situação de sinistro, como colisão, roubo ou furto. É altamente recomendado que a contratação do serviço seja feita como uma seguradora com credibilidade no mercado, como a Valiant Seguros, parceira da Porto Seguro.

Quer saber mais sobre as soluções da Valiant Seguros ? Então, entre em contato com um especialista da nossa equipe de profissionais altamente qualificados para descobrir como podemos ajudar!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.